Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

DO CUIDADO




"Na separação violenta do homem da natureza, o estupro torna-se um instrumento político. Zeus faz valer sua autoridade para tomar qualquer coisa que queira, a serviço apenas de Sua própria vontade violenta."


O Corpo da Deusa, de Rachel Pollack

Os noticiários dos últimos meses tem assustado a nação no que se refere às crianças e de como seus pais tem cuidados delas. Ou não.
Estupros, abandono e assassinatos são cometidos justamente por aqueles que deveriam protege-las dos perigos do mundo. Curioso como as estórias que nossos pais contavam, como João e Maria, ainda acontecem em nossa sociedade dita avançada.


Coisificação

A questão gira em torno da coisificação do ser humano. A criança perde sua personalidade para ser uma coisa que fala e anda. Ser pai ou ser mãe não é só ser um bom reprodutor, mas tem a ver com algo mais profundo, sagrado. Os principais argumentos que as pessoas usam para uma família ter crianças são:


  • que cuidarão dos pais na velhice
  • são a alegria da casa
  • ajudam a manter o casamento estável
  • a camisinha furou

Em nenhum momento se cogitar falar que ali se forma um ser humano, que ele trará consigo um modo de ser, que herdará a história de seus pais e comunidade para juntar com a sua e construir a própria. Esta criança interagirá com o mundo de acordo com as experiências vividas com sua família e amigos nos primeiros estágios da vida.


É deste berço explêndido que nascem os Adolfs ou os Gandhis. 


Criando Dart Vader

Crianças não são coisas, são pessoas em formação, que deverão ter um lugar neste mundo, que o receberão de nós com suas melhorias e defeitos. Não são animais de estimação, nem moeda de troca, nem soldados para a guerra, nem instrumentos sexuais.

São fruto de um mecanismo que ainda não dominamos completamente (ufa! ainda bem!), fruto da união entre o mais forte corredor e a única e mais rara jóia. Do ponto de vista do Sagrado, são um presente e uma responsabilidade. O casal não deve esperar deste ser frágil a força que os unirá. A criança tem um mundo para desbravar e não foi feita para resolver problemas dos adultos. Eles, que vieram antes, que se virem.

Esta certeza deve ser pré-existente, afim de criar entre eles um ambiente de amor, apoio, liberdade e evolução em todas as áreas humanas.


Saúde, amizade, liberdade.




S. Thot 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: