Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

OCUPE SEU LUGAR NO ESPAÇO



Tive a ideia deste texto assistindo ao History Channel sobre Matéria Escura e Energia Escura. No vídeo os cientistas comentavam sobre estes elementos que sustentam e movimentam o Universo, mas que pouco ou nada conhecemos. Aparentemente a Matéria Escura é o esqueleto que mantém as galáxias coesas.

Ao que parece, a natureza não gosta de espaços vazios, sempre ocupando-os com algo. Em nosso planeta são poucas as regiões que não comportam Vida, mesmo na sua forma mais rudimentar. Não sei se vocês se maravilham com essas coisas. Eu sim.

Durante alguns meses, com supervisão especializada, ministrei aulas em um cursinho pré-vestibular comunitário no bairro dos Pimentas, em Guarulhos. Era a minha forma de "ocupar espaço" na vida das pessoas. Queria oferecer aulas de História, mas como não havia vaga, perguntaram se não assumiria Biologia com ênfase no mundo mundo vegetal. Aceitei. E é curioso os caminhos que o Divino nos leva, não? Gostei muito da experiência.

Uma das coisas que aprendi é que nosso corpo não é nosso. Outros seres descobrem nichos, espaços, possibilidades de se associarem ou parasitarem corpos complexos. Descobri que sou um universo para os mais incríveis tipos de seres. Estes ainda são casa ou alimento para outros menores ainda!

Também aprendi que somos como as cebolas e que possuímos camadas (hmmm isso me lembrou um diálogo de desenho animado, rs!). Essas camadas, esses nossos Eus desafiam as leis da física e ocupam o mesmo corpo. São os ecos do passado que nos acompanham pela vida e, quiçá, além dela. Precisamos ser bons com a pessoa de hoje pois ela estará conosco sempre.

Todos ocupam seu espaço e desempenham um papel na Rede da Vida se percebermos a coisa de um ponto de vista mais funcional. Ou tudo é o que é, e os seres (sejam bactérias, sejam galáxias) apenas cuidam da própria sobrevivência e isso ou ajuda ou atrapalha os demais.

Olhando por este ângulo sinto que a Vida nos convida a tomar nosso lugar. E pede para que não demoremos pois é como dizem por aí: a fila anda e a catraca gira.

Voltando para casa e olhando para as luzes de um ponto elevado e a Lua Cheia subindo no horizonte, me perguntei qual é o meu espaço à ocupar no Universo.

Abaixo, o vídeo que inspirou este texto estranho. Espero que se surpreendam também.

Saúde, amizade, liberdade.

6 comentários:

  1. eu vi uma reportagem parecida na cultura, no docTv, acho, sobre o msm tema. A matéria negra sempre me recorda do multiverso.

    ResponderExcluir
  2. essa matéria do discovery também me lembrou de algumas coisas.
    as pessoas gostam muito de falar de magia negra (sei que já comentei isso no post sobre magia negativa, mas retomo aqui), energia negativa, etc. O doc me lembrou que comentei na comuna que fui expulso SW&B que o termo magia negra é usado pra tradução de 2 diferentes termos em inglês: black magic e dark magic. O primeiro deveria ser traduzido como magia maléfica ou apenas malefício (pra desassociar tais práticas, das de magia, que visa evolução, e não involução), até pra evitar a perpetuação de preconceitos racistas, e o segundo como magia escura. Eu expliquei que uso o segundo pra magia noturna, baseado na obra do Konstatinos, Grimório Gótico e na Bruxaria Noturna. Na primeira obra, ele fala em éter negro, e quando vi essa reportagem, que fala de energia escura, percebi que a ciência cada vez mais se aproxima de temas místicos. Quanto ao termo energia negativa, explico sempre que, pelas leis da física, toda energia no nosso planeta seria negativa, calculando-se com referencial no zênite, portanto falar em energia positiva, ou energia negativa não faz nenhum sentido. Até a lei de Einstein, E=mc2, calcula a energia em módulo, e como a velocidade da luz e a massa são sempre positivos, naõ tem porquê se falar em energia negativa. Explico que o intento das pessoas que é positivo ou negativo, no sentido das pessoas usarem sua criatividade de forma construtiva ou destrutiva.
    O que ficou claro pra mim, com esse doc é que a maior parte do que constitui o universo é energia pura, que ainda não se materializou.
    O que me faz lembrar dos feitos de Sai Baba, e outros relatos de materialização e desmaterialização.

    ResponderExcluir
  3. Sim, eu tive um pensamento parecido. Uma forma de energia que não pode ser medida ou vista, mas que está em toda parte? A tendência para levar ao místico é muito forte!

    Talvez a fronteira entre o concreto e o espiritual tenha sido (re)encontrada.

    "Explico que o intento das pessoas que é positivo ou negativo, no sentido das pessoas usarem sua criatividade de forma construtiva ou destrutiva."

    Concordo contigo. Também já pensei sobre estas coisas e cheguei a um pensamento bem parecido. Veja em http://blogsementesagrada.blogspot.com/2009/09/sobre-o-bem-e-o-mal.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu sou apaixonada por esses assuntos astronômicos *0*
    eu lembro que quando era adolecente comecei a colecionar umas revistas de astronomia ç_ç mas não tive dinheiro pra completar minha coleção.

    Olhar para o céu e especular sobre seus mistérios é algo muito empolgante.
    Caramba como o ser humano evoluiu! As pessoas já conseguem medir massas e composição de coisas pelo expectro da luz =O

    Achei aquela Lente Gravitacional a coisa mais fodástica de todas =O!!!
    Que invenção fantástica *-*

    Agora sobre as suposições do universo acabar em fogo ou gelo eu tenho minhas próprias teorias. Vc viu aquele gráfico que os cientistas fizeram sobre a Energia Escura e a Matéria Escura? Eu acredito que em algum ponto aquele gráfico vai formar um 8 (se é que vc me entende), e continuar como as espirais do ADN.

    Acho que os cientistas deviam pesquisar mais sobre os buracos brancos cara...a outra ponta do buraco negro, pra saber pra onde vai toda luz e matéria sugada.
    Eu sei que vai parecer grosseiro....mas buracos negros me lembram o caminho da comida da boca ao cú .__.''
    xD

    ResponderExcluir
  5. Fora que toda essa história sobre universo, fogo ou gelo me fez lembrar do mito de criação nórdico =) com Muspelheim e Niflheim.

    ResponderExcluir
  6. KKK, é verdade ([säm]), tudo que entra tem que sair, ou não se pode chamar isso de buraco.

    E realmente as coisas não podem se esticar assim, eternamente. Como me é inconcebível dizer que antes do Big Bang nada existia, nem o tempo. Senão seria isto? Sair do ponto infinitesimal para o vazio perfeito onde todos os átomos se diluem?

    Há mais!

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: