Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

RESPIRE PROFUNDAMENTE



Olá, como vão?


Saindo do trabalho me deparei com um fenômeno climático muito comum na área metropolitana paulistana: a inversão térmica. Ocorrendo principalmente em dias frios, sua característica marcante é a alta concentração de poluentes logo acima das cidades. É associada as ilhas de calor, fazendo com que uma cobertura de fumaça e poeira recubra a cidade. Certo, e daí?


Bem, no retorno à casa pensei sobre meditações que realizamos usando a respiração. Foi através delas que percebi como respirava mal durante meu dia. Não possuía uma respiração profunda, mas feita com pequenos "goles" de ar de cada vez. Porém, como respirar de forma adequada diante da qualidade de ar que temos? Quem tem doenças respiratórias como rinite, sinusite ou asma sofre nesta época do ano.Como fazer exercícios, ou ioga diante deste quadro desesperador?


Se não percebeu como você respira, perceba agora. E se mora em algum centro urbano, inale o ar profundamente e reflita no que sentiu.


Para Conhecer, é Preciso Viajar

Viajei para Minas Gerais meses atrás e me maravilhei em poder ver o horizonte! Sem fumaça! Ao retornar à capital tive nojo de respirar. A respiração profunda que instintivamente adquiri em meu passeio ficou na cidade mineira de São Thomé das Letras. Às vezes é preciso ir longe para se enxergar melhor.

Lembrei destes fatos hoje, após sentir não só a fumaça costumeira como também o cheiro de queimada. É que nesta época do ano tem sempre um espírito de porco que contribui com a poluição botando fogo em tudo que encontra: sofás, madeira velha, pneus.


A fumaça é levada pelo ar pesado às áreas mais baixas da cidade forma uma névoa fina e azulada. Nos dias seguintes ao passar no Hospital Municipal de Urgências vejo as mães entrando e saindo com crianças em crise respiratória. Pela Deusa, será que ninguém liga os pontos?



Continue a Luta

Não pedirei a você, leitor costumeiro, para fazer sua parte. Se está aqui me lendo até esta linha, você já possui alguma forma de consciência & ação ecológica. Isto é mais um desabafo de alguém que não consegue respirar.


Dispensa dizer que o corpo da cidade está doente, pois seus "pulmões", que são as árvores e arbustos em geral são escassos em muitos bairros, já qu m² = R$. Talvez seja a hora de aplicar nas calçadas, terrenos abandonados e afins algumas táticas de guerrilha e ocupação.



Estou de mal-humor. Tomara que as chuvas da Primavera cheguem logo.



Notas:


Acompanhe no site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) a qualidade do ar na região onde mora clicando AQUI.

Saúde (cof, cof), amizade, liberdade.

3 comentários:

  1. É meo...quem mora em são paulo sofre =/ mesmo eu não morando no centro também experimento essa sensação de "nojo de respirar" quando aqui em Carapicuiba os "espíritos de porco" queimam lixo =/
    Não adianta nem fechar as janelas...parece que a energia dissonante entra pela sua pele até o cérebro causando um stress tremendo. Pra quem tem rinite alérgica....é uma beleza!

    Reparei que também respiro nesse estilo..dando uns goles de ar xD mas vê se não tem razão de ser!? Acho que o corpo instintivamente tenta respirar o menos possivel =/

    Tem um bairro daqui, veja você, que nas ruas não tem UMA árvore. Visitá-lo foi uma das sensações mais...enlouquecedoras que já experimentei na vida (dispensa dizer que era um antro de evangélicos). Ainda me lembro da pressão que senti na cabeça...e da angústia >_<"

    Tenho que me virar com bacias d'água =/ não tenho jeito com plantas.

    ResponderExcluir
  2. Prevendo as consequencias, hoje (sexta, 20) a capital declarou estado de atenção. Amigos, irmãos e irmãs, compatriotas!

    Geralmente só se age em nome da necessidade. Não adianta pedir aos donos de veículos que deixem em casa seus automóveis e pressionem os governos na melhoria do transporte público. E não se pode deixar de respirar.

    Mas só quem vive as crises de asma, rinite, sinusite ou pneumonia sabe o que é sufocar durante as madrugadas.

    Soluções paliativas existem muitas, mas é preciso agir em longo prazo. Uma melhoria significativa é encontrada em ambientes mais arborizados!

    Então proponho o plantio maciço de espécies nativas do Brasil nas grandes cidades em todos os locais tecnicamente possíveis para que tenhamos um ar minimamente respirável nos próximos anos.

    Porque não dá para esperar a boa vontade dos motoristas e governantes.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: