Olá a tod@s.
É o fim da agonia política no Egito após a renúncia do ditador-faraó Mubarak que ficara 30 anos poder cumprindo seu dever cívico, que era juntar em contas no exterior uma quantia equivalente à R$50 bilhões, em estimativas modestas. Mas, como dito no texto "Rei Morto, Rei Posto", um líder pode subir ao poder nos braços do povo mas só fica lá com apoio das baionetas. Sem o exército para lhe dar suporte, o maior ditador é apenas um homem megalomaníaco sozinho em uma sala grande. Uma vez retirado o apoio dos militares, não há governante que resista no trono. De certo modo todo poder emana das Forças Armadas e em nome de seu povo é exercido.
Como em todos os países, é justamente o povo que mais sofre as conseqüências de seus governos, principalmente aquelas pessoas que tiram o sustento da terra. Governos mais ou menos ditatoriais transformam as pessoas em recursos humanos, em estatísticas e estimativas. Sistemas econômicos estatais ou liberais fazem o mesmo, tanto que a maior preocupação das nações era saber se a Bolsa de Valores iria subir ou descer, como ficaria a cotação do barril do petróleo, a administração do Canal de Suez...
Pouco ou nada se falou no estado de emergência vivido pelo povo egípcio fazia 30 anos. É como estar em estado de guerra permanente. O medo é uma importante arma dos governos, sejam eles mais ou menos ditatoriais. Pode-se acostumar a este estilo de vida e achar que "é assim que Deus quer" desde que não se saiba como é o mundo lá fora.
Janela para o Mundo
Queima de livros da Alemanha Nazista |
No entanto o caminho do compartilhamento de informação só segue adiante, para o bem e para o mal. Pode-se represar um rio por muito tempo, mas não para sempre.Temos acesso hoje a informação de qualidade mas, sem uma linha-mestra, sem objetivo é só entulho. E há o conteúdo que visa somente a diversão vazia, ou deturpada de maiores valores, como um chiclete. Os egípcios souberam fazer bom uso dos veículos e espero que outros povos façam o mesmo.
Porque nós podemos.
Saúde, amizade e liberdade ao Egito e a todas as nações.
S. Thot
"Os egípcios souberam fazer bom uso dos veículos e espero que outros povos façam o mesmo."
ResponderExcluirCom ou sem internet, os egipcios começaram o "efeito dominó"
É esperar o "próximo" da fila a cair rsrs
Ou próximos!
Abraços Thot
Aposto minhas fichas no Kadafi e sua pose de cantor latino decadente. Esse assassino derrubou um avião jumbo cheio de pessoas nos anos 80 e segue rico e impune.
ResponderExcluir