Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2008

DA LIBERDADE





O que é liberdade? Todos a desejam, e os comerciais de tevê nos prometem todas as formas possíveis de libertação, assim como as grandes religiões e todas as formas de governo inventadas pela espécie humana. Mas o que ela realmente significa?

Liberdade é a capacidade efetiva de satisfazer nossas necessidades. Vou repetir o que escrevi e quero que preste atenção:

Liberdade é a capacidade efetiva de satisfazer nossas necessidades. Isso é tão importante que mereceu até grifar as palavras-chave!

Quanto mais necessidades satisfazemos, mais livres somos. E do que necessitamos?

Segundo Abraham Maslow, nossas necessidades podem ser organizadas de forma hierárquica visando assim a auto-realização. Chamam esta teoria de hierarquia de necessidades.

Então libertador, estendendo o significado, é tudo aquilo que nos capacita a realizar nossas necessidades afim de nos auto realizarmos. Parece bom, não?

E já que somos livres para realizar nossos anseios mais profundos, temos que descobrir quais são eles, afinal. Isto pede que nos ergamos de nossa condição de nada-ser.


O Nada

O nada é aquilo que não existia antes de tomarmos consciência de sua existência. "No princípio era o nada", lembra disso? Para que possamos dar um olhar para o "todo" em nossa volta temos que olhar primeiro para nós, nos reconhecermos como sujeitos, observadores, seres pensantes e atuantes. A partir disso podemos olhar o outro e dizer "Eu Sou"


Olhar

Projetos em escolas públicas tem como objetivo despertar o olhar das crianças sobre seu cotidiano e as coisas que a rodeavam. Para isto usaram de um conceito da ótica, uma lata e filme fotográfico. Chamado de Lata Mágica, em Recife, devolveu o olhar a quem estava cego para as coisas.

Com a liberdade é igual, pois somos levados a não mais seguir amorficamente a correnteza, mas nos erguemos dela e fazer discriminações, separações, escolhas. A liberdade, paradoxalmente, nos prende ao regime das escolhas. Decidir significa não ter mais o poder de não decidir mais.

É... bem complexo.


Quanto a nós

Acredite quando eu digo que isto também se aplica a nós. Na nossa vida diária somos sempre convocados a dar nossa opinião ou apoio as mais diversas questões. Deixamos de ser observadores amórficos e somos colocados sob os holofotes, com todos os olhares voltados para nós. Quando isto acontecer, é melhor estar preparado para dar sua opinião e sua participação.

Saúde, amizade, liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: