Páginas

domingo, 7 de dezembro de 2008

SOBRE O CÉU




Olhando para o céu, noites atrás, tive uma bela visão. No fundo escuro a Lua, Júpiter e Vênus formavam um triangulo no
fundo escuro. Você tem olhado para o céu ultimamente?

O fato de participarmos de uma Religião que exige a vivência do aqui-e-agora faz com que observemos a realidade próxima com novas perspectivas. Há uma tendência inicial de existir em um mundo de faz-de-conta, procurando dominar os ciclos naturais como nos ensinaram a fazer com tudo aquilo que está ao nosso alcance.

Observar os astros por longos anos significou a diferença entre o perigo e a segurança. Primeiramente para os astros mais próximos e evidentes, como o Sol e a Lua, pois clareavam nosso redor e alertavam com sua luz problemas e oportunidades.

Em um segundo momento percebemos seus ciclos e nos alinhamos com eles para plantar, ter ou não filhos, para viajar a noite. E, no céu, noturno, percebemos como desenhar nos céus com as estrelas. Nosso mundo nunca mais fora o mesmo.


Atualmente

O fato de não conseguirmos observar as estrelas a olho nu nos remete a conclusões tristes. A de que vivemos em um ambiente que além de nos poluir, nos cega.

Moro na periferia de minha cidade, próximo a Serra da Cantareira, e por aqui o ar é um pouco mais limpo e as luzes atrapalham menos. Mas o hábito de olhar pela janela só aumentou nos últimos anos com a Religião. Percebi o espetáculo que perco quando viajo para regiões afastadas de centros urbanos, como um passeio feito à São Tomé das Letras.

Criatura urbana que eu era, senti meus joelhos fraquejarem e se dobrarem ao chão quando olhei o firmamento e fui soterrado por milhões de estrtelas. Milhões, MILHÕES!!!

Um colega, que caminhava na mesma trilha que eu, tropeçou em mim e perguntou por que caí. Apontei para o céu, emudecido. Não pude ver as convulsões de seu rosto, mas seus joelhos também dobraram como os meus.


E você?

Caso more em alguma capital e fique impossibilitado de contemplar os céus mas ainda sim o deseja, ou queira saber mais sobre as constelações, baixe em seu PC o programa
Stellarium. Em português.

Em médio prazo pensemos nas possibilidades de reduzir a quantidade de material que está em suspensão na atmosfera. Pensou nisso?

Olhemos os céus assim como faziam nossos antepassados, de um modo ou de outro!

Saúde, amizade, liberdade.

2 comentários:

  1. Meeeeo!! Eu sei como é isso ;__;
    Moro em Carapicuiba (zona oeste de são paulo)-(bom...bem além da oeste xD). Aqui quase não consigo ver estrelas =/....as vezes consigo ver a constelação de Órion no verão...mas a maioria não dá pra distinguir.

    Quando fui pra uma praia (acho que foi praia grande) que olhei pro céu........eu tive essa mesma reação sua...eu quis chorar muito...parecia um portal pra outro mundo...porque era como um lago no céu...cercado por núvens (tipo tinha um buraco grande nas nuvens)...um tempão eu fiquei desnorteada.

    Baixei o programa que você indicou!!!
    Ainda não testei...mas só por ler do que se trata fiquei muito empolgada *_*

    ResponderExcluir
  2. Ah, gosto muito dele, como do Earth. Muda as coisas de perspectiva.

    Como uma montagem onde as dimensões de diversos corpos celestes são comparadas. Quando o tamanho do nosso Sol vira um pixel na tela do PC, todas as emoções desaparecem de meu coração. Exceto uma: o assombro.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: