Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

YES, WE CAN!

Olá a tod@s.

É o fim da agonia política no Egito após a renúncia do ditador-faraó Mubarak que ficara 30 anos poder cumprindo seu dever cívico, que era juntar em contas no exterior uma quantia equivalente à  R$50 bilhões, em estimativas modestas. Mas, como dito no texto "Rei Morto, Rei Posto", um líder pode subir ao poder nos braços do povo mas só fica lá com apoio das baionetas. Sem o exército para lhe dar suporte, o maior ditador é apenas um homem megalomaníaco sozinho em uma sala grande. Uma vez retirado o apoio dos militares, não há governante que resista no trono. De certo modo todo poder emana das Forças Armadas e em nome de seu povo é exercido.

Como em todos os países, é justamente o povo que mais sofre as conseqüências de seus governos, principalmente aquelas pessoas que tiram o sustento da terra. Governos mais ou menos ditatoriais  transformam as pessoas em recursos humanos, em estatísticas e estimativas. Sistemas econômicos estatais ou liberais fazem o mesmo, tanto que a maior preocupação das nações era saber se a Bolsa de Valores iria subir ou descer, como ficaria a cotação do barril do petróleo, a administração do Canal de Suez...

Pouco ou nada se falou no estado de emergência vivido pelo povo egípcio fazia 30 anos. É como estar em estado de guerra permanente. O medo é uma importante arma dos governos, sejam eles mais ou menos ditatoriais. Pode-se acostumar a este estilo de vida e achar que "é assim que Deus quer" desde que não se saiba como é o mundo lá fora.


Janela para o Mundo

Queima de livros da Alemanha Nazista
Neste ponto a Internet é para o século XXI o que Gutemberg foi para a sua época. O inventor alemão deu o primeiro passo para a popularização do livro, esta arma contra a estupidez e a barbárie. O conhecimento sempre foi uma arma contra ditadores. Os merlins da Bretanha eram homens perigosos porque seriam o depósito vivo do conhecimento de um povo. A Revolução Cultural chinesa teve como ação icônica a queima de livros proibidos. As bruxas foram para as mesmas fogueiras e até hoje em sua homenagem chamamos nossos livros que contém experiências pessoais dentro da Religião de Livro das Sombras, pois tinham que ficar escondidos. Se hoje os cristãos protestantes até doam bíblias, os primeiros anos após o nascimento da ICAR foram marcados por cultos falados em uma língua desconhecida a maioria das pessoas e em certas fases da história de proibição de tradução para a língua nacional.

No entanto o caminho do compartilhamento de informação só segue adiante, para o bem e para o mal. Pode-se represar um rio por muito tempo, mas não para sempre.Temos acesso hoje a informação de qualidade mas, sem uma linha-mestra, sem objetivo é só entulho. E há o conteúdo que visa somente a diversão vazia, ou deturpada de maiores valores, como um chiclete. Os egípcios souberam fazer bom uso dos  veículos e espero que outros povos façam o mesmo.

Porque nós podemos.

Saúde, amizade e liberdade ao Egito e a todas as nações.


S. Thot


2 comentários:

  1. "Os egípcios souberam fazer bom uso dos veículos e espero que outros povos façam o mesmo."

    Com ou sem internet, os egipcios começaram o "efeito dominó"
    É esperar o "próximo" da fila a cair rsrs
    Ou próximos!

    Abraços Thot

    ResponderExcluir
  2. Aposto minhas fichas no Kadafi e sua pose de cantor latino decadente. Esse assassino derrubou um avião jumbo cheio de pessoas nos anos 80 e segue rico e impune.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: