Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

RIR FAZ BEM!


Sim, caro leitor e leitora. Apesar de respirar como um moribundo por conta da poluição e do sol abrasador da tarde, decidi rir. Porque quem controla nosso humor controla nossa vontade. E não deixarei que ninguém seja soberano a mim.

O riso clareia a mente, sendo a pausa que se precisa ter antes de se tomar uma ação. A quem diga que faz bem para a saúde! Para mim é uma das atribuições do Mago no Tarot. Se antes somos o Louco sem número agora possuímos não só a motivação mas também uma plateia atenta e desejosa de ver coisas curiosas.

O humor também tem como a outra face a tragédia. São Tália e Melpônome, as Musas que ainda hoje velam pelos artistas em todo o mundo. O que é trágico hoje em nossa vida amanhã nos faz rir. Tudo se inverte. O riso reduz a gravidade das coisas quando é bem usado.

Nos períodos invernais do Hemisfério Norte das terras mediterrâneas temos as Saturnálias, festas oferecidas ao Deus Saturno onde tudo se invertia, o senhor virava escravo e o escravo senhor. Cara, devia ser engraçado! A mensagem do Deus que rege o tempo é: permita que a tristeza se vá com vagar das coisas.

Me veio na cabeça o duelo entre os dois monges no livro O Nome da Rosa, de Umberto Eco. Um deles achava o riso um desperdício (senão um pecado) porque na Bíblia não há registros disso. O outro monge retruca: mas também não diz que ele não ria! Se não leu, leia.


O riso é uma arma

Nessas eleições têm aparecido muitos cômicos na televisão. Todos querem a sua atenção se fazem todo o tipo de "micagens". Isso quando usam de todos os meios para deliberadamente rebaixar o seu oponente.

Quando mal usado o riso torna tudo motivo de chacota e deixa qualquer ideia superficial. Mesmo os assuntos que merecem mais atenção são desmerecidos. Tal forma de riso é usado para coisificar a outra pessoa ou atitude com fins mesquinhos.Nas escolas temos o problema do bullying, nome pomposo para a pura e simples tiração de sarro da cara do outro. Não raro isso acaba em tiroteio nas salas de aula.

Relendo este texto percebo que o humor sadio é voltado primeiramente para o próprio autor da chacota. Os palhaços nunca quiseram ser levados a sério, mas as coisas sobre as quais falavam eram para retratar situações, não pessoas. Quem faz do humor uma arma para beneficiar a si mesmo e não entra na brincadeira, fica na no palanque dizendo do que devemos ou não rir, veste terno e gravata para parecer sério é um usurpador.

Cuidado com os palhaços travestidos de homens sérios. São gente perigosa.

Penso então que em nossa vida temos que mesclar gravidade e leveza, tragédia e comédia, drama e humor. Que para fazer rir com legitimidade temos que entrar no picadeiro da vida como palhaços e não como o dono do circo.

Gargalhas, amizade e liberdade. 


Ps.: deixo vocês agora com uma benção em forma de funk. Ponham as crianças na sala, kakakakaka!


S. Thot 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: