Páginas

terça-feira, 7 de outubro de 2008

DAS LEIS DE MERCADO




Uma notinha sobre o Capitalismo...

Capitalista é aquele que possui meios de produção a fim de obter lucro. Se você não possui estes meios, é mero consumidor ou objeto de consumo. Quando se trabalha para alguém não é capitalista!

O Capitalismo visa lucro. Não, lucro não rima com sustentabilidade. Não há grandes lucros observando as conseqüências sociais e ambientais quando se trata de extração ou transformação de matérias-primas em produtos acabados.

Para o Capital não importa se a matéria-prima vem de uma fonte sustentável, nem se importa para onde é vendido, como é usado etc. O que importa é lucrar.


Sangue

Posso citar como exemplo doméstico o embate que se dá nas áreas amazônicas a décadas, que ganhou força no século passado com o assassinato de Chico Mendes.

Um exemplo mais gritante foi transformado em filme tempos atrás: Diamantes de Sangue. A história gira sobre a forma com que as pedras preciosas deixam Serra Leoa, um país africano.


Os Diamantes são Eternas Fontes de Problemas

Apesar de ser um país capitalista e rico em jazidas de diamantes, sua população é pobre. Explorada pelo conquistador europeu, após a independência sofreu com guerras internas financiadas pela indústria de diamantes. Não que a De Beers seja a sucursal do inferno sobre a terra. Esta apenas não se importava de onde viam as pedras: do exército ou governos corruptos, ou de forças rebeldes. O que importava era o lucro fácil.

Somente quando suas "operações" começaram a serem ligadas com mutilações de crianças, devastação do meio-ambiente e estupros em massa, é que, por altruísmo ou temer que sua imagem fosse tingida de vermelho, resolveram criar certificações de origem e outros mecanismos.

Após a morte de Chico Mendes e a insistente divulgação dos detalhes de sua execução, no Brasil começou-se a criar iguais caminhos para que a madeira oriunda da mata nativa tivesse algum controle desde a sua extração até o consumidor final.

O Mercado é amoral. Se preciso, e quando ninguém olha, apóia guerra, a escravidão, a destruição e a morte pois só pensa em curto prazo. Demos grandes passos, mas muito falta a ser feito e são grandes os inimigos.

Capitalismo não é sinônimo de liberdade pois sua aplicação pressupõe hierarquia e coerção. Haja visto que o pensamento neoliberal deseja que o dinheiro circule pelo mundo, enquanto restringe a circulação de pessoas que desejam rumar para outros países e ganhar seu sustento.


Comemoração consciente

O comércio sempre inventa ou se aproveita de datas comemorativas para colocar em nossos corações que amar é presentear. Sempre que for fazer suas compras, porém, observe bem o que e como está comprando. Um pouco de crítica e discernimento nestas horas só fazem bem a você e ao planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: