Páginas

domingo, 26 de abril de 2009

DO SAMHAIN


"Na minha viagem aos mistérios ouço a planta carnívora que lamenta tempos imemoriais: e tenho pesadelos obscenos sob ventos doentios. Estou encantada, seduzida, arrebatada por vozes furtivas.

As inscrições cuneiformes quase ininteligíveis falam de como conceber e dão fórmulas sobre de como se alimentar da força das trevas. Falam de fêmeas nuas e rastejantes.

E o eclipse do sol causa terror secreto que no entanto anuncia um esplendor no coração. Ponho sobre os cabelos o diadema de bronze."


Do livro "Água Viva", de Clarice Lispector

Então chegou o tempo do caos. Sob a terra os talos e frutos não colhidos são devorados pelos vermes. A desordem impera nos campos. As formas se perdem, misturando à terra, ao útero.

Todos se perguntam: o que foi colhido será suficiente para os tempos que se seguem? Durará muito o período de seca? Quando éramos camponeses, este era um período de incertezas, onde só sabíamos que estávamos a mercê da Natureza a nossa volta.

Mas também era (e é) um tempo de fé, de entrega, de afirmação, de uma alegria dos corajosos que cantam em volta das fogueiras, batendo forte o pé no solo enquanto dançam para que saibam que ainda estão vivos e que lutarão para assim permanecer.


É tempo do retorno ao Escuro.


O Divino irromperá pelos portões da Noite Eterna e, a cada passo, se perderá de si mesmo, de sua identidade de seu ser, para mergulhar no turbilhão onde Fim e Início finalmente se misturam.

Então limpe sua mente das coisas passadas, olhe para dentro de sua casa e descarte o que não serve mais, finalize de uma vez suas pendências, comece a arrumar suas coisas pois estamos todos de partida.

Estamos sempre de partida para algum lugar, não?

Saúde, amizade, liberdade.

Ps.: E aqui estamos nós, celebrando o Samhain.



Saúde, amizade, liberdade.



S. Thot



2 comentários:

  1. É....Samhain teóricamente não era pra ser uma época triste, mas antes uma época de reencontro, de reinicio, de esperança renovada...acho que isso...se não fosse o medo da morte que veio depois. Eu mesma tenho medo de ver algum espírito...ou coisa do tipo xD~ E pensar que mais um ciclo terminou né? Será que a colheita será suficiente até o inverno? Yule....Será que o que a gente plantou nessa roda que girou, retornou pra nós? Ou foi perdido.....?

    É nisso que estou pensando agora.....

    ^^vamos partir então.

    Bjão pra ti

    ResponderExcluir
  2. Nessa época do ano fico mais sensível às perdas que acontecem em torno de mim. É inevitável. Tais momentos mostram como somos finitos.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: