Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

UTOPIAS



Sou um ser utópico, reconheço. Sou fruto de uma geração sanduíche, nascida nos escombros da  Ditadura e que ainda está se acostumando com a Democracia. É fato que a Democracia, como o Direito ou a Tecnologia, não chegam em todos os lugares e corações ao mesmo tempo, infelizmente.

Mas sou utópico e acredito e trabalho para que isto aconteça um dia. Vivemos situações em nosso dia-a-dia que nos fazem perder a fé na humanidade. Acredite quando digo que percebemos melhor o mal que o bem nas pessoas e ações. São as pequenas injustiças cotidianas que vistas sob a lupa tornam-se os piores monstros.

Raramente alguém se maravilha com o nascer do sol, mas todos maldizeriam se ele não nascesse a cada manhã. A questão é que o sol nasce e as coisas continuam funcionando, bem ou mal, por conta de uma multidão de anônimos que se esforçam para tal. seja porque simplesmente são pagos ou porque acreditam em algo Maior que eles próprios. Sou desta segunda classe. Acredito em algo Maior do que eu e minhas vicissitudes diárias.

Vivemos tempos secos. E não falo só do clima das últimas semanas. Mas seco de sonhos  impossíveis. Olhe em sua volta e perceba que a maioria das coisas que o rodeia seriam impossíveis a cem, 50, 30, 20 anos atrás. Mas estão aí!

Não permitamos que o medo se instale nos corações das pessoas. Foi o medo e o rancor que causaram as mortes da Alemanha de Hitler, no Kosovo de Milošević, na Ruanda de Jean Kambanda. Mas é nossa fé e nosso esforço que mantem a civilização. Não raro o pagão tem que deixar de lado a enxada e empunhar sua espada quando os saqueadores se aproximam. Está em jogo o fruto do tempo e do trabalho que não pode ser dado de mão beijada.

Se este momento chega, não se perca nas lamúrias, nos porquês ou nas desculpas. Se chegou a hora de lutar, lute. Carregue a Primavera nos dentes se for preciso!



2 comentários:

  1. Até pq, as vezes cansa ser brux@ "paz e amor".
    Sério...tem coisas que a gente passa...coisas que a gente vê, que é por pouco que não fazemos uma "arte".

    Traquinagens à parte...eu sempre me maravilho com coisas completamente prosaicas...

    Invenções fantásticas...

    Uma privada...água encanada...telefone...rádio...lâmpada.
    Avião então...nem se fala.
    A televisão é uma das coisas mais absurdas do mundo.
    Sempre fiquei intrigada em como essas pessoas descobriram como fazer isso =O

    A vida e o mundo são fantásticos demais pra gente se prender por pouca bosta =/

    Não deixemos que coisas (ou pessoas) baixas nos estraguem o dia ou nublem nossos caminhos espirituais. Vamos seguir persistindo no que vale a pena.

    Abençoado seja
    )O(

    ResponderExcluir
  2. Realmente se cansa mesmo de ser paz e amor.
    Principalmente quando você tentar ser educado com uma pessoa, e ela te retruca aos berros, e "vazia de educação".

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: