Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

DA FÉ




Fé sf. (...) 4. Firmeza na execução de uma promessa ou compromisso(...).


Dentre todos os significados que o Aurélio me deu, este é o que mais se equivale àquilo que penso. Incluo aqui também uma visão pessoal deste significado, mas que não consigo traduzir em palavras e, por isso, recorrerei a uma imagem.

E esta imagem vem de uma cinessérie muito famosa dos anos 80: Indiana Jones e a Última Cruzada. Em certa parte nosso herói precisa passar por provações para recuperar uma relíquia antiga e poderosa. Numa delas ele precisa atravessar um grande abismo, porém, não há ponte à vista. Olha para um lado e para o outro e nada de solução aparente.

No entanto a orientação que ele recebera para vencer este obstáculo era a de ter fé. Que a mão Divina não o deixaria cair.

É a fé que impulsiona o herói para frente, apesar das adversidades. Os antigos pagãos sabiam disso como ninguém. Dependentes que eram de suas colheitas, além do conhecimento dos astros e das libações que ofereciam aos Deuses para que esta lhe fosse favorável, só tinham a fé para lhes manter seguros.

Para não estragar a surpresa caso nunca tenha visto este episódio, digo somente que ele atravessou ileso. Para saber o que houve, alugue o DVD. Ou reveja sob uma nova perspectiva! Rs!

Roda do Ano
Traçando uma paralela entre este conceito e nossos sabás atuais, a fé permeia toda nossa Roda do Ano, de Samhain à Samhain. Fé para limpar nossos caminhos, para manter a paz em nossos corações, para acreditar que podemos ter sonhos, no juntar das ferramentas, em nosso esforço, fé no divino, nos cálculos que fazemos, na certeza de que mais trabalhos e vitórias virão e que estaremos prontos à eles.

Em uma iniciação formal e em grupo, apesar das variantes, em determinado momento a fé do ingressante é testada. Apesar de vivermos em tempos e em um país relativamente seguro para nossa prática religiosa, a provação é um hábito que ainda mantemos. Um hábito que ecoa dos tempos em que ter um culto diferente do do Estado era a morte e que o Amor e Confiança eram imprescindíveis.

Hoje temos como inimigos o tempo escasso, a preguiça, a sensação que a Religião é um entretenimento fácil de fim de semana. A provação serve para nos lembrar, Roda após Roda, daquilo que realmente importa. Ela forja nossa fé no fogo.

A fé nos guia quando enxergamos pouco à diante, como um motorista em uma noite escura onde o máximo que vê são os poucos metros iluminados. A fé é nosso farol.

Que a fé nos torne inabaláveis.

Saúde, amizade, liberdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: