Páginas

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

DA PROTEÇÃO ANIMAL




  1. Todos os animais têm o mesmo direito à vida. 
  2. Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem. 
  3. Nenhum animal deve ser maltratado. 
  4. Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat. 
  5. O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado 
  6. Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor. 
  7. Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida. 
  8. A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais. 
  9. Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei. 
  10. O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.
Declaração Universal dos Direitos dos Animais - Unesco - 1978
 
A simbiose entre o ser humano e os animais é tão antiga que eu nem deveria separar entre "nós" e "eles".

Isso porque, no início, servíamos de alimento aos grandes caçadores. Depois, quando a situação se inverteu e, através do uso de ferramentas, grandes mamíferos selvagens passaram a integrar nossa dieta e imaginário. Foram e são nossos vigias, meios de transporte, alimento, vestuário. Comentei sobre isso anos atrás, sobre os Cordeiros de Deus.

Já pensou nisso?
 

Na tevê

Tempos atrás assisti um especial na tevê sobre pessoas que cuidam de animais aqui no Brasil. Gente que chamaríamos de loucas, pois investem dinheiro que tem e que não tem para tirar cães e gatos (e às vezes até animais maiores), das condições de abandono.
Como uma mulher que, segundo a reportagem, largou família, posição social e financeira estáveis para cuidar de dezenas de cachorros o dia inteiro, dia após dia.


Quem protege?

A resposta a esta pergunta é supercomplexa. Há um leque de pessoas que realizam ações visão o bem-estar animal,  desde a mais pura e simples piedade sem maiores compromissos deixando na rua um pratinho com sobras e água aos eco-radicais do PETA. O caminho do meio é atuação de centenas de anônimos, cuidadores dos animais de rua, que atuam nas mais diversas ONGs.
 
Nos Estados Unidos, através da tevê, conheci a Dog Town, uma entidade que recupera cães que todos abriram mão de ajudar e que teriam como destino o sacrifício. Em Guarulhos, conhecemos a Ong Deixe Viver que faz este trabalho de remoção, esterilização e recolocação de animais em situação de rua. Composta de voluntários, faz um trabalho de formiga numa cidade gigantesca como a nossa.


Por que?
 
Me perguntaram por que com tanta criança na rua, alguns dedicam seu tempo aos animais. Ora, porque onça não tem sindicato, gato não tem quem brigue por ele para fazer valer os seus direitos. Se fossem deixados à margem das condições mínimas de sobrevivência, como aliás já fazemos com os indivíduos da raça humana que mundo teríamos?

As chamadas atrocidades que realizamos conosco seria o cotidiano dos seres pelo planeta. Aliás, a palavra holocausto, que tanto aplicamos para nomear as barbáries da 2ª Guerra Mundial tem justamente esta origem (do grego antigo ὁλόκαυστον, ὁλον [todo] + καυστον [queimado]): é um termo vindo da época em que se matavam animais para gloria divina.
 

Como?
 
Bem, tudo começa em casa. Respondendo como leigo, eu diria que o melhor tratamento que se pode dar a um animal doméstico é não te-lo, não possui-lo. A posse pressupõe que ele é um objeto que pode se adquirido e descartado conforme a conveniência. Não, isto não se aplica. Todo animal é uma forma de consciência, e formas de consciência assim como nós, não possuem donos.

Então você não tem um animal, mas partilha de sua existência com ele. Somos sócios, amigos, parentes. E veja bem: este ser vive em um mundo que não foi feito e nem é adequado para ele, mas para nós. Tão pouco esse bicho é selvagem porque nós os moldamos ao longo dos séculos para serem nossa imagem e semelhança.

O animal doméstico está em uma encruzilhada. Como definiu minha amiga Milka durante o 5º Encontro Sobre Bruxaria em Guarulhos, o animal doméstico é como uma pessoa portadora de necessidades especiais e como tal deve ser tratada. É uma imagem diferente, não? 

Eu sei, também fiquei com esta cara! Rs! Mas um pensamento mais profundo nos levará também a esta conclusão que, de tão simples, era impossível de ser enxergada.
 
Se você não mora na Africa, fica difícil salvar elefantes. Se não mora no litoral, de ajudar tartarugas. Mas preste atenção em sua vizinhança. Muitos seres que precisam de cuidados sobrevivem bem aí do seu lado.

Conheça a legislação, saiba o que pode e o que não pode fazer. Busque sempre ajuda de uma entidade reconhecida na defesa de animais e do poder público. Uma vez amparado na Lei, suas ações possuem efeito mais rápido e objetivo.
 
Se os cães falassem as língua dos homens, diriam apenas: Tudo o que eu quero é ir pra casa.

Saúde, amizade, liberdade.


2 comentários:

  1. Concordo!!
    Todos animais merecem o céu!!

    ResponderExcluir
  2. moro em cumbica e fico indignada com o que vejo, na rua arceburgo em frente a um depósito de gás tem uma casa em que uma cachorrinha está presa em uma area a meses ela está com fome e muito debilitada a dona dela trata mal todos que vão falar com ela , está cachorra está precisando de ajuda.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: