Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

SOBRE A MULHER QUE EXISTE EM NÓS



Já pincelei antes sobre o feminino dentro dos homens aqui neste blog, mas acho que raramente falei sobre como este aflora no mundo cotidiano e suas implicações na sociedade.

Nos últimos meses duas situações chamaram a minha atenção sobre a feminização do lugar onde vivo: a postura crossdresser do cartunista Laerte e a eleição de Dilma Roussef.

Tomei conhecimento da ruptura do Laerte com a moda masculina através de uma entrevista na revista Bravo! Confesso que nas primeiras linhas fiquei um tanto chocado. Mas depois a ideia pareceu-me lógica: ele decidiu se vestir de mulher mas o cartunista que conheço e gosto continua lá. Então o que é que tem?

Ontem à noite na tevê Cultura assisti a uma entrevista dele no Metrópolis e até esqueci que aquela senhora é um homem travestido. Tem um personagem dele chamado Hugo, que nascera no caderno Informática de um grande jornal do país mas tomou novos rumos, dando sinais do desejo de seu criador em mudar também o guarda-roupa.

Talvez a questão seja menos o fato de usar ou não saias, mas o como a libido dos muito-machos é despertada e confundida, pois somos condicionados a não experimentar coisas fora de nossa zona de conforto afetivo-sexual. O resto é tabu. Laerte pôs o assunto na pauta do dia.

A Dilma Presidenta é outro assunto. Durante as semanas de campanha pelo rádio, televisão e internet nem me ocorreu pensar que ela é a nossa primeira presidenta! Uma presidenta! O som da palavra é até estranho, não acham?

Há alguns anos atrás isso seria um marco (e talvez até o seja pela ótica de muitas pessoas neste e em outros países), mas acredito que chegamos (cheguei?) em um período da vida onde, diante desta verdade simples, surge a pergunta e porque não? Sem dúvida são novos tempos! Tempos onde tivemos duas candidatas com sérias possibilidades de vitória e isso não se tornou uma guerra dos sexos!!

Bem, agora que o gênero do governante desta nação aflorou em minha percepção, meu mais profundo desejo é que  o matrismo, como dizem as blogueiras Nana Odara do Mater Mundi, e Gaia Lil, do A Alta Sacerdotisa, inspire a presidenta Dilma pelos próximos quatro anos e que tenhamos ,com a ajuda da Deusa e desta população, o Brasil que precisamos.

Que Assim Seja!

E tenho que escrever uma molecagem: teremos primeiro-damo?

14 comentários:

  1. Já viu as tirinhas da(o) Muriel do Laerte? ^^ Acho que ele incorporou a personagem!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tom 'Psicose' que foi dado no fim do vídeo, com o zoom na Dilma, rsrs.

    Mas falando sério, gostei do que ela disse. Também gostei da postagem.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Michelle, saudações!

    Sim, acompanha no caderno de Informática da folha e, graças à net, em diversos blogs. Incluindo o do autor!

    Nunca pensei que o personagem, e seu criador, desses esta guinada na vida!

    ResponderExcluir
  4. Diannus, como vai?

    Pois é. Parece que passou em brancas nuvens na comunidade pagã, conforme alertou a Nana Odara.

    Mas os fundamentalistas de plantão não deixaram por menos. Vide os comentários no Youtube.

    Dá um certo frisson ouvir isso, não dá?


    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá S.Thot, saudades!

    Adorei o post, o assunto muito me interessa.
    Na parte de politica - odiei muito essas eleições como já mais dei atenção as passadas. Era muita palhaçada( ou sempre teve MUITA) . Religião + politica, foi uma coisa que mais me incomodou.
    E todo esse bafafa de nossa presidenta ser pagã.
    Gente minha mae recebeu um email dum movimento intitulado 'cristianismo já' pedindo que não votassem na presidenta. Creio que nesse fim de semana saiu algo em jornal(de papel) não li, minha irmã comentou: de um bispo diocesano comentando mal sobre ela ter sido eleita porque apóia todas aquelas coisas que já sabemos que saiu em notas gritantes e vermelhas. Minha canditada não foi pro 2º turno, e pensei muito em anular voto mas tinha certeza que queria uma mulher no poder. Vamos testar essa energia feminina? por que não?

    Não sabia do cartunista, mas já conhecia a prática. O que posso dizer sobre isso? Confesso que amo ver mulheres travestidas de homens e gosto de ver homens travestidos tbm. Não me assusto com essas coisas, sigo um pensamento de que somos ambos e em cada um salta mais uma energia do que outra. E em alguns ambos os lados afloram.
    Sei de muito homem que tem como fantasia ver mulher travestida de homem rs...

    e seguindo sua molecagem...por que não uma primeira-dama? =P

    bjkas
    Bênçãos Dela Sempre!

    ResponderExcluir
  6. Bem, queria so comentar que cada vez mais o Brasil é um pais de poucos, por que essa eleição foi triste.
    Misturar religião, com questões de saude publica, aborto... virou um verdadeiro samba do crioulo doido...

    ResponderExcluir
  7. Primeiro damo xD racheeei
    rachei o bico do cartoonzinho também

    Em outra época eu poderia ter me surpreendido com o fato de finalmente termos uma presidenta em nosso pais...mas o que sempre importou pra mim não foi o sexto da pessoa, mas as propostas dela.

    Fiquei decepcionada com a Dilma ganhando, pois vi um video no youtube dela falando que o meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento da sociedade e do mundo.

    Fiquei totalmente apreensiva quando vi que ela finalmente ganhou...

    Mas no fim era escolher entre a merda e a bosta =/

    ResponderExcluir
  8. "Não sabia do cartunista, mas já conhecia a prática. O que posso dizer sobre isso? Confesso que amo ver mulheres travestidas de homens e gosto de ver homens travestidos tbm. Não me assusto com essas coisas, sigo um pensamento de que somos ambos e em cada um salta mais uma energia do que outra. E em alguns ambos os lados afloram."

    Ah, tem tanta coisa em jogo, mas o que rola é poder, principalmente. Um homem hétero travestido de mulher é como uma traição a outros homens com um ego mais sensível. Uma das grandes ofensas do mundo masculino é ser chamado de mulherzinha. Mas afinal, onde ser mulher é ofensivo?

    Saudades suas também, Anne!

    ResponderExcluir
  9. "Misturar religião, com questões de saúde publica, aborto..."

    Pois é Spooky! O que deveria ser de cunho espiritual virou tema de debate político. É porque o emocional, terreno onde anda a Religião, também anda a política.

    Não se pode ser totalmente racional, que esteriliza o debate. Nem tanto apaixonado, que joga as ideias na escuridão. Ainda acharemos o caminho ou a nação brasileira desaparecerá na barbárie.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. "Fiquei decepcionada com a Dilma ganhando, pois vi um video no youtube dela falando que o meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento da sociedade e do mundo."

    Uma das causas da saída de Marina Silva da pasta de Meio-Ambiente do governo e do PT foram as querelas com a então Ministra de Minas e Energia Dilma Rousseff.

    É fato que o que fazemos na terra a afeta negativamente. E Desenvolvimento é destruição para recriação à nossa imagem e semelhança. É dificil para qualquer governante dizer ao seu povo: aqui não pode plantar porque é aonde a onça vem beber água. Onça não vota.

    E, em linhas gerais, antes o choro dos bebês-onça que os de bebês humanos é o pensamento geral.

    Cabe não aos governos, mas aos cidadãos comuns acordar essa massa de zumbis que querem consumir como desvairados achando que tudo está estável. Não está.

    ResponderExcluir
  11. Olá Thot, li seu texto sobre "A mulher q existe em nós" e fui ler também a entrevista do Laerte.

    Confesso que nem me liguei muito na "decisão" dele de se vestir de mulher para captar melhor o universo feminino.
    Me chamou mais a atenção o q ele diz sobre crise existencial, a dúvida sobre suas criações coisa e tal...e uma frase que poderia resumir toda aquela grande matéria: "O que desejo é me reinventar."

    Porque eu já me reinventei, ja passei por um processo parecido
    fiquei lendo a matéria e relembrando do q aconteceu comigo na época ( mesmo pq não esquecerei nunca! rsrs)
    poderia até dizer q da selma de antes restou pouquissimas coisas, é claro, q não vou me "transformei" em outra pessoa,
    mas foi mt marcante prá mim e me definiu demais, a partir disso

    Laerte diz na reportagem "Por outro lado, também não me agrada a perspectiva de largar tudo e me refugiar numa ilha deserta, folgadão. Não pretendo me aposentar. O que desejo é me reinventar."

    Ai está a dificuldade, q foi a minha dificuldade! Ninguem pode jogar td pro alto e começar uma nova vida, é mt dificil
    mas eu consegui mudar todo o comportamento das pessoas que conviviam comigo, em relação a mim
    foram "obrigados" a mudar - cada um tem um objetivo, quer mudar por ele, e esse era o meu rsrsrs

    Era muito boazinha com todos, tipo boazinha de nunca reclamar ou contrariar,
    solícita e reprimia toda forma de raiva ou descontentamento com as situações q me deixavam bem lá no fundo, p da vida rsrsrs - hj boto isso na conta da insegurança q eu tinha
    precisava da aprovação de td mundo prá me sentir bem, ser aceita

    Ah, foi ótimo ler a entrevista do Laerte...foi bom ter vindo ao Semente ^^ ganhei o dia,
    engraçado como o momento de outra pessoa desperta as lembranças de outra;
    só acho a maior bobagem isso de se vestir de mulher, enfim...deve ser parte da crise dele rsrsrs
    mas é legal ele assumir uma determinação, uma coisa q decidiu viver - apesar de meio estranho - isso é sem dúvida...

    Acredito q é mais comum do q se pensa, as pessoas quererem se "reinventar" - só q não podem rsrs

    Eu mesmo se pudesse mudaria toda a minha vida atual
    Sei o q é preciso, sei q não estou bem, enxergo o q está errado, o q tem q ser mudado - consigo até vislumbar as consequências desse momento de insatisfação q estou vivendo...
    mas fiquei mais lerda e covarde - não sou a mesma da primeira "virada"...
    continuo insegura - só que da outra vez não tinha medo de magoar ninguém, hj tenho -
    medrosa, muito medrosa rsrs

    Beijos Thot

    ResponderExcluir
  12. Já q estou aqui rsrs, vai um comentário sobre a nossa Presidenta e como o PT já começou bem a mostrar como será o novo-velho Governo com Dilma Roussef...

    O Rio de Janeiro depois de passadas as eleições,obviamente, foi premiado com uma "ótima" noticia sobre a tão discutida distribuição dos lucros do Pré-sal entre todos os Estados: cogita-se fortemente em não "matar" o RJ (moro no RJ) de uma vez só com uma simples e grande facada.

    Seríamos torturados lentamente durante 10 anos, teremos esse tempo para sermos vagarosa e financeiramente sangrados para que todos os cariocas que acreditaram e depositaram confiança na "boa vontade e empenho" do atual Presidente com o nosso atual Governador tenham tempo de se arrepender. Os que votaram e confiaram na "boa vontade e empenho" do PT, que fique bem claro.
    Estranho, só depois da eleição tudo se encaminha para esse "acordo maravilhoso", agora é claro, não com tanto empenho em defender o RJ - como antes das eleições - da parte da Srª Dilma Roussef

    Precisaremos - e não só os cariocas - de todas as Deusas para engolir engodos como esse e sabe quantos mais.
    Ah, esqueci..ela já ganhou a eleição. Agora é tarde prá se arrepender cidadãos.

    Fiz do Semente um palanque Thot...mas aq o espaço é livre \o/
    Não votem em mim, não sou candidata haha

    Beijos querido.

    ResponderExcluir
  13. "só que da outra vez não tinha medo de magoar ninguém, hj tenho"

    Ah, Sel!

    Suas postagens são muito difíceis de comentar! Elas merecem uma blogagem própria! É um turbilhão que não deixa margem a uma única linha de raciocínio.

    Mas vou citar esse seu medo de magoar que é universal para quem tem coragem de dar o "grande salto" e terá de aterrissar na cabeça de alguém. Porque a gente sempre aterrissa na cabeça de alguém.

    E aí dá vontade de viver sobre a ditadura do forte. Contra ele a gente não tem que se restringir. E por isso exijo força de mim. E dou liberdade para que falem para mim o que pensam. Para que ninguém tenha medo de dar o grande salto sobre mim.

    Vou cair, mas vou levantar. Espero assim que os que caiam também tomem consciência de sua força e se ergam também ao invés de chorarem o leite derramado.

    ResponderExcluir
  14. Bem, sobre o novo governo... sou suspeito em falar. Tenho tendências anarquistas e uma natural aversão a governantes em geral. Logo desconfio de tudo o que falam.

    Mas temos ao mesmo tempo uma população que deseja um salvador da pátria ao invés de enxergar em si a pessoa que é parte da solução. Sim, somos parte da solução, Sel!

    O Brasil é cada beco, rua, praça, casa, família. Não é algo abstrato, far far way. O Brasil é Aqui e Agora.

    Mas precisamos desta consciência coletiva e ela só se dá no trabalho de formiguinha, diário, ao pé do ouvido, no café da tarde, na mesa do jantar.

    A política nasce em casa. Sugiro que monte seu palanque! Vamos à luta!

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: