Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2010

UMA MENTIRA CONVENIENTE




Iniciei o curso de Direção Defensiva no CFC de minha cidade. Tenho dois desejos: usar o conhecimento em meu trabalho e pilotar minha futura moto, rs! Em dado momento do curso, nos aproximando do final, o instrutor resolveu passar um vídeo motivacional. O material em questão falava sobre a Renovação da Águia, o que me fez remexer na cadeira.

Na tal lenda, todas as águias seguem para um lugar retirado, desbastam o bico, unhas e arrancam penas velhas para renovar-se.

Sabia de antemão que, apesar de edificante, nenhum ornitólogo já presenciou ou soube de tal ritual entre as águias. Enfim, é uma estória bonitinha mas ordinária. Em dado momento pensei: vou levantar a mão e revelar que tudo aquilo era balela. Mas daí pensei sobre a Esperança, sobre o texto que fiz e publiquei aqui dias atrás.

Sabe, diante de uma mídia que atualmente reduz tudo à chacota, ao escárnio, à paródia e a palavras de ódio, vi uma tentativa de luta contra esse estado de coisas, essa mania depressiva que rege os anos 10 de nosso século.

A maioria ali tinha seus 22, 25 anos. E vai saber por quais problemas passaram ou passam ainda. Houve um vislumbre de esperança para eles, uma palavra de conforto que não senti o direito de tirar. Que seja esta então uma mentira conveniente. E assim como achei a resposta a esta e outras perguntas, acredito que quando chegar o momento, as pessoas que as quiserem também as terão.

Mas deixo a vocês aqui um ensinamento: independente das águias que arrancam as próprias penas e dos Deuses que morrem e renascem, levante-se e siga adiante. Mesmo que não tenha exemplo nenhum para seguir. Talvez o exemplo seja você mesmo.

Abaixo, o vídeo. E poxa, é ordinário mas não deixa de ser bonitinho!



Ah, talvez você também goste deste texto aqui:


Esperança



4 comentários:

  1. É realmente ordinária essa estórinha das águias "fênix". Nunca ouvir tanta tolice igual! Até eu passaria mal, tendo q ver e ouvir tal fantástica estória.

    ResponderExcluir
  2. Pois é... Daí fica essa divisão: revelar ou não revelar. Penso na fragilidade das pessoas e como uma tênue esperança de mudança se parte contra a dura realidade.

    ResponderExcluir
  3. os fins justificam os meios?
    não, os fins NÃO justificam os meios!
    também contaram essa mentira na minha faculdade, não mostraram vídeo, mas deram um texto impresso (Faculdade Novo Milênio - Nova Ordem Mundial?). O manual da instituição diz que é pautada por valores cristãos, se eu soubesse nem tinha entrado, mas a pedagoga disse que a facul é laica.
    Enfim, igrejas, tanto católica quanto evangélicas ainda inventam um monte de mentiras sobre nós, pagãos, sobre o mundo em geral. O próprio Leonardo Boff, teólogo que foi obrigado a largar a batina por suas idéias controversas, disse em entrevista que o procedimento no Vaticano sobre certas questões é um comum nas famílias italianas, pra questões delicadas: soto ponere (sentar sobre, ou seja, fingir que não ver, ignorar, mudar de assunto, abafar o caso, como dizem os gays).
    Não se corrige um erro com outro erro.

    ResponderExcluir
  4. Pois é... mas após alguns anos nos movimentos populares eu fiquei com um certo trauma de dizer: epa, isso aí tá errado. Agora escolho melhor as ocasiões em que levanto o dedo para apontar os erros dos outros. Primeiramente vejo se meu escudo está bem firme para suportar o impacto.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: