Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DO ENTUSIASMO



Já se deliciaram com a etimologia da palavra entusiasmo? Em grego, é algo como ter um Deus dentro da gente. Isso não é interessante? Não raro buscamos o poder de fazer as coisas fora de nós. Buscamos fora de nós a resposta de todos os nossos problemas.


Entusiasmo (do grego en + theos, literalmente 'em Deus') originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus. Atualmente, pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem. Uma pessoa estusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista. Fonte Wikipedia

Mas a gente presta atenção demais nas coisas erradas. Dizemos por aí uma mentira: que a humanidade é essencialmente má. Isto é uma bobagem. E por conta disso perdemos o Deus Dentro de Nós, essa força incrível que vive guardada. E achamos que tudo é "assim mesmo", que o eco de nossas palavras não repercutem em nada. Então não nos animamos, não recebemos o Sopro Divino que nos faz realizar coisas extraordinárias. E, ironia das ironias! É justamente nessa hora que passamos a nos ouvir, quando não temos mais ninguém a quem recorrer. Nesta hora encontramos o Divino em nós.

Não consigo lembrar de melhor analogia para o entusiasmo que Psiquê.


Psiquê

Psiquê amava Eros mas não podia vê-lo sob a pena de coisas terríveis acontecerem. Mas contrariando a ordem e induzida pelas irmãs ciumentas ela o espia e não gosta do que vê e perde seu grande amor. Como penitência, precisa realizar diversos trabalhos inclusive o de descer ao mundo dos Mortos.

A Alma é assim: inocente até tomar noção da realidade que a cerca e então aquilo que ela tinha de mais puro se esvai como areia entre os dedos entreabertos. Como Psiquê, algo em nós precisa morrer quando percebemos o mundo como ele é.

Na nossa vida social, apesar das melhores intenções, somos expostos as mesquinharias de alguns indivíduos (as irmãs?) que nos conduzem ao abismo por conta de nossa própria curiosidade ou inexperiência. Devemos fazer disso uma oportunidade, porém, pois lamentar já não adianta.

Está na Carga da Deusa:

Mantenhais puro vosso mais elevado ideal;
empenhai-vos sempre na sua direção;
não deixais nada parar-vos ou desviar-vos.
Pois minha é a porta secreta que se abre sobre a Terra da Juventude e minha é a taça do vinho da vida e o Caldeirão de Cerridwen, que é o Graal Sagrado da imortalidade.

Levanta e Luta

Mantenha viva a Divindade dentro de si. Gostaria de dizer-lhe que será fácil, que as pessoas fazem sempre boas ações e que terá uma existência tranquila. Mas seria mentira. Porém posso lhe garantir que somente o início é pesado devido a própria inexperiência. Após algum tempo e tropeços aprendemos a andar na escuridão até voltarmos novamente aos dias claros.

E nem podemos nos abster de viver, de nos arriscar, de sentir o mundo que se abre a cada dia.

A medida que os esforços são reconhecidos, ganhamos mais e mais vivência e sejamos sinceros, a Deusa dividirá a nossa carga com Ela. Seja uma pessoa simples e siga leve. Descanse enquanto trabalham e trabalhe enquanto descansam. Seja objetivo e franco.




Como as borboletas.




Sergio Thot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: