Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PRINCÍPIO POSITIVO





Durante alguns anos participei de atividades sociais em Guarulhos, a começar pela montagem de grêmios estudantis ainda em 90, influenciado pelos eventos na
Praça da Paz Celestial. A imagem daquele homem solitário parando uma coluna de tanques ainda faz ferver a minha alma!

Pessoas com quem comentei o gesto na época não compreenderam aquela ação nascida do peito de um herói. Há muito perdemos a crença em pessoas com atitudes especiais, apesar delas pulularem ao nosso redor, no atacado e no varejo.

Como os irmãos Arns, Zilda e Evaristo. Poderia dizer que ambos lutaram contra a fome e a ditadura, mas não seria verdade completa. O fato é que ambos lutaram pela nutrição das crianças e pelo retorno das liberdades políticas. E você pode perguntar...


Mas qual a diferença?

Não raro as pessoas lutam "contra" alguma coisa: contra a fome, contra a guerra, contra a doença. Eu via muito disto nas falas das pessoas que participavam comigo nos movimentos sociais e sentia algo de pesado, utópico e desesperado nelas.

Eu acredito que lutar contra não seja algo produtivo. Lutar contra transfere atenção e energia aquilo que queremos eliminar ao invés de investir tudo isso no objetivo que ambicionamos. É cansativo pois focamos no inimigo e perdemos de vista nosso aliado.


É como nos grupos de estudos que montamos durante estes meses: no começo vão bastante pessoas. Depois elas vão se escasseando e ficam uma ou duas. Se focamos naquelas que se foram ou naquelas que nunca vieram ao invés de perceber as que já estão conosco, desperdiçamos muita energia.


Princípio positivo

O princípio positivo é isto: se desejamos dar ao mundo uma contribuição de nossos valores, daquilo que temos de melhor em nós é nisso que devemos focar. É lógico que manter o foco no objetivo requer uma postura otimista sobre as coisas. Otimista e realista, diga-se de passagem, avaliando e trabalhando com o que se tem, ao mesmo tempo que se cria alicerces para mudanças e crescimentos futuros.

O princípio positivo se apóia em uma necessidade evidente, em um planejamento acurado e uma ação firme. E fé, principalmente, pois não raro seremos expostos a situações não previstas. A vida é assim. Então chega a hora de se agarrar firme no timão e seguir em frente, mesmo que o céu se cubra de negro e as ondas nos cubram enquanto o vento assobia nas velas.

Mantenham o foco.

2 comentários:

  1. Fora que dizer "lutar contra a fome e contra a ditadura" dá todo um sentido vago e impessoal ao propósito.
    Quando a pessoa realmente está envolvida ela luta por algo, como vc falou, e não contra algo. Curti muito seu post, frequentemente a gente acaba se apegando ao lado "pessimista" da coisa toda (na vida), quando aquilo a que a gente se propõe parece falhar...
    Manter o pensamento em foco e mobilizar as nossas forças para aquilo que é concreto e para nossas "sementes que germinaram" na verdade, é a coisa mais sábia a se fazer.

    BB!
    )O(

    ResponderExcluir
  2. Ah, a ideia não é minha. Gostaria de ter tido esta epifania antes, mas creio que possuía o espírito da coisa, rs!

    Mas é bom isso, né? Muda a perspectiva e o modo de agir.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: