Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2010

VITÓRIA DE PIRRO


"Mais uma vitória dessas, e estarei perdido."

Pirro, general na Antiga Grécia, em luta com os romanos.



Por ocasião da crise que se abateu no mundo desde 2009, o governo brasileiro resolveu reduzir o IPI dos automóveis afim de aquecer a economia. Se bem que eu não vi crise nenhuma, só dinheiro mudando de mãos, mas isto é assunto para outro texto. Voltando ao tema, pensei cá com os meus botões: poxa, porque se investiu em um meio de transporte tão burro?

A foto acima ilustra bem a situação: temos 60 pessoas que são distribuídas nos mais diversos meios de transporte. Em qual deles a relação gente transportada x espaço ocupado é mais benéfica para uma cidade?

Agora adicione construção e manutenção de estradas, poluição do ar e rios envolvendo carros direta e indiretamente, qualidade de vida e outros fatores.

A Marginal Tietê, importante via da capital paulistana, sofreu melhorias consideráveis. Mas já nos primeiros dia a situação de trânsito pesado voltou ao tema dos noticiários noturnos. Parece algo sem fim. E falamos aqui dos carros rodando. Aonde eles serão estacionados?

Será que é algo a se comemorar a venda de 1,3 milhão de automóveis onde a maior parte da energia gerada é para virar calor, e o restante é para mover 90 quilos de gente dentro de uma tonelada de veículo?!

Certas vitórias têm de gosto de fumaça.


Saúde, amizade, liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: