Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

DIA DO ORGULHO PAGÃO - 2010



Hoje é Dia do Orgulho Pagão, sabia? A origem, como falei no post do ano passado, é creditada a Cecylyna Dewr e Dagonet Dewr. E andei pensando um pouco sobre a data, que sempre cai em setembro, e como ela se modifica conforme os hemisférios norte e sul.

Se para os pagãos norte-americanos este é um tempo de agradecer pelas bençãos, já que se aproximam do Lammas, para nós é tempo de trabalhar, já que estamos no Ostara. Não é interessante?

E de fato há muito o que se fazer.


O Espiritual é Político

Aconteceu no Rio de Janeiro por estes dias a III Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que reuniu diversas vertentes religiosas para garantir os direitos de liberdade de credo frente ao proselitismo de alguns pouco grupos que usam esta mesma liberdade para realizar ataques a religiões que não fazem parte de seu cast.

Milhões de pessoas no mundo, pelos mais diversos motivos, não podem professar sua fé sob risco de morte. Milhões! Vale lembrar que a Wicca nasceu a partir da liberdade de culto promovida pelo governo inglês na década de 50. E que somente no século 21 foi liberado o culto às divindades pagãs na Grécia.

"O presidente da Associação de Clérigos Gregos, padre Efstathios Kollas, qualificou os seguidores dos deuses olímpicos como um punhado de míseros ressuscitadores de uma religião degenerada morta, que desejam a volta dos monstruosos delírios sinistros do passado.

Peppa e seus seguidores querem ter os direitos dos druidas britânicos, que realizam cerimônias em Stonehenge, e dos holandeses devotos de Thor e dos deuses nórdicos. Eles têm permissão para realizar casamentos, batismos e funerais."

Nota: saiba um pouco mais sobre as conquistas dos druidas das Ilhas Britânicas (e outros fatos) no Jornal O Bruxo, do amigo Rafael Noleto.

Na minha cidade nunca tivemos problemas com autoridades administrativas ou de segurança em celebrações públicas quando utilizamos espaços cedidos pela Prefeitura, desde que comunicados com antecedência e por escrito. Isto é um direito que pretendo resguardar para o futuro, diante dos problemas que cercam pessoas em outros países.

Como você comemorará o Dia do Orgulho Pagão?

Em Minas Gerais, foi assim


No Rio Grande do Sul também temos notícias!


S. Thot.

2 comentários:

Cultivaram esta Semente: