Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

CAMINHO DE SAROS

Olá à tod@s! Há tempos penso em fazer uma viagem internacional com fins devocionais. São tantos lugares como as Pirâmides no Egito, Machu Pichu no Peru, Stonehenge na Grã-Bretanha, ou a Ilha de Creta na Grécia. A lista é grande. 

E não seria nada mal estar em um desses lugares vivenciando um eclipse solar ou lunar, não é verdade? Graças aos antigos babilônicos, é possível calcular o lugar e a hora exatas desses encontros entre o tempo e o espaço.


O Caminho de Saros

O Caminho de Saros é efêmero. Trata-se do trajeto que a sombra da lua ou da Terra fazem na superfície da Terra ou da Lua em tempos regulares. Chamamos isso de eclipse solar. Este ciclo foi registrado pela primeira vez pelos povos babilônicos e sua perfeição é matemática.
Sombra da Lua

Os benefícios deste conhecimento se refletem até hoje, que chegou até nós graças aos romanos e gregos. Aliás, um dos primeiros computadores antigos, a máquina Anticítera encontrado na litoral grego, calculava entre outros eventos astrológicos a previsão de eclipses.


A beleza destes eventos é admirada desde que o gênero humano levantou a cabeça e se reconheceu como ser pensante, à mais de 10 mil anos. E esta capacidade de se separar do ambiente ao seu redor e assumir o papel de observador permitiu se assombrar e depois entender o mecanismo do Sol e da Lua.
Máquina Anticítera

Isso faz com que um grupo de entusiastas armados de mapas, calculadoras e telescópios vagem pelo planeta "caçando" eclipses, seja para estudar os fenômenos para entender o Universo, seja para simplesmente bater palmas. Acho que me encaixo na segunda categoria por hora, rs!

Neste site é mostrado datas e locais dos eclipses pelo mundo. Enjoy, pois é em inglês.

E você, aonde gostaria de viver esta experiência?

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: