Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

DA CORAGEM




Enquanto aguardava minha vez no consultório do otorrino, lia uma destas revistas de variedades e um assunto me chamou a atenção. Urbanistas da cidade de São Paulo, em conjunto com especialistas da polícia, concordam que os muros altos das residências são ineficazes na questão de manutenção da segurança.


Isto porque ocultam a visão do interior para a rua, impedindo que os moradores observem a movimentação nas portas de suas casas. Algo como "se não vejo, não me atinge".

Uma vez dentro da residência, os invasores ficam acobertados dias pelos mesmos muros dos olhares da vizinhança, vigilância particular e ronda policial. Ao invés de constituirem uma fortaleza, fazem da casa uma prisão.

Fortaleza
O medo faz isto conosco: nos tranca cada vez mais dentro de nós mesmos. Fazemos camadas e camadas de couraças protetoras contra as intervenções de fora com medo de que o outro, este desconhecido, nos agrida.

Lógico que exposição gratuita não é adequada em muitas situações. Somos senhores e senhoras de nossa própria imagem, e da imagem que projetamos nos outros até certa medida. Para tudo há hora e lugar.

Sun Tzu, estrategista chinês, afirma em seus textos que as fortalezas costumam selar os destinos de seus exércitos. Que tal edifício pode tornar um castelo em prisão se decisões vitais não são tomadas. Que a luta deve ser evitada, mas se é para lutar que se vá preparado, leve e em campo aberto.

Então escolha bem seu momento!

No oculto
Se tomarmos em conta os fóruns do Orkut veremos que boa parte dos postadores tem algum tipo de receio, ou mesmo medo:

*medo de feitiços dos outros
*de olho gordo
*de que os pais descubram
*medo da volta da Inquisição

Não duvido até que os wiccanos cristãos - uma curiosa Tradição, temos que admitir - sejam apenas pessoas que não querem perder seu pedacinho do paraíso acaso venha o Messias. Mas estes aí ficam no meio do caminho, nem bons cristãos, nem bons pagãos.


Wiccanos gardnerianos costumam realizar seus rituais "vestidos de céu". Sem Perfeito Amor e Perfeita Confiança, o sentido original desta prática se perde. É preciso fé e coragem para viver, para realizar qualquer coisa.

Praticar a Religião é um ato de entrega e não é à toa que falamos de fé. Nada de filosofia de vida, esta coisa indefinível que não compromete ninguém. Sem entrega, sem esta leveza na alma, não há culto, não há religião.
Irmãos, é preciso coragem!


Sergio Thot.


Ps.: este post é de 2008, mas o tema é atemporal. Logo sempre que a oportunidade surge, colocarei aqui exemplos de coragem além da conta.


Patricia Acioli, Juíza Linha Dura


"De acordo com fontes da polícia, nos últimos dez anos a juíza (Patricia Acioli) foi responsável pela prisão de cerca de 60 policiais ligados a milícias e a grupos de extermínio.
Em setembro do ano passado, seis suspeitos, ente eles quatro policiais militares, foram presos. Segundo as investigações, todos faziam parte de um grupo envolvido no assassinato de 11 pessoas em São Gonçalo. A juíza Patricia Acioli foi quem expediu os mandados de prisão." Fonte: G1.



Nota da casa: os parentes das vítimas exigem do governo do estado a apuração dos fatos para que o crime seja investigado à fundo. Mas investigar crimes não é dever do Estado?






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: