Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2007

DA CRISTALOTERAPIA







Por Demerson Venditti


A cristaloterapia, ou gemoterapia, consiste no uso da energia contida nos cristais ou “pedras” com finalidades específicas. Alguma dessas finalidades são:

*Cura (física, mental ou espiritual)

*Energização, que pode ser feita em pessoas ou ambientes)
*Reequilíbrio, que assim como energização, pode ser feita em pessoas ou ambientes, e restabelecer o equilíbrio.
*
O tempo de cada tratamento varia de acordo com o paciente e suas condições individuais, e é determinado normalmente de acordo com a avaliação inicial do terapeuta.

Como sua forma de uso é variada, a cristaloterapia ou terapia de cristais, tem sua origem nos primórdios dos tempos, tendo-se evidências de uso entre os povos egípcio, hindu, povos nativos das Américas, monges tibetanos, cristãos e outros.

Trata-se de um tratamento indolor e em geral tópico, no qual o paciente se beneficia da energia dessas pedras e todos efeitos que elas trazem.

Convém antes de iniciarmos nossa conversa apresentar algumas definições afim de sanar duvidas com respeito aos termos aqui empregados.

Conceitos Técnicos
Mineral é um corpo homogêneo, formado de um elemento ou composto químico resultante de processos inorgânicos. Possui composição química definida, arranjo atômico interno ordenado e é encontrado naturalmente na crosta terrestre. Geralmente apresenta-se como um sólido, com exceção da água e do mercúrio. Ex.: quartzo, mica, berilo etc.

Rochas são agregados naturais de um ou mais minerais, incluindo o vidro vulcânico. Ex.: basalto, granito, ardósia etc.


Mineralóide ou substância amorfa é qualquer sólido ou líquido que não possui arranjo atômico interno ordenado, podendo ser de origem orgânica ou inorgânica, ocorrendo naturalmente na crosta terrestre. Alguns são considerados rochas. Ex.: vidro vulcânico (obsidiana), âmbar, pérola, carvão.

Escórias formam-se a partir de resíduos industriais, como usinas siderúrgicas, de cana-de-açúcar, de vidro etc.

Cristal é um sólido homogêneo, que possui arranjo atômico interno tridimensional, refletido externamente, apresentando formas geométricas. São suas propriedades:

Transparência
Subdivididos em transparente, onde consegue-se ver através, como o diamante, cristal de quartzo; translúcido, onde somente a luz atravessa, como a comalina; Opaco, ou seja, nem a luz o atravessa. Ex.: amazonita.

Dureza
Visto que, quanto mais fortes são as ligações atômicas mais duro é o mineral, então pode-se dizer que a dureza de um mineral é a possibilidade dele ser riscado por outro material. A dureza é organizada em uma escala de ordem crescente conhecida por Escala de dureza de Mohs.

Limpeza e Energização
Existem vários métodos de limpeza de cristais, aplicáveis a quase todos as pedras. Veja alguns
exemplos:

*Água corrente (cachoeira, mar, rio)
*Incenso
*Drusa
*Chuva

*Água & Sal grosso

São os métodos de energização de gemas:

*Exposição ao Sol, Lua, tempestades
*Incenso
*Terra
*Drusa
*Energização com as mãos
*Locais específicos para este fim

Lembrando que é muito importante fazer a limpeza e energização de cristais ao adquirir a gema para fins terapêuticos. A limpeza dos cristais, aliás, deve ser periódica.

Programação e formato

Um cristal pode ser programado para funções específicas, a fim de auxiliar em certas atividades como cristais de uso pessoal, para cura, energização de ambientes, uso com plantas, banhos, meditação, transmissão etc.

A programação de cristais é um processo mental e energético, não existindo apenas um método especifico
.

Dependendo do formato, os cristais possuem funções pré-determinadas, sendo mais fácil programa-los. O formato, porém não é determinante em sua programação. São alguns exemplos de programações de cristais:

*Geradores
*Biterminados
*Drusa (imagem à direira, uma drusa de ametista)

*Tabulares
*Arquivistas
*Arco-íris

*Canalizadores
*Transmissores

*Dow
*Janela
*Elo do tempo
*Ísis

*Celestial
*Laser
*Catedral (biblioteca)
*Templo dévico
*Gêmeos tântricos
*Guardião da terra
*Fantasma


Nota: tanto os formatos quanto a sua programação referem-se aos cristais de quartzo. A medição energética consiste em captar ou detectar campo de energia num determinado local ou pessoa. Para isto é usado um pêndulo.

Medição energética
Nas pessoas detecta-se problemas de saúde de ordem física, mental ou espiritual, bloqueios energéticos, desequilíbrio nos chacras ou campo áurico. Esse tipo de medição é normalmente feito na palma da mão através de um pêndulo, sendo a variação e intensidade determinantes para o conhecimento do grau da enfermidade.

Determinam também quais cristais a serem usados. Cada palma da mão possui um ponto específico para medição. Obviamente, a medição realiza-se antes de cada terapia com pedras ou energização.


Campo áurico e chacras
O campo áurico é um campo eletromagnético situado ao redor do corpo humano. Na energização e aplicação dos cristais, usamos muito este campo afim de estabelecer seu reequilíbrio, ou eliminar resquícios de energias residuais resultantes das aplicações anteriores.

Os chacras são pontos energéticos situados no corpo. Normalmente é necessário que sejam "alinhados" ou reequilibrados, e que estejam "abertos" ou energizados antes de iniciar o tratamento.

São sete os Chacras:

*Coronário

*Frontal
*Laríngeo
*Cardíaco
*Plexo Solar
*Sexual
*Básico

Em uma sessão a terapia com pedras é feita quase todos os chacras, com várias pedras diferentes,dependendo da necessidade do paciente. O único chacra que trabalhamos com menor regularidade em uma sessão é o coronário e, quando o fazemos, usa-se poucos cristais. Com chacras, usa-se cristais como quartzo, diamante, selenita, florita, diamante herkimer, ametista.

Principais pedras
Quando iniciante, as principais pedras usadas são as da família do quartzo (azul, verde, rosa, ametista, citrino) e da turmalina (rosa, verde, negra). Veja abaixo algumas definições básicas sobre elas, e outras pedras, na tabela a seguir:

*Citrino: estimulante mental, imunodeficiência leve
*Ametista: problemas espirituais, desintoxicação
*Quartzo fumê: limpeza áurica, centralização no plano físico
*Turmalina negra: bloqueio de energias negativas
*Turmalina verde: cura em geral, reequilíbrio da saúde
*Turmalina rosa: amor próprio, autoconfiança
*Turmalina azul: acalma a mente, consciência elevada, problemas genéticos
*Água marinha: clareza de visão, inspiração espiritual
*Turquesa: clareza na comunicação, coragem
*Amazonita: expressão pessoal, sistema nervoso
*Sodalita: sabedoria, sistema linfático
*Hematita: rim, sistema digestivo

Estas são apenas definições básicas, podendo alterar-se de acordo com a necessidade e habilidade (prática) do terapeuta. Consulte outras opiniões AQUI, no Blog Cantinho da Bruxa.

Disposição das pedras
Pode-se basear o posicionamento das pedras em tres formas distintas:

*De acordo com os chacras
*De acordo com os pontos onde situam-se os problemas (enfermidades)
*Através de triangulações (campos energéticos)

Nota: pode-se usar mais de uma forma de disposição ou mesmo as três ao mesmo tempo.

Cristais de quartzo
Existem métodos de trabalho que usam somente cristais de quartzo em suas sessões. Individualmente usa-se um cristal de cura (programado exclusivamente para essa função), e campos energéticos ao redor do corpo ou sobre o corpo do paciente. Recomenda-se que iniciantes utilizem estes métodos em locais de muita calma e harmonia e de preferência, tanto paciente como terapeuta, com os chacras em equilíbrio.

Atuação
Quando dispomos as pedras em cima do paciente para que seu efeito seja aplicado inúmeras vezes, temos que ativa-los. Os métodos mais comuns são: bastões, reiki, cristais de quartzo etc. No uso de cristais de quartzo, a ativação não se faz necessária.

Além de ativar as pedras, aconselha-se ativar as triangulações, principalmente aquelas sobre o paciente, lembrando que os chacras são ativados da mesma forma.

Triangulações ou campos de energia
As triangulações ou campos de energia são formas avançadas de uso de pedras e cristais para alcançarmos objetivos específicos. Damos o nome de triangulação porque suas formas são ou baseiam-se em triângulos, podendo-se usar triângulos entrelaçados e outras formas geométricas neles baseados. Nas triangulações pode-se usar várias pedras ou somente um tipo, podendo ser também cristais.

Quando ativas, as pedras trabalham em conjunto, ampliando o seu potencial, e muitas vezes gerando uma energia diferente entre si. É um dos métodos mais poderosos, e um dos mais aplicados e difundidos na cristaloterapia.

Leituras indicadas
*A Bíblia dos Cristais
*ABC dos Cristais – Antônio Ducan – Nórdica
*As Propriedades Curativas dos Cristais e das Pedras Preciosas – Katrina Raphaell – Pensamento
*Terapia pelo Cristal – Brett Bravo – Pensamento
*A Luz dos Cristais para a Cura e a Meditação – Phillips Burbutes – Pensamento
*O Poder dos Cristais – Ingrid Erjautz – Best Jeller
*Uso Mágico das Pedras Preciosas – W. B. Crow – Hemus
*Bíblia Sagrada
*Enciclopédia de Cristais, Pedras Preciosas e Metais - Scott Cunningham - Editora Gaia

*A Linguagem Secreta das Pedras - Don Robins - Siciliano

Os amigos de Portugal vão gostar deste vídeo!




Ps.: prestigiem o autor deste texto deixando seus comentários!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: