Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DEUSES & MADONAS




Olá à tod@s!

Tive o prazer de visitar o MASP (Museu de Arte de São Paulo) nesta semana. O fato é que fazia um curso de uma semana em Congonhas referente ao meu atual emprego na aviação civil e este termina no final da tarde, quando tem chovido diluvianamente na capital paulista. Some este fato à hora do rush na cidade que tem a maior frota de carros do país, e que querem sair todos da garagem ao mesmo tempo! Ninguém merece ficar em busão fechado, em pé, ouvindo funk daquela molecada que não compra fone de ouvido, e com janelas fechadas por conta da chuva que cai lá fora! Então decidi dar um tempo pra cabeça e adquirir cultura nessas horas críticas.

Peguei o metrô e parti para a Avenida Paulista, uma das "praias" paulistanas, título dividido com o Parque do Ibirapuera. As primeiras gotas já caíam pesadas enquanto o céu adquiria vários tons de cinza quando atravessei o Vão Livre do museu. Ingresso na mão, carpe diem!

Dispensa dizer que é gratificante contatar obras que até então só via através de reproduções. Digam o que quiserem, mas ao vivo é muito melhor, como conta Belchior. Destaque para as exposições Deuses & Madonas. Uma coletânea interessante de representações da Virgem Cristã sobre a ótica de diversos artistas, além de pinturas enaltecendo temas pagãos. Destaque para a obra de Nicolas Poussin, “Himeneu Travestido Assistindo uma Dança em Honra a Príapo”, que está acima.


Segundo os Antigos, Himineu vestiu-se de mulher para espionar sua noiva que participava das festividades ao Deus Príapo. Suponho que o quadro retrata o momento exato em que ele participa das festividades, quando cai diante da estátua do Deus. Digo isso porque é a única pessoa que não está dançando na imagem, rs!

Aliás, a disfunção chamada priapismo nasceu do nome Dele, o que considero ofensivo pois este Deus não era um ser doente. Ter esta ereção enorme é que faz dele o Deus da fertilidade. Mas a nossa cultura, que teme o sexo mais que a violência, tratou de domesticar seus atributos.


Sobre o Culto ao Pênis na Antiguidade, leia o texto introdutório no Conselho de Bruxaria Tradicional, clicando AQUI.

Saibam que o MASP restaurou a pintura após a castração de Príapo feita pelos espanhóis católicos que tremeram diante da visão de ereção tão potente. O quadro fora adquirido em 1953 mas só recentemente pode ser visto em toda a sua glória.

Vou colocar o antes, o depois e não me venham com moralismos caducos, hein? Se tá no museu pode vir para o blog também. E aqui o link da notícia sobre a restauração.

Recomendo a visita.

Serviço:
Av. Paulista, 1.578, 3251-5644, metrô Trianon-MASP.
Das 11h/18h (5ª, 11h/20h; fecha 2ª).
R$15,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: