Páginas

domingo, 9 de maio de 2010

TERRA NOSTRA

Região de S. T. das Letras - MG (arquivo pessoal)


Tive uma conversa interessante com um colega xamã esses dias via MSN. Fora um de nossos primeiros contatos e o assunto-tema foi o eurocentrismo. Como ele sabe que sou wiccano achou que minha visão espiritual se baseava somente nos povos da Europa Ocidental, como os celtas e tal. Grande engano, rs!

Confesso que sim, no início possuía esta visão. Mas com o passar dos tempos & livros percebi uma mensagem sutil, inerente a cada trabalho que lia. Quando escritores do porte dos Farrar descreviam suas experiências, o falavam de sua região em particular porque era nela que eles viviam.

Eles supunham que os wiccanos de outras localidades teriam a mesma percepção, que dariam atenção aos mitos & fatos da terra de seus ancestrais. O que é óbvio, dado o fato da Religião da Deusa ser centrada na terra, a terra onde se nasce ou pelo menos onde estão descansando nossos sapatos, rs!


Tesouro escondido

Percebendo isso, e levando em conta que as divindades agrícolas de outras localidades, passo a estudar então outros povos e suas relações com o Divino. Não raro encontro paralelos interessantes. Tal busca me trouxe ao Brasil e a nossa riqueza cultural, a Câmara Cascudo e Ariano Suassuna, entre outros.

E, tal qual aconteceu na Inglaterra, o que era sacro nesta terra virou folclore, uma palavra que por estas bandas costuma reduzir tudo a conto da carochinha para crianças, ou festas em que o sentido pagão ainda existe, mas esta adormecido como as Festas Juninas.

Andando pelo mundo em busca do tesouro e o encontrei na soleira de minha porta, profundamente escondido.

E você, já achou o seu tesouro?

Saúde, amizade, liberdade.



Sergio Thot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: