Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2009

SOBRE O BEM E O MAL






"Os Wiccanos evitam certas ações nem tanto por acreditarem numa possível punição como resultado, mas por utilizarem uma noção básica de certo e errado."


Os Mistérios Wiccanos, de Raven Grimassi

O que é o Bem e o que é o Mal? Como podemos definir e como devemos nos posicionar? Acredito que o Bem e o Mal são não sejam apenas conceitos ou idéias, mas fundamentalmente ações. Que não basta apenas pensar ou desejar algo de bom ou de ruim, e sim colocar os pensamentos no campo do prático e então teremos o bom e o ruim em forma de ações.

Sendo assim o problema muda de foco.


Boa Ação, Má Ação

Gosto assim, quando as coisas saem do campo do abstrato, das ideias, e assumem forma. O mundo é de quem faz! Se concordamos até aqui, continuemos.

E o que são ações boas ou más? Para mim é simples: boa é a ação cujo os benefícios alcançam o maior número possível de pessoas com poucos danos ao mundo em torno. Uma ação má, portanto, segue no sentido contrário ao ponto de que elas são ruins na medida que poucas pessoas se beneficiam delas, às custas de um grande número de prejudicados.


Existem ações declaradamente ruins e outras explicitamente boas, no entanto, caminhamos na maioria das vezes em zona cinzenta, intermediária. Não raro temos que optar entre duas situações semelhantes e delas escolher a menos pior. E nos submeter ao julgamento das pessoas, das mudanças culturais e do tempo.

E mais: estamos todos na Grande Teia de Aranha da Vida. Uma ação nossa repercute em todas as direções e nem sempre atenua sua força a medida que ela segue no tempo e no espaço. A maior prova disso está estampada nos rios, lagos, mares e lugares silvestres da terra, onde a intervenção humana causa impactos de curto, médio e longo prazos.


Apenas a luz do farol

Sim, na maioria das vezes o resultado não é claro e agimos como viajantes sem mapa e sem bússola, contando apenas com o conhecimento que se descoberta atrás de cada curva do caminho da Vida. Só os que virão, conhecedores de nossa história, terão a facilidade de dizer: ah, ele acertou aqui mas errou acolá. Tarefa fácil essa, apontar os erros de quem pôs a cara para bater!

Com as poucas informações que temos, incluindo educação formal e exemplos dos mais velhos, temos que seguir adiante. Não raro é preciso quebrar certos dogmas & paradigmas antes, pois informação não é conhecimento e estamos tão poluídos com exemplos que não nos servem que é preciso renascer e reaprender mais de uma vez nesta vida.

Quem tem no Tarot um instrumento de autoconhecimento sabe do que falo. O Livro de Thot nos oferece o vislumbre do futuro através da tênue luz da Lanterna do Ermitão. A vida é uma estrada Escura e será fácil para os outros nos julgarem sentados em seus sofás. Mas somente nós sentimos a brisa leve causada pela espada que tenta nos atingir no escuro.

Não te preocupa pois todos fazemos o Caminho da Tarot, a Senda do Herói. É algo inescapável pois disso depende o crescimento de nossa alma. Cedo ou tarde o Caminho cobra seu preço.
Lembra: o Caminho sempre cobra seu preço. Por isso eu sempre afirmo que o melhor pedido a se fazer ao Casal Divino é discernimento, uma luz no Caminho para evitar tropeções e abismos. E para nos fazer recuar caso o Caminho afinal não seja o nosso.

Escolha com cuidado e siga com firmeza!

Saúde, amizade, liberdade.


S. Thot


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: