Páginas

domingo, 7 de dezembro de 2008

SOBRE O CÉU




Olhando para o céu, noites atrás, tive uma bela visão. No fundo escuro a Lua, Júpiter e Vênus formavam um triangulo no
fundo escuro. Você tem olhado para o céu ultimamente?

O fato de participarmos de uma Religião que exige a vivência do aqui-e-agora faz com que observemos a realidade próxima com novas perspectivas. Há uma tendência inicial de existir em um mundo de faz-de-conta, procurando dominar os ciclos naturais como nos ensinaram a fazer com tudo aquilo que está ao nosso alcance.

Observar os astros por longos anos significou a diferença entre o perigo e a segurança. Primeiramente para os astros mais próximos e evidentes, como o Sol e a Lua, pois clareavam nosso redor e alertavam com sua luz problemas e oportunidades.

Em um segundo momento percebemos seus ciclos e nos alinhamos com eles para plantar, ter ou não filhos, para viajar a noite. E, no céu, noturno, percebemos como desenhar nos céus com as estrelas. Nosso mundo nunca mais fora o mesmo.


Atualmente

O fato de não conseguirmos observar as estrelas a olho nu nos remete a conclusões tristes. A de que vivemos em um ambiente que além de nos poluir, nos cega.

Moro na periferia de minha cidade, próximo a Serra da Cantareira, e por aqui o ar é um pouco mais limpo e as luzes atrapalham menos. Mas o hábito de olhar pela janela só aumentou nos últimos anos com a Religião. Percebi o espetáculo que perco quando viajo para regiões afastadas de centros urbanos, como um passeio feito à São Tomé das Letras.

Criatura urbana que eu era, senti meus joelhos fraquejarem e se dobrarem ao chão quando olhei o firmamento e fui soterrado por milhões de estrtelas. Milhões, MILHÕES!!!

Um colega, que caminhava na mesma trilha que eu, tropeçou em mim e perguntou por que caí. Apontei para o céu, emudecido. Não pude ver as convulsões de seu rosto, mas seus joelhos também dobraram como os meus.


E você?

Caso more em alguma capital e fique impossibilitado de contemplar os céus mas ainda sim o deseja, ou queira saber mais sobre as constelações, baixe em seu PC o programa
Stellarium. Em português.

Em médio prazo pensemos nas possibilidades de reduzir a quantidade de material que está em suspensão na atmosfera. Pensou nisso?

Olhemos os céus assim como faziam nossos antepassados, de um modo ou de outro!

Saúde, amizade, liberdade.