Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2008

DA "COISIFICAÇÃO"



Quando uma madeireira entra em uma floresta, vê toras de madeira, custos de transporte, pessoal e lucros. E quando um pagão entra na floresta, o que ele vê?

A coisificação é o processo metal que visa tornar algo insípido, sem rosto ou forma com o intuito de extrair dele benefícios sem que com isso hajam sentimentos de remorso. Não raro as pessoas tentam nos tratar como degraus das escadas para seu próprio sucesso, não importando sexo, credo, etnia, idade, situação social ou econômica. A possibilidade de sermos usados, ou coisificados, é muito grande.

O Grupo Semente Sagrada passa por este processo atualmente, motivado por um de seus ex-membros. Nosso grupo deve a sua existência a criação, vontade e esforços coletivos. Mas esta pessoa, no intuito de tomar posse do grupo, registrou o logotipo na Biblioteca Nacional. Esse ex- membro acha que pode tomar conta das coisas entrando na justiça.

Este ex-membro nos coisificou e se tornou aquilo que mais afirmava detestar, tudo em nome da posse de algo que não pode ser contido, pois o Semente não é algo material, palpável, mensurável. O Semente Sagrada é sobretudo um sentimento que nos une, não um nome ou logotipo. Esta pessoa se perdeu, envenenou e dividiu pessoas, tentou criar um clone do Semente que não vingou, brigando com as pessoas que ele convenceu e agora está só com sua posse preciosa, seu documento oficial.

Isto lembra a história de nosso país, onde o colonizador português achou que era dono da terra só porque os índios não tinham escritura de Pindorama. Ou dos quilombolas atuais, que travam guerras jurídicas e de sangue para provar que moram aonde seus antepassados construíram suas casas.

Lamentamos por ele e outros como ele que não reconheçam a necessidade de compartilharmos as coisas e saber que nem tudo pode ser feito segundo a nossa vontade todo o tempo, pois não somos indivíduos, mas sócios nesta nave. E precisamos cooperar e respeitar e abrir mão para dividir.

Provavelmente este texto vai criar novas situações de conflito, algo que sempre prefiro evitar. Sempre imaginei que travaria batalhas com pessoas reconhecidamente danosas à sociedade, e este não é o caso.

Não quero fazer do Semente um prêmio, pois o grupo, repetindo, são as pessoas. Envolvi-me no ambientalismo por causa das pessoas,e não o contrário. As pessoas não são degraus. O Semente Sagrada não é uma coisa que se possa ter posse jurídica.

Ninguém pode comprar as estrelas no céu. Que presunção!

Mas sou seguidor de Thot, aquele que conta o tempo, e sei esperar. E sei que em breve todos nos sentaremos em uma grande mesa, a princípio constrangidos, mas os velhos laços se reatarão e os risos voltarão aos nossos rostos. Então comeremos e beberemos à saúde uns dos outros como sempre fizemos desde os tempos imemoriais, e faremos até que a última galáxia enfim se apague.

Afinal, a Roda Gira!

Que Assim Seja!

Nota: se deseja montar uma ONG, siga estes passos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: