Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

SELENE




Hoje foi um dia complicado no emprego. Caótico mesmo! Talvez porque fosse dia de jogo da Seleção Brasileira, que perdeu para Portugal (Como? Empatou? Jogar com Portugal em uma copa e empatar é o mesmo que perder!).

Ou talvez porque fosse Lua Cheia.


Bando Lunático

A influência da Lua sobre a Terra é profundamente conhecida aos que moram nas regiões litorâneas. E há muito as mulheres marcam ou mesmo regulam seu ciclo menstrual banhando à sua luz.

Mas contam os policiais e médicos que nas noites de Lua Cheia coisas estranhas acontecem nas cidades. Que as pessoas perdem a razão com mais facilidade, que ficam um tanto mais confusas... Lunáticas!

Será que foi isto que aconteceu hoje? Ou será que é apenas uma maneira da Lua chamar a atenção para si, nos fazendo parar por algum tempo, acalmar o coração e contempla-la?


Ciclos

Temos esta vida tão linear, apolínea, onde os dias se somam e só percebemos a diferença através de calendários e das cores de gravatas que, quando nos damos conta, já é o fim. Fim do dia, da semana, do mês, do ano, da vida.

Sem os ciclos como os da Lua, nossa vida é uma rotina.

E deve ser por isso que ela me acordou e me levou a janela para observa-la. "Ei, psiu! Vem aqui me ver", disse ela em meus sonhos.


Selene

Selene é uma Deusa antiga, antes dos olímpicos, filha de Hipérion, o Sol, e Téia, Deusa da Luz. Ela, como outras divindades lunares, é amiga dos pastores pois com sua luz noturna avisa sobre a presença de animais selvagens ou ladrões que se lançam sobre os rebanhos.

Contam os Antigos que Selene certa vez se enamorou com um deles, Endymion. Juntos tiveram muitos filhos. Mas Endymion tinha um defeito: era mortal. Para tê-lo sempre ao seu lado, Selene usou um artifício interessante, fazendo-o dormir eternamente e assim conserva-lhe a juventude e a vida. Não é lindo o amor?

E após banhar-me em sua luz e imaginar se outras pessoas também A namoraram hoje, dedico a Selene este texto na esperança dela também deixa-me dormir para que eu tenha minha beleza preservada! Rs!

Saúde, amizade, liberdade!


S. Thot.

Ps: Ah, se gostou deste, visite também outros pensamentos meus sobre a Lua.

3 comentários:

  1. Obrigado pelo comentário no Portas Abertas.
    Parabéns pelo seu blog.

    www.portasabertas2010.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. me lembro de Tana e Endamone, do Arádia
    mas na versão do Leland, Tana usa magia pra despertar seu amado da ação de uma bruxa rival que teve seu amor aviltado, recusada por ele.
    bom saber que na vdd a rival é a própria Tana, é outra de suas faces, como Selene!
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Hmmm... Está n'O Evangelho das Bruxas? Vou procurar o livro e dar uma relembrada!

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: