sábado, 31 de janeiro de 2009
DO OUTRO MUNDO
"Um Outro Mundo é Possível". Este sempre foi o tema norteador do Fórum Social Mundial onde quer que ele aconteça. Neste ano foi novamente em Belém do Pará, no Brasil. Mais de cem mil pessoas desceram na floresta amazônica afim de trocar experiências e levar propostas para todos os cantos do mundo.
Paralelo ao Fórum Econômico Mundial, que acontece em Davos, na Suíça, o FMS entende que a moeda de maior valor não é o ouro negro ou números constantes em uma tela de computador. As pessoas que dele participam querem algo mais que carros nas caragens.
Vêem mas não falam
No decorrer da semana busquei notícias consistentes sobre o Fórum, mas incrivelmente, na era da informação, não achei nada de relevante nos grandes meios de comunicação. Não sei porque me espantei vendo uma cobertura baseada em pequenas organizações e pessoas que de maneira individual, relatavam o que viam, ouviam e liam nas assembléias. Parece que, em tempos de internet, quem tem um PC é rei da informação.
A questão ambiental
Não nos enganemos: não se pode falar de meio-ambiente sem falar de justiça social, e vice-versa. Quem explora o humano explora o animal, o vegetal e o meio. Perceba que empresas envolvidas com escravidão também não recolhem impostos, atendem a leis ambientais e outras regras sociais.
A importância do Fórum não deve ser subestimada. A aparência caótica dá a impressão que nada sairá destas discussões, que são um bando de loucos que se vestem de maneira esquisita e que estão lá para diversão mascarada de luta social.
No entanto, temos homens de cinza devidamente organizados, crachás com foto no peito, em ambiente termicamente controlado que olham para a economia e não sabem dizer o que deu errado, como resolver e quanto tempo durará esta crise. Querem ser independentes do Estado até verem seus capitais de mentira irem para o espaço. Nesta hora recorrem aos governos como bezerros sedentos.
É preciso achar alternativas. E com rapidez.
Marcadores:
alternativo,
atividade,
comunidade,
conhecimento,
ecologia,
encontro,
Experiência,
luta,
meio ambiente,
natureza,
Notícia,
objetivos,
poder,
política
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cultivaram esta Semente: