Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2008

DO PRECONCEITO



Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:(...)


VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
TÍTULO I
Dos Princípios Fundamentais

Segundo a Constituição Federal, todos os cidadãos brasileiros possuem como direito a possibilidade de acreditar no Deus que quiserem, segundo a liturgia que preferirem, sem qualquer impedimento legal. Não vai longe a época em que templos "afros" eram vítimas de batidas policiais, em nome do status quo da sociedade.

 Mesmo nós, que costumamos realizar encontros pagãos em locais públicos como bosques e parques, temos este amparo, desde que com comunicação prévia à administração e seguindo as regras do local quanto a fogo e/ou bebidas alcoólicas, por exemplo.

Mas a permissibilidade legal não faz eco dentro de alguns corações por aí. Enquanto a Wicca for algo destinado somente a alimentar os bolsos de uns e a imaginação de outros, estamos sob controle. Mas o que você faz quando admite-a publicamente, seja na escola, na família ou no trabalho, é ultrapassar esta linha, trazê-la a luz.


Problemas

Nosso culto, apesar de toda a exposição, ainda não é compreendido, pois o que é mostrado ainda é dirigido a parte pirotecnica da Religião: a magia. Mas, dentro de um sistema religioso como o nosso, o ato mágico assume posição secundária. Nos encontramos a cada ponto da Roda do Ano para louvar as divindades. Este louvor é realizado de forma diferente de outros cultos, mas tem o mesmo objetivo.

O fato de exercermos plenamente nossa religião não faz com que deixemos de cumprir obrigações sociais, a menos quando estas firam nossa consciência.

Mas não é raro, porém, que nossas crenças sejam motivos de chacotas, problemas ou mesmo demissões. Isto sem falar em prisão ou morte. Lembrem-se que a lei que permitiu o exercício da bruxaria na Grã-Bretanha, terra de Gardner, mal tem cinqüenta anos! Só recentemente o paganismo foi liberado na Grécia, terra do Monte Olimpo e de Zeus!


Nossa melhor arma sempre foi a inteligência e o diálogo. Avalie o texto abaixo, entre no link, obtenha informação.

"Ademais, mesmo em países democráticos e comprometidos internacionalmente com a proteção dos direitos humanos, os seus cidadãos são passíveis de uma perseguição velada e dissimulada, com restrições aos direitos econômicos, sociais e culturais. Por vezes, o acesso ao mercado de trabalho e aos cargos públicos ou a conquista de um simples diploma, podem custar o sacrifício da consciência."

 

Estamos no Lucro

Se compararmos as leis do país a de outros onde o pensamento religioso majoritário interfere diretamente na religião, ainda estamos no lucro. Países como Irã, Paquistão, Afeganistão e Arábia Saudita  em menor ou maior grau permitem que as leis da nação sejam ditadas por seus clérigos. Daí surgem abominações como a lei da blasfêmia

Lembre-se: nada é fácil quando nos destacamos na sociedade. É nosso preço. Não há vítimas, não somos perseguidos, mas vivemos numa sociedade de conflitos. Nada então de autopiedade, pois o que passamos hoje é vivido por outras pessoas por outros motivos.

Lute por eles e por você.

Saúde, amizade, liberdade.

S. Thot

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: