Páginas

sábado, 13 de agosto de 2011

OS METEOROS




A chuva de
meteoros na primeira quinzena de agosto de 2009, oriundos do cometa Swift-Tuttle
me fez ter pensamentos diversos. Um deles foi lamentar morar tão perto das luzes da cidade, o que me impossibilitou de ver o fenômeno em todo seu esplendor, apesar de eu ficar na janela boa parte desta madrugada fria. Felizmente outras partes do mundo tiveram um espetáculo de nota, segundo os sites de notícia.

Outro pensamento que me ocorreu foi sobre outros objetos astrais, maiores que as ervilhas que caíram dos céus. Pensei nos cometas e nas transformações que eles causam em nosso mundo e psiquê. Um desses exemplos é o astro que caiu no próximo ao Golfo do México, na península de Iucatan. A devastação causada por este asteróide fora de proporções gigantescas, afetando toda a vida na Terra.

Ao mesmo tempo, o impacto que pode ser devastador também pode trazer elementos novos a diversidade do planeta. Há uma corrente de pesquisadores que atestam os cometas como semeadores da vida na Terra através da adição de compostos orgânicos contidos em seus núcleos. O que me sugere uma imagem interessante: o cometa como um grande espermatozóide que contribui com seu "patrimônio genético" no gigantesco "óvulo" que seria nosso planeta.

Lembrei ainda
da queda de Faetonte, filho do Sol, cujo o desejo era cavalgar no carro de seu pai e incendiou céus e terra por conta de sua inabilidade com os cavalos selvagens do Deus. Pesquisando depois descobri que há um asteróide com esse mesmo nome. Quem sabe não era nosso jovem personagem um ser celeste que caiu sobre a terra e cuja a história foi passada de pai para filho nas rodas em volta do fogo?

São nessas coisas que eu penso enquanto observo o céu noturno.


Falando em céu noturno, assista a um vídeo muito bom sobre o tema. É uma coletânea de diversas fontes amadoras que gravaram a passagem de meteoros. Gostei demais!




Notícias Meteóricas


Aproveitando o tópico aberto anos atrás, relato a vocês as novas aparições destes pequenos e interessantes corpos celestes.


Eta Aquariids


Eita, que nome é esse? Rs! Guarde este nome porque na sexta, dia 06 de maio, este será o endereço de uma chuva de meteoros. Os mais velhos devem se lembrar do cometa de Harley, que passa perto de nós a cada 76 anos. A passagem dele pelo sistema solar deixa um rastro de escombros.

Todos os anos a Terra atravessa este caminho das pedras sideral e temos a visão de corpos brilhantes no céu nas proximidades da constelação de Aquário. E daí o nome Eta Aquariids, homenageando uma das mais brilhantes estrelas desta constelação.

Por acidente, enquanto levava a esposa ao ponto nesta madrugada fria e sem lua, tive a sorte de olhar para o céu e acompanhar o galopar de um destes corpos! Será que nesta madrugada de sábado seremos brindados com mais um espetáculo?


Link da notícia AQUI. Agradeço ao Rafael Nolêto por nos lembrar em seu Twitter.




Perseidas


Soube muito em cima da hora, mas teremos nesta madrugada, 13 de agosto de 2011, outro espetáculo celeste, de acordo com a reportagem (leia AQUI). Isso porque passamos pela cauda do cometa Swifft-Tuttle:


"João Paulo Delicato, diretor do Planetário Professor Aristóteles Orsini, explica que este fenômeno acontece quando a Terra atravessa o rastro do cometa Swift-Tuttle. "Este rastro é composto por pequenas partículas do tamanho de um grão de feijão", diz ele. "As partículas, que estão a altíssimas velocidades (entre 300 e 400.000 quilômetros por hora), entram na atmosfera e se incendeiam em atrito com o ar.""

Vai lá fora ver!

4 comentários:

  1. Interessante sua visão dos meteoros como "Chuva de Vida"...poética. ^^
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Amei!
    Sem mais nada para completar um quadro bem mostrado como este...

    Anitsi Lemos

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Enquanto você falava sobre os meteoros semeando vida na Terra...realmente! A primeira imagem que se formou na minha mente foi a de espermatozóides e óvulos! Que incrível! Eu também já cheguei a pensar que o cinturão de asteróides que fica entre Marte e Júpiter fosse um antigo planeta que por algum motivo explodiu...e dos fragmentos da vida que existiam nele...talvez...a vida tivesse sido semeada na Terra....(eu e minhas divagações tb) xD~ Também lamento demaaaaaais morar num lugar onde não posso ver o céu noturno com todas as estrelas =/ tenho que apelar pro Stellarium ç_ç

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: