Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

DO CORPO DE GAIA



Perceber é tornar consciência do mundo através dos cinco (ou seis) sentidos. Não é só: também significa raciocinar sobre o que se sente. E estar vivo é reagir diante do que se sente.

Estar vivo é respirar? É pensar? É comunicar? É sentir? É tudo isso? Será mais?


Hipótese Gaia

A Hipótese Gaia, de James Loverlock e Lyn Margolis pressupõe que a Terra é uma entidade viva e que reage a nossas atividades. Mas como pode um bloco de ferro e silício como nosso planeta seria vivo? Responde-se esta pergunta com outra: como criaturas de base química carbono como nós podem ser vivas? Para os seres que vivem dentro de e sobre nós, somos criaturas vivas?

Em seu livro "Gaia: A New Look at Life on Earth", Loverlock e equipe usam como parâmetro uma característica encontrada tanto no planeta quanto nos seres vivos.

Mesmo diante de mudanças externas causadas como por exemplo variação na quantidade de energia solar durante milhares de anos, a atmosfera se “esforça” para manter suas condições básicas. Dispensa dizer que tais condições servem de suporte a vida na superfície da biosfera.


Fragilidade

A vida é por princípio frágil e valiosa. Se usarmos estes valores para definir o que é vivo e inerte, nosso espectro se reduz consideravelmente. Larvas, ervas daninhas, insetos, animais pequenos e grandes, e mesmo homens perdem sua característica vital... quando nos é conveniente.

Mesmo a racional ciência está impregnada dos valores culturais, morais, éticos e financeiros de seus pesquisadores e sociedades.
Principalmente quando o alvo da pesquisa não oferece respostas fáceis.

Sem dúvida a Hipótese Gaia é sustentada por pessoas simpáticas a idéia, mesmo que seus dados ainda sejam inconclusivos.
Talvez sejam guiadas por uma forma particular de percepção, afirmando que a vida e consciência podem se manifestar de varias formas.

Se confirmada, pode iniciar uma mudança na forma em que olhamos os seres: não só como indivíduos, mas membros, passageiros de um gigantesco corpo chamado Gaia, que por sua vez faz parte de uma imensa família chama Sistema Solar, que por sua vez...

Se confirmada, pode iniciar uma mudança na forma em que olhamos os seres: não só como indivíduos, mas membros, passageiros de um gigantesco corpo chamado Gaia, que por sua vez faz parte de uma imensa família chama Sistema Solar, que por sua vez, faz parte de uma imensa família chamada Via Lactea, que por sua vez...


O Inverso Também é Verdadeiro!

E se as cidades são os ajuntamentos dos neurônios desta Grande Consciência chamada Gaia? Seríamos cada um de nós seus "neurônios"? E, se sim, que tipo de sinapses conduzimos em nosso dia-a-dia até o fim da existência?

Rs, são pensamentos assim que embalam minhas sextas-feiras...

E Viva a Grande Mãe!


Segue uma canção-homenagem, interpretada por Caetano, e que me remete aos velhos programas da Tevê Cultura... Quem tem mais de 30 anos vai lembrar!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: