Páginas

domingo, 5 de fevereiro de 2012

A ÁRVORE DE TÉNÉRÉ

Olá à tod@s.

Recentemente realizei um sonho antigo e comprei uma moto custom da fabricante Yamaha. Sempre achei curioso os nomes que os fabricantes dão às suas criações. Essa custom por exemplo tem o nome de Virago, que pela minha e-pesquisa, significa mulher lutadora. Uma Amazona, uma Valkíria, rs! Eu a chamo carinhosamente de A Poderosa, como a moto do Che Guevara.

Mas quero falar de outro modelo, uma trail que despertou minha paixão pelas motos quando eu ainda era jovem e trabalhava na fábrica da Yamaha na cidade onde moro. A Ténéré é uma moto gigante, feita para atravessar terrenos inóspitos. Pesquisando descobri nome mito apropriadamente vem do deserto de Ténéré, no Níger (norte da África).


É neste deserto que vivia a Árvore de Ténéré.





Farol do Deserto


Esta árvore era uma sobrevivente, a última de sua espécie na região. Os tuaregues do deserto tinham por ela um respeito sagrado, pois sua visão no horizonte significa que sua longa caminhada tinha acabado e a caravana teria água, comida e abrigo em breve. Tem um verbete dela na Wikipedia.


Achei incrível que essa árvore tenha resistido ao deserto mas tenha sido alvo de um motorista bêbado e sucumbido. O cara tem que ser bom para acertar uma árvore no meio do nada.


No lugar, para marcar sua antiga presença, colocaram uma escultura em metal.


E você tem algum ponto de referência quando retorna de uma longa viagem?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: