Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SOBRE O FUTURO




"Visualização é a capacidade de ver, ouvir, sentir, tocar e saborear com os sentidos internos."


Da obra a Dança Cósmica das Feiticeiras, de Starhawk

O futuro sempre foi algo mágico e aterrador. Desde as mais tenras eras recorremos à homens e mulheres de poder para descobrir o que nos espera na próxima esquina da Vida e as mais diversas mancias foram usadas para este fim.

Em parte porque a terra, de modo geral, era um lugar aterrador, selvagem e mortal. As cidades eram escassas, maioria das pessoas era moradora dos campos. E mesmo as cidades eram lugares sujos em sua maioria, focos de doenças e violência. Trabalhava-se duro, comia-se com dificuldade e morria-se cedo. Isso quando o governante do local ou vizinho não inventava uma guerra.

Em linhas gerais nossa sociedade goza de alguns privilégios, como acesso à água limpa, mais alimentos, remédios, transporte e informação. Ao menos em boa parte do globo. Ou da nação Ou da cidade. O futuro pode ser algo mais promissor, claro e otimista. O futuro pode ser melhor.

Mas este futuro melhor depende de uma boa base, estrutura sólida, e um passado com conteúdo. Rápido, pois em breve o futuro se fará presente.


O Clima promete

Por conta das mudanças climáticas o amanhã tem sido sombrio. Desde a Eco-92 as reuniões sobre mudanças no estilo de vida de nações inteiras tem caído no vazio. Agora em Copenhague há suspeitas de manipulação de dados a fim de maquia-los.

No entanto o cidadão comum não é tocado por este apelo simples. Não importa que lhe diga que as gerações futuras vão herdar uma terra suja, poluída. O cidadão comum não vê a ligação entre essas gerações futuras e seus filhos, não é incrível?

E o Brasil, com o pré-sal, com o biocombustível, com esse governo popular no meio disso tudo. seremos nós o país do futuro, como diziam aqueles antigos slogans?
Podemos viver em um eterno país do futuro, mas isso não é tangível, não é real. O futuro deve ser uma meta e não uma ilusão.

3 comentários:

  1. As vezes eu me pergunto se adianta alguma coisa mesmo a gente vasculhas as mancias para nos prepararmos para o futuro...ou o "momento seguinte".
    Eu acho muito frustrante ver algo no meu tarô ou nas minhas runas, o qual eu não possa fazer nada a respeito =/...apenas me conformar...ou me resignar...

    Nós temos possibilidades....quando olhamos o futuro pelas mancias...e temos probabilidades quando analisamos lógicamente onde vamos parar com nossos estilos de vida...

    A perspectiva nos dois é...péssima.

    Vc acha mesmo que não existe manipulação de dados nessa história toda de Copenhague? Como se não bastasse a ganancia geral, o que importa pra essas pessoas que representam suas populações (e alguns representam MAL) é o próprio lucro...imediato...
    O futuro que se foda ¬¬

    Não que eu queira ser uma pessimista...mas me sinto como se todos nós estivessemos sendo arrastados numa correnteza dentro de um rio....do tempo...
    Parece muito curto o tempo pra fazer algo...
    Parece muita coisa pra fazer...e poucos recursos

    Mas é possível que isso seja uma ilusão que nos dão....pra nos atrasar...e nos paralisar

    enfim...

    curti o teu post...pra refletir

    ResponderExcluir
  2. Se hoje filhos são gerados e abandonados como animais em qualquer cesta de lixo, cada vez mais frequentemente...
    crianças são alugadas por seus pais pra servirem de pedintes, ou até mesmo se prostituirem...
    Como exigir que esses mesmos pais tenham "consciência" de que precisam "cuidar" e mudar para que esses seus filhos usufruam de um mundo mais limpo e habitável? Eles não tratam bem seus proprios filhos!

    Essa geração sofre as consequências de todo o desiquilibrio, mesmo assim continuam vendados como se em algum momento, algo inesperado e de última hora, salvará a todos de qualquer catástrofe.
    Sabemos que não será assim, seres humanos não estão fazendo nada prá merecerem essa chance;

    E os que se mobilizam são ainda tratados como estranhos, visionários e loucos - quando fazem protestos contra derramento de agrotóxicos em rios, destruição de fauna local, etc..

    merecemos ser exterminados porque estamos aqui de intrusos...e ainda deixando pior o que encontramos perfeito.

    Ou então de mais "loucos visionários dedicados"...
    abraços Thot

    ResponderExcluir
  3. Não sei, meninas. Eu sou velho o bastante para ver a crueldade humana em todo o seu esplendor. Também sou velho para ver que neste meio tempo muita gente legal veio para por sua sementinha em meu coração.

    Eu creio que tudo é foco, é direcionamento da visão. Eu posso dar toda a minha atenção para a maldade das pessoas, ou a sua bondade. Eu conscientemente optei pela segunda opção.

    Reconheço o potencial suicida disso, mas a maldade não é um ser mas uma ação. Existem ações boas e más e seu palco é o coração humano. Se a vida é palco a gente gosta/simpatiza/torce pelo personagem que mais se aproxima de nossos valores.

    E me é irresistível torcer pelo mocinho enquanto ele tiver atitudes de mocinho. Rs! E, porque não, amarrar a toalha no pescoço e galopar meu cavalinho de pau rumo ao sol poente (ou até o fim da rua).

    É preferível esta esperança ao sofá da realidade.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: