Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

APIMENTE-SE!





A minha palavra sobre o assunto tem a ver com a redescoberta que fiz sobre a pimenta, este pequeno fruto que tem sido um bom acompanhamento nos almoços e jantares sempre que possível, e como seu consumo tem feito bem para mim nos últimos anos.


Seu Peso em Ouro

A pimenta faz parte do seleto grupo das especiarias, um conjunto de produtos vegetais que, entre os séculos 14 e quinze, motivou guerras, conquistas e navegações por boa parte do globo. Seu sabor exótico, novo nas terras europeias, atraiu o imaginário e a cobiça de muitas pessoas.

A América que o diga, que viu sua capsicum frutescens ser levada para regiões distantes como a Índia e China.

Uma curiosidade: a escala Scoville mede o quanto uma pimenta é ardida em sua boca. Veja na tabela ao lado.


Dedos-de-Moça
Meu primeiro contato com pimenta foi em casa, como convém a filho de bons baianos. Tenho lembranças de meu pai pegando pimentas do tipo dedos-de-moça e comendo-as in natura. O lembrar do crunch-crunch que elas faziam enquanto eram mastigadas me deram água na boca só de lembrar. Mas na época meu paladar infantil não se adaptou bem às vermelhinhas. E passei longe delas por muitos anos.

Ultimamente tenho reduzido uma série de itens em minha dieta, entre eles o açúcar e o sal. O açúcar era o que eu mais consumia. Com a redução, meu paladar teve que se modificar e ficou um pouco mais acentuado, mais apurado. Tanto que coisas que achava intragáveis, como jiló, brócolis e chuchu hoje como numa boa. Os tempos mudam a gente, não? Então revoluciono meu cardápio aos poucos e a lista das coisas que como tende a aumentar.

Nesta lista eu incluo a pimenta.


As Pimentas São do Reino da Saúde!

Detentora de diversas qualidades medicinais, tornou minhas refeições não só mais saborosas, mas também um pouco mais, digamos, aventurescas! Experimentar pela primeira vez uma nova espécie e descobrir seu sabor e o quanto é picante é muito estimulante.

E sinto que fico com uma certa animação depois, ao contrário da famosa preguiça pós-rango! Rs! Além de sentir nela um bom descongestionante. No frio, com sopa, esquenta qualquer ambiente!

Durante os textos apresentei alguns links sobre o assunto. Não sou um expert em degustação ou qualidades medicinais destas plantinhas, mas recomendo seu consumo baseado na sensação de bem-estar que ela me causa. São decorativas quando conservadas em garrafas. Aliás, nossa colega Sel dá uma receita no final desta postagem. Vale uma lida.

Também quero citar o texto no blog Bruxaria Revolucionária (clique AQUI), da blogueira Brixta Lofn, que diz:

"(...) além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer."

Postas à vista na cozinha, transmitem uma sensação de fartura, como o pão e o sal. Plantadas em vasos na sala, oferecem um ambiente acolhedor para os habitantes, ao mesmo tempo que dão um aviso aos visitantes que ali o povo pega fogo!

Então meu conselho para a vida é: apimente-se.

Saúde, amizade, liberdade.



2 comentários:

  1. Oi Thot
    Não havia comentado nesse texto, mas ouvi hj no rádio (meu fiel e inseparável companheiro rsrs) um artigo sobre pimentas e me fez lembrar dele.

    Primeiro, devo dizer q não como pimenta, apesar de ser neta de espanhol e passar a infância vendo meu avô paterno comê-las cruas, dos mais diversos tipos de pimentas, temperadas, em conservas e demostrando saboreá-las na maior satisfação ^^
    Mas meu paladar não aceitou esse meu lado espanhol rsrs

    Bom, voltando..ouvi essa receita de conserva de pimenta, que aliás acho lindas - só de olhar hahaha
    Para quem aprecia anote e faça, é fácil e pode ser uma ótima idéia de presente - conservas nesses vidros de azeite compridos e outros bonitos que existem no mercado.
    Além de ficar bonito reaproveita-se as embalagens.
    Ai está a receita de conservas - quanto mais coloridas as pimentas mais lindo e gostoso ficará ^^

    Ingredientes:

    * 1 xícara de pimentas variadas e coloridas. Pode fazer de apenas um tipo também.
    * ½ xícara de vinagre de vinho branco
    * ½ xícara de cachaça orgânica
    * ½ colher (sopa) de açúcar orgânico
    * ½ colher (chá) de sal marinho
    * Azeite à gosto
    * Temperos opcionais: grãos de coentro, mostarda, lâminas de alho, folhas de louro, ervas aromáticas, como alecrim, tomilho ou manjerição.

    Modo de preparo:

    Lave bem as pimentas e tire os cabinhos. Leve ao fogo o vinagre, a cachaça, o açúcar, o sal e os temperos. Deixe ferver 1 minuto. Coloque as pimentas e ferva mais um minuto. Não ferva as ervas, apenas lave bem. Com a ajuda de uma pinça vá colocando as pimentas nos vidros aferventados. Despeje o líquido ainda quente sobre as pimentas e complete com azeite. Conserve na geladeira e espere pelo menos uma semana para começar a consumir. Se as pimentas forem absorvendo o líquido coloque mais azeite.

    Bom apetite e apimente-se ^^
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sel!

    Finalmente vou tentar sua receita de pimenta em conserva. Conto aqui o resultado!

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: