Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

SILENO É A PONTE



"Deixe que falem, hic! o que quiserem! dizia Sileno, erguendo-se do chão, amparado pelo jovem pupilo. - Sileno sabe mais, hic, que todos os sabichões da Terra."


As 100 Melhores Histórias da Mitologia, por A. S. Franchini e Carmen Seganfredo


O Sileno supracitado é tutor do jovem Dionísio, que vivia escondido da vingança de Hera. Filho da relação do marido dela (Zeus) com Sêmele, Dionísio tinha uma existência despreocupada e feliz entre ninfas e sátiros pelos bosques. Este jovem Deus não sabia que viria a ser a divindade da embriaguez espiritual conduzida pelo vinho. [Leia + AQUI].

Apesar da cultura vinícola já existir, foi somente com o Dionísio (Baco, para os romanos) que ela realmente tomou força, pois foi somente com ele que seu conhecimento saiu dos bosques e se espalhou por outras partes quando nosso Deus sai louco pelo mundo afora e é curado por Cibele. Sua peregrinação, dizem os Antigos, o levou até a Índia.

E é aqui que peço agora a sua atenção. Preciso afirmar que tudo o que pára, congela, morre se estagna! De que o conhecimento não é muito útil se está restrito a um lugar. Conhecimento é como o vento, tem que ser dinâmico, invadir todos os lugares, penetrar em todos os espaços para se fazer valer. Que valor tem um livro fechado na estante? Somos todos pontes para o Conhecimento Universal quando o transmitimos para outros. O que sabemos não é nosso para ser guardado. 

Sileno ensinou a Dionísio os Mistérios do vinho, e foi o Deus que pôs a roda para girar, por assim dizer. Se você deseja ter seu valor reconhecido, ganhe o mundo e ponha ele para girar sob seus pés. Dissemine aquilo que conhece e faz de melhor! Ou seja a ponte que une a Fonte Universal ao herói da vez, como fez Sileno. Não importa. Não importa se você é Sileno ou Dionísio.

Coloque seu conhecimento para girar.

Saúde, amizade, liberdade.



Sergio Thot.




Post Scriptum


Leia outros pensamentos meus sobre Dionísio em:


Do Macho-Alfa


Das Divindades Aristocráticas


Se quiserem conhecer um texto interessante sobre Dionísio / Baco, sugiro também visitar o blog amigo Ars Veneficia, que trata do tema greco-romano com mais profundidade. Segue um trecho do texto que fala de Baco Crucifixado:


"Embora o símbolo da cruz e o mito de um deus sacrificado também seja amplamente encontrado nas antigas culturas pré-cristãs, a imagem em especial de um deus crucificado parecia até então ser exclusivo do Cristianismo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: