Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DA ANTIGA EUROPA AO MORRO CARIOCA


"A ausência de evidência de violência no período neolítico é tão completa que chega a ser quase inacreditável. Nos locais em que os escavadores encontraram sepultamentos em massa, seja de grandes comunidades ou de pequenos grupos durante um longo período de tempo, virtualmente nenhum dos corpos mostra qualquer sinal de morte violenta. (...)

"A evidência da não-violência vai além das mortes individuais. A cidade neolítica  escavada próximo à Çatal Hüyük, em Anatólia, na Turquia (em geral chamada simplesmente de Çatal Hüyük), é uma das cidades mais antigas do mundo, datando de 7250-6150 a. C. O arqueólogo James Melaart encontrou evidência de 800 anos de habitação contínua. Nenhuma vez o registro arqueológico mostra sinais de um saque ou de um massacre - nenhum em 800 anos."

Da obra O Corpo da Deusa, de Rachel Pollack

Não é de hoje que as pessoas simples, que mourejam sob o sol sofrem na mão de hordas violentas. Segundo várias pesquisas uma civilização não violenta residia no chamado Crescente Fértil durante o período neolítico em uma área que ia dos atuais Iraque até o Egito, passando pelo litoral mediterrâneo. Saiba mais sobre a milenar cidade clicando AQUI.

Composta por fazendeiros (Pagãos? Camponeses?) foram os grandes inventores da humanidade pois a vida fixa na terra permitia a reflexão sobre as questões práticas da existência. Quando temos segurança em todos os aspectos de nossa vida ganhamos tempo ocioso. Com este tempo pensamos em modos práticos de melhorar o que já está bom: o cálculo, a escrita, a agricultura e suas ferramentas, a metalurgia, a cura. Sabe o que acontece? Mais tecnologia, mais segurança e conforto. Então surgem mais pessoas e as aldeias viram cidades.

Neste berço esplêndido supõe-se floresceu uma religião matrifocal, se não matriarcal, dirigida à terra e a sua manutenção. Há quem sustente que no neolítico vivemos o período da Religião da Deusa.

Mas como tudo que bom só dura algumas centenas de anos, tribos do norte, os chamados indo-europeus, ocuparam pela coerção estas regiões e se estabeleceram em definitivo. Era o fim da paz na terra entre os povos de boa vontade. Como a vida é cíclica, a gente sempre vê as coisas acontecerem de novo e de novo.


Ocupe seu lugar no espaço

Tal-qual os povos invasores da Antiga Europa, durante décadas assistimos os morros cariocas e as favelas paulistas serem tomadas por um novo tipo de conquistador no espaço deixado pelo Estado. Lembre-se que a natureza detesta espaços vazios e que se há um vácuo de poder ele TEM que ser ocupado, seja pelo poder do Estado, a organização do cidadão ou a ação criminal.
Seja no Complexo do Alemão, na praça perto de sua casa, aquele terreno baldio ou casa abandonada, o espaço nunca fica vago por muito tempo. Então cabe a uma destas três forças (O Estado, o cidadão ou o crime) a ocuparem, sendo que só duas delas possuem o monopólio da violência. A guerra de ocupação que testemunhamos pela tevê ou mesmo ao vivo (Deusa, se compadeça destas pessoas) é uma amostra do que acontece quando a organização popular deixa seu mundo à deus-dará.

Que Têmis restabeleça a ordem quando as Erínias cumprirem seu papel. Caso queira fazer um pedido especial a elas, vou lhe dar um combustível emocional.

5 comentários:

  1. Bem, uma terra sem lei (do estado) é terra vaga para qualquer "bastardo" que chega cantando alto.
    Sendo assim, essa ocupação é algo que podemos ressaltar dois desfecho distintos. Se o estado do RJ, não acolher aquele povo, não ajudar ele, os traficantes voltaram, por que se o estado não faz por eles, os traficantes fazem, e se aproveitam disso para ser "bonzinhos" embora cometa as maiores barbaridades.
    Sendo assim, que seja iluminada a cabeça dos governantes para dar algum apoio as pessoas do morro e pagar um salario digno para a policia, para que a mesma não tenha que se corromper ou aceitar propinas de traficantes.

    ResponderExcluir
  2. [EDIT]Esplêndido. Mas convenhamos... "os homi" só invadiram a favela porque acabou a grana da propina e a repercussão que o filme tropa de elite 2 causou no Brasil de hoje, para ser mais preciso... no Rio de Janeiro, foi pra motivar qualquer xerife por ai...

    E quando o governo menos esperar... talvez quando retirar as tropas do Iraque (ops do morro). A bandidagem remanescente voltará.. cedo ou tarde... a qualquer momento isso cai no esquecimento...

    Realmente nem reparei que a imagem da favela está de cabeça pra baixo, mas convenhamos... é quase uma ilusão de ótica...

    ResponderExcluir
  3. Olá Spooky!

    Sim, é um fato que uma população que não consegue se autogerir necessita de um grande Pai para isso. Seja o governo estatal ou criminal. É duro admitir isso mas é um fato.

    Tomara que o Estado pense de maneira semelhante e ocupe o espaço vago pelo tráfico para que o povo de lá tenha alguma estabilidade e consiga garantir a própria vida.

    ResponderExcluir
  4. Olá Dan!

    O modelo do tráfico é falido em essência pois é caro manter um exército. E todas as coisas estavam caminhando para que o confronto acontecesse. Já que ele aconteceu que aproveitemos o fato para que o Brasil consiga chegar no morro, como àquela imagem dos policiais fincando a bandeira no alto do Alemão.

    E quero crer que há mais profissionais que marginais dentro da polícia, pois se o oposto realmente existir e se sabemos disso e nada fazemos, somos co-autores desta barbárie.

    Você e eu.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Um tema - Thot como sempre antenado ^^- atual mas com algumas opiniões q vou divergir como carioca q sou...

    Os traficantes, guerrilheiros e viciados não são mais os "bonzinhos" para quem vive nas Comunidades (nome mais politicamente correto q decidiram para nomear as favelas..)
    Isso já virou folclore a mt tempo ultrapassado.
    Hoje eles são simplesmente algozes, com absoluto controle e domínio pela força, pela coação e quando crianças e idodos "trabalham" para o tráfico dos morros, não fazem isso mais por achar q traficantes são heróis, mas sim pelo dinheiro q ganham; com certeza mais até do q seus pais q ralam prá caramba o dia inteiro.
    E ultimamente, até idosos estavam sendo "empregados" pelo tráfico.

    Quem vive no morro não vive porque quer, vive por necessidade.

    E contrariando a opinião do Spooky, acho q a corrupção não é "culpa" dos baixos salários.
    Senão o Brasil inteiro seria um pais de corruptos! E não é isso, a maioria da população é honesta.
    Quem não tem caráter nem formação pode ganhar milhões que será corrupto da mesma forma - só q terá um preço mais alto.
    Já houve casos de policiais se corromperem por míseros 10 reais!
    Diferença de valores, mas o nivel é baixo em ambos os casos.

    Essa ocupação não resolverá o problema do tráfico do Rio de Janeiro, mas com certeza serviu para mostrar q é possivel resolver. Basta os Governadores deixarem de brincar de casinha e fazerem sua obrigação. E ter coragem!
    E para q a população não se sinta tão abandonada, agora que todos os olhos - do Brasil e do mundo - se voltaram para as favelas.

    Na esteira dessa "invasão" das forças armadas -lícitas - vieram melhorias, oportunidades, serviços e dignidade.
    Para quem já tem isso sem precisar lutar, passa despercebido a importância dessas pequenas coisas.
    Mas para quem não tem, como eles, é uma vitória e uma virada na vida de muitas pessoas.

    Beijos Thot
    Como sempre, mais um comentário-discurso. E na defesa do meu Rio! \o/ hahaha
    É a interatividade pulsante de Sél - a net permite ^^
    beijos

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: