Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

AS PERGUNTAS DE MAAT









Olá a tod@s!


Neste momento o Brasil inteiro está indignado com um assassinato. Uma pessoa muito influente na vida de todos nós recebe vários tiros à queima-roupa. Gostaria de dizer à vocês que a indignação refere-se ao assassinato da jovem juíza Patrícia Acioli mas não é assim que a banda toca nesta nação. Nas redes sociais, nos jornais, nos botequins e salões de beleza as pessoas querem saber quem matou Norma [leia + AQUI]. Maat, Deusa da Justiça segundo o pensamento egípcio, se pergunta: o que há com este povo?


A juíza Acioli foi morta quando chegava em casa, segundo reportagens, por causa da sua mão pesada em condenar policiais militares envolvidos com crime organizado. Seu nome estava em uma lista de jurados de morte e esta tragédia, como tantas outras que se abatem sobre o Brasil, era anunciada. A Deusa pergunta: ninguém se importa com este fato?


Seus familiares temem que o processo role na Justiça por anos e precisam fazer protestos frequentes perante as autoridades para que a lei seja cumprida. Nesses protestos vão poucas pessoas pelo que pude apurar nas imagens de televisão e acredito que a população que passa por eles, ignorante do assunto, se pergunte o que fazem aquelas pessoas de negro, amordaçadas e sentadas no chão. A crença egípcia diz que estamos mortos não quando os olhos se fecham mas quando somos esquecidos. Os parentes de Patrícia não permitirão que seu legado desapareça nas areias do tempo. A Deusa pergunta: a lei não deveria ser cumprida independente das pressões que se fazem sobre ela?


Eu acredito que quando exercemos nossa profissão com amor e dedicação, ela passa de um simples ganha-pão e adquire contornos de sacerdócio. De certa forma a morte de Patrícia foi a morte de uma sacerdotisa da Justiça que ela jurou amar e defender para o bem da sociedade. A Deusa pergunta:  você ainda quer saber sobre a "morte" de um personagem ficcional?


Também acredito que não só o executor matou a juíza, mas toda a população corrupta que financia atividades ilegais e mortes, por extensão. Só há crime porque há lucro para financia-lo, conforme explica Rodrigo Pimentel [leia AQUI]. A Deusa pergunta: por quanto tempo mais vamos cuidar do ovo de Apep antes que ele finalmente ecloda e engula o Sol?


Que Maat tenha nossa corajosa juíza em seus braços emplumados, que a nação brasileira acorde de seu torpor televisivo e que a mão pesada da Justiça chegue em seus algozes.


Que Assim Seja. Que Assim se Faça.


Sergio Thot

3 comentários:

  1. Oi querido Thot!
    Quanto tempo!
    Me assusta como o povo fica tão alienado com essas historinhas da TV e fecham os olhos para o que realmente importa. Depois ainda conseguem culpar o governo por tudo... não que o governo não tenha sua parcela de culpa, mas os próprios cidadãos fecham os olhos diante das injustiças.

    Que olho hein? É BH sim, você veio aqui e agora eu que vou pra sampa, dia 7, passiá! hahaha
    E pretendo postar algo sobre.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Pena que não pude aproveitar as atrações na cidade, pois ia a Ouro Preto. Conhece? É linda!


    Se vier a SP por cultura, visite o MASP. Talvez ainda esteja em cartaz a exposição Deuses e Madonas, comentado aqui em fevereiro deste ano.

    Tem também o Afro Brasil, que está dentro da "praia de paulista", o parque do Ibirapuera.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Acredita que ainda nao conheço Ouro Preto?

    Dessa vez já vou com roteiro programado, mas pretendo voltar mais vezes!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: