Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

GENTILEZA EM ATOS



Tempos atrás aconteceu pelos blogs brasileiros um evento, uma blogagem coletiva, chamando a atenção para o tema Gentileza, apoiado pelo blog Crianças Pagãs. Na época fomos chamados para exemplificar quais ações seriam ideais para uma convivência melhor com a pessoa ao nosso lado. Baseado no que li tomei algumas ações que vou relatar aqui, juntamente com os resultados.


Desejo que leiam, apreciem e principalmente digam que atos de gentileza também tiveram desde a blogagem. Num ato de gentileza da minha parte, cada comentário será anexado no topo do texto e colocarei um link que levará ao seu blog, perfil do Orkut ou Twitter conforme seu gosto! Que tal, hein?

E cada novo comentário, atualizo a data desta postagem, de modo que fique sempre visível.

Bem, vamos lá!


  • Essa aconteceu em meu trabalho: Ontem a tarde recebi um recado para ir até o setor de documentação falar com a Srª. N. Chegando lá descobri que haviam alguns documentos para serem assinados mas que, devido a existência de outros Sergios no setor, a Srª N. não sabia se era eu a pessoa. Isso a deixava com um certo mal-estar pois, como trabalhamos com manutenção, os mecânicos nem sempre são uma flor de candura. Quando descobrem que não são a pessoa chamada ficam resmungando e tal. Uma situação chata, enfim. Logo a deixei à vontade com relação a questão: se fosse eu, bem. Se não fosse, bem também. Estas coisas acontecem, oras. Percebi os ombros delas se desarmarem e relaxarem com a minha posição. Resumo da ópera: era eu mesmo a pessoa. Assinei os campos devidos e me prontifiquei a vir sem cara feia sempre que fosse falar com ela, rs.
  • "Oi Thot (quanto tempo...). Gentileza está se tornando artigo raro mais ainda existe, como nesse exemplo. Comprei uma máquina de (costura) overloque, e o senhor que veio trazer e instalar, foi um verdadeiro professor, me ensinando até o que não era da competência dele fazer. Me surpreendi tanto com a atitude e gentileza dele, que não poderia deixar de fazer a minha parte - fui gentil também! rsrs É gentileza gerando gentileza. Abraços Thot, saudades de vc...bom domingo e bom feriado. " Experiência da ciberamiga Sél, do blog Todos os Sentidos.
  • Agradecendo gentilezas: se vivemos em uma sociedade de conflito, imagina então dentro de ônibus na hora do rush? E com gente parada na porta, não raro por distração? Mas percebendo a gafe que cometia bloqueando a minha passagem, ele gentilmente cedeu espaço e tirou a mochila que atrapalhava a passagem. Lhe retribui a gentileza agradecendo com simpatia.
  • "Bem, eu também procuro elogiar pelos trabalhos que as pessoas prestam, ou meus professores quando nós surpreendem com boas apresentações das matérias de psicologia.
    É bem "Skinneriano" mas o bom comportamento, deve ser reforçado, a gentileza é um bom reforçador para se trabalhar nos dias de hoje, onde se torna cada vez mais raro." Experiência do ciberamigo Spooky, do blog  Empório da Bruxaria
  • Elogiando as pessoas: quebrei esta barreira em mim, rs! Tinha certos pudores de elogiar as pessoas pelo bom trabalho que fazem. Sempre achamos que é obrigação delas darem seu melhor mas em um mundo onde as ações ruins tem mais destaque que as boas, elogiar que faz bem seu trabalho cria algo dentro delas de sólido, e melhorou as minhas relações com colegas de trabalho, família e mesmo desconhecidos
  • Uma loja do litoral de São Paulo resolveu criar a campanha "Gentileza Muda a Gente". Nela, você comparece ao balcão e, mesmo sem comprar nada, ganha um "singelo pingente". Só que ele não será seu. A ideia é da-lo a alguém desconhecido, um lembrete de que as ações gentis devem ser uma constante em nossas vidas. Confira AQUI como participar.
  • Outra do emprego: fim de mês é o dia da "virada" do cartão de alimentação do meu trabalho. Naquele dia 30 de agosto, dado o volume de coisas para fazer, não tive tempo de almoçar. Para não chegar em casa bravo, chutar os gatos, bater na mulher, pegar uma faca e sair para rua (kkkkk), resolvi jantar no restaurante para comemorar um dia produtivo. Na fila do caixa havia outro funcionário que tinha a mesma dúvida que eu "será que caíram os créditos?". Afinal, agosto termina em 31... Cada um apresentou ao caixa seu cartão para ver o saldo. No dele, que entrara para trabalhar às 14h00 e só sairia à meia-noite, tinha dez centavos. No meu, que já estava de saída, tinha cinco reais. Não tive dúvidas nem hesitações, dando a ele meus créditos. "Fome Zero", lhe disse e rimos juntos.


    quinta-feira, 18 de agosto de 2011

    AS PERGUNTAS DE MAAT









    Olá a tod@s!


    Neste momento o Brasil inteiro está indignado com um assassinato. Uma pessoa muito influente na vida de todos nós recebe vários tiros à queima-roupa. Gostaria de dizer à vocês que a indignação refere-se ao assassinato da jovem juíza Patrícia Acioli mas não é assim que a banda toca nesta nação. Nas redes sociais, nos jornais, nos botequins e salões de beleza as pessoas querem saber quem matou Norma [leia + AQUI]. Maat, Deusa da Justiça segundo o pensamento egípcio, se pergunta: o que há com este povo?


    A juíza Acioli foi morta quando chegava em casa, segundo reportagens, por causa da sua mão pesada em condenar policiais militares envolvidos com crime organizado. Seu nome estava em uma lista de jurados de morte e esta tragédia, como tantas outras que se abatem sobre o Brasil, era anunciada. A Deusa pergunta: ninguém se importa com este fato?


    Seus familiares temem que o processo role na Justiça por anos e precisam fazer protestos frequentes perante as autoridades para que a lei seja cumprida. Nesses protestos vão poucas pessoas pelo que pude apurar nas imagens de televisão e acredito que a população que passa por eles, ignorante do assunto, se pergunte o que fazem aquelas pessoas de negro, amordaçadas e sentadas no chão. A crença egípcia diz que estamos mortos não quando os olhos se fecham mas quando somos esquecidos. Os parentes de Patrícia não permitirão que seu legado desapareça nas areias do tempo. A Deusa pergunta: a lei não deveria ser cumprida independente das pressões que se fazem sobre ela?


    Eu acredito que quando exercemos nossa profissão com amor e dedicação, ela passa de um simples ganha-pão e adquire contornos de sacerdócio. De certa forma a morte de Patrícia foi a morte de uma sacerdotisa da Justiça que ela jurou amar e defender para o bem da sociedade. A Deusa pergunta:  você ainda quer saber sobre a "morte" de um personagem ficcional?


    Também acredito que não só o executor matou a juíza, mas toda a população corrupta que financia atividades ilegais e mortes, por extensão. Só há crime porque há lucro para financia-lo, conforme explica Rodrigo Pimentel [leia AQUI]. A Deusa pergunta: por quanto tempo mais vamos cuidar do ovo de Apep antes que ele finalmente ecloda e engula o Sol?


    Que Maat tenha nossa corajosa juíza em seus braços emplumados, que a nação brasileira acorde de seu torpor televisivo e que a mão pesada da Justiça chegue em seus algozes.


    Que Assim Seja. Que Assim se Faça.


    Sergio Thot

    domingo, 14 de agosto de 2011

    DIA DO PAI







    Olá a tod@s!


    Quero dividir uns pensamentos com vocês nascido neste do dia dos Pais, comemorado aqui no Brasil no segundo domingo de agosto. A data muda de país para país, sendo comemorado no 3º domingo de junho nos EUA, e em março em Portugal (veja AQUI). A data nasceu da gratidão de uma filha, Sonora Luise (veja AQUI), ao amor de seu pai que a criou quando a mãe faleceu prematuramente:


    "Foi seu pai quem fez todos os sacrifícios e foi, aos olhos de sua filha, corajoso, altruísta e amoroso. O pai de Sonora nasceu em junho, então ela escolheu fazer a primeira comemoração do dia dos pais no dia 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington."


    Um destes pensamentos evoca o meu próprio pai, falecido a 20 e tantos anos e de quem lembro continuamente, mais agora nestes últimos anos uma vez que a idade se aproxima e as prioridades em minha vida mudam de eixo. Meu pai não fora um exemplo para a classe, mas era meu. As brigas com minha mãe sacudiam a família e nos levavam a divisões internas até hoje inconciliáveis. Sua morte prematura (tinha pouco mais de 40 anos), marcou minha adolescência ao apresentar pela primeira vez a face fria da morte. Devido a isto guardo com carinho os momentos que vivemos e tiro das lembranças exemplos edificantes. 


    Com esta bagagem observo a questão de ser pai hoje, a começar pelo Grande Pai Celestial.


    Através do contato que tive com o paganismo wiccano, aprendi que em termos divinos, também sou um filho da Mãe, rs! O receituário cristão diz que somos filhos das ordens que um Pai distante deu à criação, permeados de teste improváveis, punições descabidas e sacrifícios duvidosos dos filhos para pagamentos de dívidas onde o credor é ele mesmo. neste ponto concordo com um grande autor pagão, que diz:


    "Está na hora de todos os conceitos religiosos humanos procurarem alcançar a maré de mudanças, devolvendo ao Deus divorciado a consorte que foi banida."


    O Deus dos Magos, de Stewart Farrar



    Na Terra somos filhos de uma reprodução sexuada e precisamos psiquicamente de um casal para nos dar um suporte adequado: de um lado o Rigor e do outro a Ternura. A nossa vida é a eterna construção e manutenção da ponte que une estes dois pólos. Rigor demais nos leva a aridez dos desertos, e Ternura demais à estagnação dos pântanos. Quem fica para criar a prole tem a difícil tarefa de reunir estas duas qualidades e são poucas as pessoas ou Divindades que conseguem tal feito.


    Ao mesmo tempo, manter uma existência à dois onde literalmente se dorme com o inimigo também não é nada salutar para a família. Principalmente quando a guerra se estende aos filhos, obrigando-os a escolher um dos lados. O divórcio deve se restringir ao marido e esposa, mas ninguém se divorcia dos filhos, que são um contrato inviolável que só deve ser quebrado com a morte. Afinal, ninguém pede para nascer. Mas o que vejo são mães e pais, principalmente jovens, insatisfeitos com o casamento e fazendo isto repercutir no seio da família e criando uma geração perdida de desajustados. Ou de pais que simplesmente abandonam tudo como se a Sociedade ou o Estado devessem assumir suas responsabilidades.


    Também quero falar sobre a luta entre as feministas e o patriarcado, dizendo que o sustentáculo deste sistema de poder do Pai Supremo não se faz só de homens poderosos, mas também de mulheres acéfalas que repercutem os dogmas reinantes para seus filhos e filhas. E que há muitos homens que lutam com elas ombro a ombro não pelo predomínio de um ou outro gênero, mas sim do equilíbrio e da polaridade. Estes homens merecem atenção, respeito e apoio pois são massacrados não só pelos machos-alfa contra qual lutam, mas também pelo desprezo sofrido pelas mulheres por sua sensibilidade.


    Uma parte de nós deseja a mudança também, pois cabem poucos no topo da pirâmide patriarcal. Mas isto representa o sacrifício de velhos valores em troca de um mundo que nos é desconhecido. Contudo, para que esta nova família dê certo, para que tenhamos filhos que não queiram derrubar os pais, para que a Comunidade seja brindada com uma geração nascida no amor e respeito, este passo precisa ser dado.


    Neste dia dos Pais, abrace seu velho, seja ele um Gandhi ou um Stálin. Caso esteja longe, ligue, mande carta, email, torpedo. Se ele já atravessou o rio, acenda-lhe uma velha, brinde a ele com um copo de cerveja espumante, deposite uma flor em seu lugar preferido ou ao menos lembre das coisas boas que fizeram juntos. No Dia dos Pais quero dizer ao meu, onde quer que esteja, que estou fazendo meu melhor e tentando ser feliz ao mesmo tempo. O Deus sabe o quão difícil isto é algumas vezes.


    Saúde, amizade liberdade.


    Sergio Thot




    Post Scriptum


    Há um texto interessante sobre pai e filhos no blog Manhê... abaixa o som. Clique AQUI e reflita.


    Deixo vocês com uma prece de Janis Joplin ao Grande Pai, pois se os pais ganham presentes em um dia de agosto, tem que dá-los nos outros 364 dias do ano, rs!

    sábado, 13 de agosto de 2011

    OS METEOROS




    A chuva de
    meteoros na primeira quinzena de agosto de 2009, oriundos do cometa Swift-Tuttle
    me fez ter pensamentos diversos. Um deles foi lamentar morar tão perto das luzes da cidade, o que me impossibilitou de ver o fenômeno em todo seu esplendor, apesar de eu ficar na janela boa parte desta madrugada fria. Felizmente outras partes do mundo tiveram um espetáculo de nota, segundo os sites de notícia.

    Outro pensamento que me ocorreu foi sobre outros objetos astrais, maiores que as ervilhas que caíram dos céus. Pensei nos cometas e nas transformações que eles causam em nosso mundo e psiquê. Um desses exemplos é o astro que caiu no próximo ao Golfo do México, na península de Iucatan. A devastação causada por este asteróide fora de proporções gigantescas, afetando toda a vida na Terra.

    Ao mesmo tempo, o impacto que pode ser devastador também pode trazer elementos novos a diversidade do planeta. Há uma corrente de pesquisadores que atestam os cometas como semeadores da vida na Terra através da adição de compostos orgânicos contidos em seus núcleos. O que me sugere uma imagem interessante: o cometa como um grande espermatozóide que contribui com seu "patrimônio genético" no gigantesco "óvulo" que seria nosso planeta.

    Lembrei ainda
    da queda de Faetonte, filho do Sol, cujo o desejo era cavalgar no carro de seu pai e incendiou céus e terra por conta de sua inabilidade com os cavalos selvagens do Deus. Pesquisando depois descobri que há um asteróide com esse mesmo nome. Quem sabe não era nosso jovem personagem um ser celeste que caiu sobre a terra e cuja a história foi passada de pai para filho nas rodas em volta do fogo?

    São nessas coisas que eu penso enquanto observo o céu noturno.


    Falando em céu noturno, assista a um vídeo muito bom sobre o tema. É uma coletânea de diversas fontes amadoras que gravaram a passagem de meteoros. Gostei demais!




    Notícias Meteóricas


    Aproveitando o tópico aberto anos atrás, relato a vocês as novas aparições destes pequenos e interessantes corpos celestes.


    Eta Aquariids


    Eita, que nome é esse? Rs! Guarde este nome porque na sexta, dia 06 de maio, este será o endereço de uma chuva de meteoros. Os mais velhos devem se lembrar do cometa de Harley, que passa perto de nós a cada 76 anos. A passagem dele pelo sistema solar deixa um rastro de escombros.

    Todos os anos a Terra atravessa este caminho das pedras sideral e temos a visão de corpos brilhantes no céu nas proximidades da constelação de Aquário. E daí o nome Eta Aquariids, homenageando uma das mais brilhantes estrelas desta constelação.

    Por acidente, enquanto levava a esposa ao ponto nesta madrugada fria e sem lua, tive a sorte de olhar para o céu e acompanhar o galopar de um destes corpos! Será que nesta madrugada de sábado seremos brindados com mais um espetáculo?


    Link da notícia AQUI. Agradeço ao Rafael Nolêto por nos lembrar em seu Twitter.




    Perseidas


    Soube muito em cima da hora, mas teremos nesta madrugada, 13 de agosto de 2011, outro espetáculo celeste, de acordo com a reportagem (leia AQUI). Isso porque passamos pela cauda do cometa Swifft-Tuttle:


    "João Paulo Delicato, diretor do Planetário Professor Aristóteles Orsini, explica que este fenômeno acontece quando a Terra atravessa o rastro do cometa Swift-Tuttle. "Este rastro é composto por pequenas partículas do tamanho de um grão de feijão", diz ele. "As partículas, que estão a altíssimas velocidades (entre 300 e 400.000 quilômetros por hora), entram na atmosfera e se incendeiam em atrito com o ar.""

    Vai lá fora ver!