Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

DO GRUPO DE ESTUDOS




Coisas que são necessárias para um grupo de estudos pagão bem sucedido:

*dia
*hora
*local
*participantes
*responsável
*calendário
*relação de assuntos


Dia
Muitos trabalham e só tem o fim-de-semana para dedicar ao grupo, então ou é sábado ou domingo.

Hora
Depois do almoço é legal, tipo 14h00. Já saiu o almoço e fez-se a "social" com a família. Lembrete: no dia anterior ao grupo não tem balada! "Ressaca" e estudo não combinam!

Local
Tem que ser um ponto central a todos, com privacidade e, de preferência coberto. Se o fizerem a céu aberto e chover, "babau"!

Participantes
Garantido tudo isso, chamem as pessoas. Vejo muita gente nas comunas do orkut, por exemplo, chamando primeiro as pessoas e organizando depois os itens acima. Isto cria uma expectativa e, com a demora, esta se torna frustração.

Responsável
Se o encontro for em local fechado e público, às vezes são necessárias autorizações para uso do espaço. Isto significa documentação simples. Aqui em Guarulhos, isto fica a meu critério quando realizamos encontros no Bosque Maia (http://www.guarulhos.sp.gov.br/ ) . Vou até a prefeitura, peço o espaço, dou as datas e digo o porquê de usa-lo (para não estender o assunto, digo que é para realizar exercícios de meditação e relaxamento, o que é verdade!)

Calendário
A primeira reunião marca a abertura. O responsável pelo encontro pode oferecer datas possíveis para os novos encontros, baseado nas dificuldades encontradas na obtenção do espaço. Aqui, a questão é técnica, pois também envolve a disponibilidade de cada um!

Relação de assuntos
Ideal, pois dá parâmetros daquilo que se estudou e se estudará! Pode ser por tema (ex.: Sexo & Bruxaria) ou livro (ex.: A Religião da Grande Deusa). Material escrito e xerocopiado a todos, sim? E não só cópia de sites, mas também a própria visão dos temas, sua opinião e entendimento.

Acreditar
É essencial crer no que se faz!!! Muitas vezes somos acometidos por nossos piores temores, geralmente na véspera do ritual. Pensamentos como "ninguém virá", ou "vai chover", ou "devia ter divulgado melhor" são fantasmas gigantes que chegam para nos assombrar. E não há nada que se possa fazer a não ser o que estava previsto. Portanto, independente de todos os medos, saia de casa! E mesmo que apareçam poucos, ou ninguém, nunca se está só. Pois outros se reúnem conosco, seja no passado ou no futuro. Neste ou em outro país. E todos nos encontramos no Entremundos!

A importância de estar junto
Juntos aprendemos melhor porque somos motivados pelo outro que nos acompanha e deseja aprender aquilo que desvendamos. Juntos somos como brasa, e nosso destino é ardemos até às cinzas, e não sermos pedaços frios de carvão!

Problemas
Nem tudo é flor no grupo de estudos pagão. Guerras de egos dos próprios membros, fanáticos na porta dos encontros, medos infundados, pressão familiar de quem vive com os pais, possível perseguição ou chacota de amigos ou empregadores.

São coisas a se pesar na balança, não? De certo, o organizador viverá estes problemas agora ou no futuro. Tenha tudo documentado, mesmo as reuniões mais bobas. Seja claro e sucinto nas discussões, sem espaço para "emocionices". Faça tudo de modo juridicamente legal, para que não haja problemas futuros com administradores de parques, pais aflitos ou polícia.

Sugestões de leitura
Faço estas sugestões baseados em um grupo de estudos misto, contendo iniciantes, pessoas já apresentadas ao Paganismo e outras já experimentadas. Como sou wiccano, tenho estes autores como referência.



Espero que estas informações tenham sido úteis!



Visite também outra postagem sobre o assunto neste blog: Os Três Melhores Amigos do Grupo de Estudos!


Vamos nos reunir, bruxos de Guarulhos!

Saúde, amizade, liberdade.


S. Thot.

2 comentários:

  1. oi, gostei muitos dos passos que foram descritos, principalmente porque passei por eles. a algum tempo para falara a verdade por alguns anos tentei com amigos fazer um grupo de estudos e conseguimos de verdade esse ano, e realmente vi da maneira mais difícil como se criam espectativas que acabam aborecendo alguns.
    Outra coisa bem interessante é nos assuntos se dar liberdade para devaneios e pensamentos filosóficos por assim dizer próprios de cada membro, mas isso acontece quando todos se tornam amigos demora algum tempo.

    ResponderExcluir
  2. Leio e releio este texto e continuo achando-o atualizado e pertinente. Espero que seja útil a vocês.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: