Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2009

DAS BRINCADEIRAS





Aspectos dos rituais de bruxaria pode, por vezes, parecer absurdos a pessoas muito sérias, que falham em perceber que o objetivo do ritual é o self mais jovem. O senso de humor, de divertimento, são frequentemente a chave para desencadear estados os estados mais profundos da consciência.


A Dança Cósmica das Feiticeiras - Starhawk


O sistema econômico atual nos acostumou a nos fazer pensar no mundo como um lugar onde as coisas podem ter um valor, de preferência monetário. Então esquecemos que boa parte das coisas que nos são mais caras, mais importantes, não são compráveis: um abraço, um beijo, uma palavra amiga.

Quando alguém olha para árvores juntas em um bosque, ou em campos a perder de vista, pode pensar em toras para vender, pastagens para gado ou dizer simplesmente que tudo aquilo é mato. E mato quer dizer inútil para o comércio.

O mesmo se dá no campo das ações humanas. Estamos criando uma máquina tão complexa que hoje temos que atender não à nossa experiência pessoal, mas a procedimentos. Devemos seguir o manual à risca. E isto não é ruim. Na verdade, estamos tao mergulhado na máquina que morreríamos se não fizéssemos assim.

E este processo migra do mundo adulto para o infantil. Não raro passo por escola de ensino infantil que possuem pedagogia empresarial. O espaço para o questionamento, a experimentação, o conhecimento... está tudo desaparecendo, engolido pelo download.

No entanto as coisas (e porque não dizer, as pessoas) possuem um valor intrínseco. Algo que ultrapassa os cifrões e que deve ser levado em consideração. Se nos habituarmos a vermos as coisas assim, de modo partido, desarticulado do todo, não perceberemos quando movermos certas peças. Peças estas que darão início a uma reação em cadeia que tornará nossa existência um pouco mais difícil.

Faça uma verificação de sua vida hoje e veja o que realmente importa para ser carregado e aquilo que é peso morto. Olhe as coisas pelo olhar de uma criança, no sentido de somente querer aquilo que realmente usará.

Vá pelo caminho da simplicidade.


Saúde, amizade, liberdade.


Sergio Thot


Ps.: veja também o texto 1000 ideias para pais pagãos, no blog Crianças Pagãs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: