Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

03 DE OUTUBRO É DIA DA DEMOCRACIA


Se você me lê provavelmente tem lá seus 20 e poucos anos, talvez menos. Com certeza nunca conheceu o console Atari, nem viu a primeira transmissão da MTV usando um conversor ligado à televisão, talvez só tenha visto LPs em sebos e nem sabe como ligar o toca discos. Duvido até que não saiba como era a vida sem internet, celular e outros gadgets.

Se acertei então provavelmente você não sabe o significado das palavras Estado de Exceção, Ditadura Militar ou Ato Institucional. Não, não vai saber. Nem Plano Econômico, Inflação Galopante, Fiscais do Sarney, desabastecimento, moratória. Não conheceu as tabelinhas da URV, cruzado-novo, cruzado e cruzeiro, nossas antigas moedas.

Nunca sentiu o asco de ver as caras dos Presidentes, de Figueiredo à Collor nas famigeradas Semanas do Presidente que passavam aos domingos no SBT. Você sabe porque viu no livro, ou no Youtube. Mas respirar aqueles ares...Você, do ponto de vista político, nasceu em berço esplêndido.

Portanto não sabe o valor real que tem o voto. Talvez saiba porque leu, mas não teve esta vivência in loco, esta carga emocional que sedimenta a opinião. Muita coisa aconteceu e gente deu a vida para estarmos aqui hoje.

Bem, a despeito de todos os mortos e desaparecidos que fertilizaram o caminho até aqui, ainda temos personagens como Tiririca que desrespeitam o sufrágio universal, processo democrático e os eleitores. Não posso pedir que a candidatura dele  seja impugnada porque ele faz piada das eleições, participando delas, mas posso pedir que não votem no homem e em seus assemelhados só porque a piada é boa. Candidaturas de fachada fazem com que esses votos perdidos vão para as legendas dos partidos nanicos que tratam da eleição como se isso fosse um jogo. Não é.

E, falando em partidos, meu mais profundo desejo é que um dia deixemos de sermos separados em partidos e que sejamos unidos por um mesmo país. Se puder estender a utopia, até nos confraternizarmos com as outras nações deste continente como os hermanos argentinos que tem muito mais semelhanças conosco que diferenças.




Direitos & Deveres

O direito ao voto, como o direito de ser reconhecido como ser humano, é algo de profundo valor e merece um tratamento mais honroso que é dado pelas mulheres-pera da vida. 

Mas nossa responsabilidade política não termina neste domingo, mas nele se inicia, sendo seu voto útil, de protesto, branco ou nulo. Pois política não é a escolha de um candidato, mas as relações que travamos em todas as esferas da sociedade: na mesa de jantar, na cama quando amamos, no emprego, no trânsito, na fila do banco.

Na manhã de 3 de outubro, quando se levantar e preparar-se para ir a urna eletrônica, no frio de Porto Alegre ou no calor de Belém, saiba que não pisará somente em santinhos espalhados pelo chão (crime eleitoral e ambiental!), mas nos sonhos de homens e mulheres que escreveram com ferro e fogo as palavras Liberdade e Democracia nesta Mãe Gentil, Mátria Amada, Brasil.

Vote com cuidado.

Ah, leia também: Eleições 2010.

E tem mais esse, no blog amigo Mater Mundi. A urgência das palavras da autora Nana Odara falam por si só.


S. Thot.

4 comentários:

  1. Concordo com isso tudo, afinal Brasília não é um circo, embora as vezes são eles que nós fazem de palhaços.
    Brincadeiras a parte, eu acho serio a questão do voto, não podemos cair na ignorância e dizer, há eu não vou votar por que é tudo ladrão. Não no Brasil, não são todos ladrões, eu não sou ladrão. Existem pessoas de má índole, os políticos tem que ser trocados sempre, quando mais tempo ficam enraizados pior ficam, é obvio o ser humano tende a acomodação em uma posição de conforto, principalmente salarial.
    É lindo pensar que o Bolsa Esmola ajuda as famílias carentes, blábláblá pôrôrôrôrô, mas isso instiga as pessoas a serem com o perdão da palavra “vagabundas” por que se elas ganham algo de alguém, é lógico que elas vão votar nesse alguém, chama-se reforço imediato, antes ganhar algo que são os míseros reais individuais, do que pensar no outro da minha cidade, na construção de uma escola ou um hospital.
    Tive uma palestra com um Defensor Publico da minha cidade, ele disse que “ Que é impressionante a força que tem o futebol, o time perde, da briga, o povo chora e os torcedores brigam com o próprio time, mas são incapazes de confrontar os políticos que roubam milhões.
    Só educação e o pensamento comum, de pensar no outro, pode mudar o Brasil.
    Pense nisso, vote consciente e cobre do governo!

    ResponderExcluir
  2. Neste caso do Bolsa-Esmola (rs) também é aplicável a lógica de que nem todos são vagabundos, o que acha? Quero crer que essa grana de algum modo ajudou quem realmente precisa e não se sente confortável recebendo-a.

    Quanto ao futebol, me lembrei de ti quando vi a manifestação no Flamengo pela manutenção do Zico no time. O esporte toca em algo emocional nas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Mas o problema é que o povo sofre de alzhaimer meo. Veja vc (sim eu lembro de como usar uma vitrola...), aqui em são paulo parece que o povo esqueceu que o Alkimin tentou privatizar o metrô (uma coisa que eu achei um ABSURDO), e no governo dele que teve todo aquele problema com policiais e o pcc...ainda lembro que isso estragou um encontro meu com um amigo, todo mundo tinha medo de sair de casa (embora eu tivesse saido).

    Meo, como não tem um critério pra eleger candidatos? Tipo, pode tudo! Palhaço, garota de programa, ex-lutador de boxe, retardados religiosos, pastores e padres, até o Saci Pererê!! (sim eu VI!! e ele não tinha uma perna...). O Bim Laden, o Mandela e o Obama também se elegeram...Mas pra caras de pau que nem o Maluff q também se elegeram...o que é isso tudo né? Fichinha...

    Me dá muita raiva votar em candidatos que não ganham =/ esse ano eu realmente tinha esperanças de que as coisas iam dar certo
    PELO AMOR DOS DEUSES >_< que a Dilma perca!

    Quando eu penso em quantas pessoas lutaram pra que conquistássemos o direito de votar...e o povo fica menosprezando isso...tinha tanta gente jogando santinho no ar =/ no lugar onde eu fui votar estavam distribuindo santinho ._.'
    A cidade é uma porquera...

    ResponderExcluir
  4. Olá S. Thot !!! Meu comentário não é sobre sua recente publicação, mas sim sobre nossas idéias terem se encontrado através de um comentário seu em meu blog Refletir.
    A vida é um eterno aprendizado, e tenho tanto a aprender. O problema é que sou curiosa e me desvio um pouco dos caminhos para aprender mais um tantinho.
    Até pouco tempo eu tinha receio de comentar minha essência wiccana, acho que fui uma das bruxas injustiçadas da época da Inquisição, algum trauma talvez.
    Minha família é católica, conheci o espiritualismo e estive evangélica; mas nunca deixei de ser wiccana no fundo de meu ser, nasci wiccana e agora sem medo de admitir.
    Gostaria que me aceitasse como sua nova amiga e seguidora.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: