Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

TÁ COM CALOR?

É curioso como as pessoas se queixam do calor em todos os verões. Não é natural que as temperaturas subam em um país situado na faixa tropical do planeta? Me surpreenderia se fosse o inverso e as temperaturas chegassem à 17, 15, 10ºC às portas do Carnaval. Aliás seria muito engraçado assistir na tevê os blocos da Bahia saindo com pessoas vestidas em cachecóis, toucas e luvas!

Faz calor em fevereiro do lado de baixo da linha Equador e há pouco que se possa fazer a não ser beber muito líquido, evitar o sol nos períodos de pico do Rei, usar protetor solar e talz. Faz parte da Roda do Ano em nosso país e devemos aproveitar as oportunidades que se apresentam, evitando também os potenciais riscos.

E, pensando melhor, creio que faz parte falar do calor também. Ao menos inicia-se uma conversa através das trivialidades. Creio que só eu quero falar nos Grandes  Temas da Atualidade, kakakakakakaka!


Faetonte

Esse calor me lembra uma história de Faetonte, do filho do Sol, que queria porque queria conduzir o carro do pai pelo céu. Assim aqui como lá, sabemos que isso não dá certo, apesar de todas as recomendações:

"E para que o Céu e a Terra possam receber cada um a quantidade devida de calor, não subas demais, senão incendiarás o as moradas celestes, nem andes muito baixo, para que não ateies fogo à Terra; o meio é o caminho mais seguro e melhor."

O Pai deu as rédeas dos cavalos ao filho inconseqüente e este saiu pelo firmamento. Estranhando a condução vacilante, os animais não respeitaram os comandos de Faetonte e saíram loucos, em disparada. Em seu caminho queimaram florestas e cidades e mesmo os Deuses sofreram com a corrida dos animais sem  controle.

Zeus, vendo que aquilo deveria parar, lançou sobre um carro seu raio e derrubou o condutor. Faetonte precipita-se do céu, em chamas! Imagino isso como a queda de um corpo celeste, um cometa, sobre a terra! CABUM!

Leia mais sobre Faetonte e outros na obra "O Livro de Ouro da Mitologia", de Thomas Bunfinch.



Ilhas de Calor

É claro que é possivel amenizar a situação em médio e longo prazos. Está em andamento em diversos pontos da cidade o projeto Ilhas Verdes, que distribui mudas de árvores nativas da região para a população a fim de reduzir ou mesmo eliminar as ilhas de calor criadas pelo concreto e asfalto.

"O estudo apontou, por meio de um mapa termal, as regiões da cidade que mais concentram ilhas de calor, incluindo os bairros próximos ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, Centro, Cidade Satélite de Cumbica – zona industrial. Mesmo com áreas específicas, a pesquisa demonstrou que o problema afeta todo o município. Desde o início do projeto, a Secretaria do Meio Ambiente plantou mais de 25 mil mudas de árvores em diversos locais da cidade, incluindo cerca de 2 mil mudas próximo a Marginal Baquirivu e 1.200 no Centro. A meta é plantar no mínimo 10 mil mudas por ano."


Fonte: Diário de Guarulhos

Sem o apoio da população, as queixas do calor continuarão. Afinal, não dá para comparar as sombras de um árvore frondosa com a de uma marquise de concreto!

São nestas coisas que penso enquanto vejo os passarinhos cantando nas antenas dos telhado.

Saúde, amizade, liberdade.



2 comentários:

  1. É incrivel como certas pessoas ignoram o que uma árvore é capaz de melhorar o ambiente em que vivem.
    Não se admite nem ser falta de informação porque em todas as midias isso é amplamente debatido, dito, esclarecido!

    Aqui no bairro onde moro só último mês 3 árvores enoooormes foram cortadas sem piedade, e pior, uma delas em frente a uma escola de ensino infantil!
    Onde antes era uma praça em volta da árvore, hoje é um espaço de concreto sem sombra alguma.
    Que exemplo para as crianças q antes podiam inclusive esperar o momento de entrar em aula, sentado embaixo da árvore, agora não tem mais nada!

    Quando passei e vi esse crime, me deu vontade de sair do carro e berrar no meio da rua!
    Sentimento de ódio mesmo da burrice de certas pessoas. É revoltante.

    Abraços Thot

    ResponderExcluir
  2. Olha, querida Sel. Não é por falta de informação, mas por não desejar acessa-la mesmo é que as pessoas fazem estas coisas.

    Em um ônibus que peguei esses dias o cobrador afirmou que a causa do calor global é a mudança do eixo da Terra promovida pelo homem! Vivemos na era da informação, o assunto é amplamente discutido mas o conhecimento das pessoas é profundo como um pires.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: