Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2009

DA LIDERANÇA




Afinal, o que é ser um líder? Longe das discussões acadêmicas e de todos os conceitos sobre gestão empresarial e das dinâmicas de grupo, um líder é aquele que faz o que é preciso quando ninguém mais teve a capacidade, responsabilidade ou disponibilidade para fazer.
É o que toma a frente quando todos ainda olham uns para os outros e diz "é por aqui" quando a crise chega. E sobre ele pesará a história.

Enquanto tudo dá certo, sua posição é cobiça pela ganância de uns e posta em dúvida pela fraqueza dos outros. Mas quando o caminho é o errado, todos se juntam em volta da fogueira para vê-lo queimar. Não é a melhor posição do mundo para se ficar, evidentemente. Só que há esse chamado, essa coisa interna que nos clama para fazer o que se deve fazer apesar de todos os riscos. E nós atendemos esse chamado.

Um líder luta para a realização de um sonho que é comum, um sonho do qual ele é só um protagonista. Logo sua participação é sazonal, temporária, na medida certa. Ele deseja que a atenção seja voltada para si na medida que é necessário cumprir a tarefa. É alguém assim que eu desejo um dia seguir, se a necessidade surgir.

Os líderes (chefes?) que temos hoje vão na contra-mão daquilo que se é desejado, a medida que torna seus liderados (comandados) criaturas infantilizadas do ponto de vista político. Trato aqui como política a relação entre as pessoas, algo que foge do simples ato de votar em alguém.


"Ah, deixa que alguém resolve..."

A medida que temos mais chefes que líderes perdemos a co-responsabilidade pelo ambiente social em que vivemos. Colocamos tudo nas mãos deles e choramos como crianças birrentas por um pouco de pão e circo. As crises sociais e ambientais pelas quais passamos desde sempre se originam desta dificuldade de enxergar o óbvio: apesar da existência de um líder, o problema é grande demais para um ou poucos resolverem.

Isto partindo do princípio que existe um problema. Não raro pessoas "arrumam" problemas para vender soluções.

Como sacerdotes e seres pensantes sobre a questão ambiental, é importante que sejamos líderes primeiramente de nós e de nossas vidas. E, se ou quando o momento chegar, liderar também outros que nos procuram para a solução de problemas.

Pense nisso.


Ah, e você conhece o vídeo do Primeiro Seguidor? Parece que eu não fui o único a ver o potencial de ensinamentos que ele nos traz, virando até tema de palestra.


Assista abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: