Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O VELHO E O NOVO



Para muita gente ao redor do globo é vívida a euforia por conta da mudança de ano. Famílias inteiras neste país deixaram suas casas e rumaram para o nosso extenso e quente litoral, em busca do sol e do banho de mar afim de pular tantas ondas.

Em algumas horas, segundo o calendário ocidental gregoriano estaremos em 2010 DC. Para muitos o ano começa em festa, para outros nem tanto. O mês de Janeiro tem este nome por conta de Janus, o Deus romano de duas faces que olha tanto para o passado quanto para o futuro e que comanda a entrada dos anos.

 

Calendários

Nós ocidentais temos a pretensão de achar que o mundo inteiro comemora a entrada de ano na mesma data. Mas como comentei em outra oportunidade, muitos povos possuem seu próprio ritmo.

Particularmente vivo segundo outro calendário, algo mais regido pelas estações e que tem como o verão o seu ápice. Para mim este não é um período de término/recomeço, mas de forças plenas. Eu não consigo ver, por conta das altas temperaturas, gente pensando no futuro. É impossível a gente se concentrar com tanto calor, sol e cerveja! Rs! Como essa a grande quantidade de gente que tomará vinho e comerá lentilha e outros alimentos calóricos para o desespero dos nutricionistas e equipes médicas, que recomendam alimentos leves e roupas frescas neste país tropical vai pensar no futuro?

Nesse ponto a virada do ano nos países onde o inverno comanda estão mais condizentes com a realidade, uma vez que o frio natural diminui nosso ritmo, o que nos leva a ponderar sobre o faremos com todo um ciclo novinho em folha. E o frio também nos leva a reunião, para compartilharmos calor e companhia.

 

Desafinado

Eu sempre tenho a impressão que "começamos" o ano de maneira descompassada, se nos atentarmos aos sinais naturais. O que é bom para quem se aproveita da maré energética e a surfa convenientemente. Afinal, quem queimou todo o dinheiro nas compras de Natal não aproveitará os descontos enormes de início de janeiro, por exemplo.

Para você que respeita a tradição, feliz 2010. E para você que vive segundo os ciclos sazonais, continuemos a luta que logo vem a colheita!!!

 
S. Thot


4 comentários:

  1. Eu não sei exatamente como Morrigan afeta minha vida hoje....na verdade eu gostaria que minha vida terminasse...pra que uma nova vida pudesse começar...acho que foi isso que motivou meu interesse em pesquisá-la (e tb por causa da música que eu ouvi...me fazendo pensar na morte não como um fim em si...mas uma transformação)-(também pensei em como os guerreiros deviam curtir mesmo uma boa briga xD)

    Concordo com você sobre começarmos o ano de maneira descompassada! Não só pela forma como seguimos (nós pagãos) os ciclos sazonais...mas pq realmente o calendário "aqui em baixo" é apenas uma colagem do "de lá de cima". Nós sempre celebramos coisas sem sentido (o que o coelho da pascoa que bota ovo tem a ver com Jesus? o que o natal tem a ver com trenó e papai noel e jesus e a árvore de natal? aqui nem neva!!)...fora que qualquer religião é sempre importada ._. (e disso até mesmo o paganismo não foge muito)-(pelo menos no meu caso...que adoro os mitos celtas)

    De qualquer forma esse será o inicio do ano civil...2010. Então desejo que seja um ano melhor do que o ano que passou...cheio de felicidades e realizações para você e os seus =)

    ResponderExcluir
  2. Engraçado.. nessa época é justamente a época que mais me sinto pronto para parar com calma, relaxar e pensar em como vou começar o ciclo!
    Mesmo sabendo que não é o ciclo mais alinhado com a natureza, é o ciclo cultural da grande maioria e por isso gosto de comemorá-lo bem!

    ResponderExcluir
  3. "Não só pela forma como seguimos (nós pagãos) os ciclos sazonais...mas pq realmente o calendário "aqui em baixo" é apenas uma colagem do "de lá de cima". Nós sempre celebramos coisas sem sentido (o que o coelho da pascoa que bota ovo tem a ver com Jesus?"

    Sem dúvida a Tradição, o "sempre fizemos assim" conta nessas horas. Ou o "ah, eu vou com a maré", rs! Certa vez que questionei a posição das Trilunas )0(, um dos símbolos pagãos, afirmando que ele não representava, na ordem, as Luas Crescente, Cheia e Minguante, mas o inverso. E para provar mandei que olhassem para o céu.

    Em nosso hemisfério as Luas, pela ordem, se apresentam assim: (0). Como eu mexo com uma imagem Tradicional não fui bem recebido a princípio. Rs!

    Mas questionar, pesquisar e comparar são valores humanos que quero exercitar por um bom tempo ainda.

    Assim, depois de descoberto o significado eu possa escolher meus valores independente dos valores do status quo.

    E, baseado no ano civil, eu lhe desejo Feliz 2010!

    ResponderExcluir
  4. "Mesmo sabendo que não é o ciclo mais alinhado com a natureza, é o ciclo cultural da grande maioria e por isso gosto de comemorá-lo bem!"

    Realmente. Este é o ponto-chave! A escolha de nosso relógio, de nosso norte, de nossa referência, de nosso norte.

    É bom saber que você não segue a maré simplesmente, mas surfa esta onda simplesmente porque ela existe.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: