Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DIA DO ORGULHO PAGÃO - 2011

Olá, como vão tod@s?


Quero abrir um espaço para que a experiência de outra pessoa seja transcrita aqui nesta data que nos é tão querida. No último domingo, 18, ocorreu a 4ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, em Copacabana, no Estado do Rio de Janeiro e entre as centenas de pessoas de todos os credos estava minha ciberamiga Anitsi Lemos, que convidei para escrever sobre o que viveu durante o evento e que nos conta por email.


Com a palavra, Anitsi:




Sobre Caminhadas, Respeito e Afins




18 de Setembro de 2011, orla de Copacabana, onze da manhã...Muita gente animada, muito respeito sendo utilizado e assim, mais uma Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa começou! Claro que houve alguns percalços, alguma desorganização, mas num evento tão grande e com tanta gente, não dá pra evitar esse tipo de coisa.


O que realmente interessa no assunto, é que todos que estiveram lá, foram com a intenção pura e simples de compartilhar amor e respeito pelo seu irmão terreno, mesmo que este tenha uma religiosidade diferente, ou mesmo nenhuma... Conversei com várias pessoas, expliquei minha fé pessoal, ajudei (apenas um pouco) a remover alguns conceitos errôneos sobre Wicca ou o que bruxas fazem na vida real, e fui tão bem tratada quanto sou pelos amigos mais chegados que tambem têm suas religiões diferentes da minha. Há que se apoiar todo e qualquer evento que tenha a intenção social de remover pré conceitos e disso não abro mão! Nosso país pode se dizer laico, mas eu sei que a ignorância e o fanatismo estão aí, mesmo que escondidos sob uma camada de civilidade, e qualquer religião pode ter membros com tal postura já cristalizada, então o mais certo é agir assim, saindo do famoso armário das vassouras, e nos fazendo ver.


Cada vez que isso acontece, alguem é levado a encarar nossa existência e acho que isso é importante. Como se tratássemos alcoolismo, onde só dá para resolver o problema quando este é assumido publicamente, só assim dá para começar a resolver o caso. A cada "lebre preconceituosa" levantada, é mais um que pode ser ajudado a compreender que é errado e legalmente criminoso ser preconceituoso e agressivo com religiosidade alheia, só por ser diferente da maioria. Lembro-me perfeitamente de casos antigos que abriram precedente contra preconceito de cor neste país. Fizeram nascer e se cumprir alguma lei, mas mesmo asim, quem vive escondido sob o manto de piadinhas e "liberdade de expressão" existe e acaba não sendo devidamente educado ou punido.


Com a religião Wicca acontece o mesmo, gente não diz que fé segue por medo de ser maltratado no trabalho, de ser esculhambado pela família e de perder amigos, que podem dizer que somos "do demônio"... A única diferença no caso é que cor não se esconde, religião já pode ser assunto privado mesmo. Cada um tem a sua, TODOS os brasileiros têm o direito de seguir qualquer uma ou nenhuma sem sermos pisoteados por gente doida, ou simplesmente mal informada. Ao mesmo tempo, EU tenho tanto direito de usar um pingente da minha fé, quanto um cristão tem direito de usar seu cucifixo, andar na rua sem ser taxada de maluca como a maioria e ser bem tratada em todos os lugares como todo mundo, afinal pago os mesmos impostos e sou tão brasileira quanto qualquer um que tenha nascido aqui, ou escolhido nosso país para viver...


Estes são os meus motivos para ajudar a divulgar, apoiar e aparecer com a minha cara lavada nesse tipo de evento. Ensinar e aprender com outros sobre respeito e fé! Sou uma bruxa pagã com muito orgulho de ser, nunca me escondo e quem não me engolir por isso, não ligo, mas se tiver a oportunidade de ensinar, é aí que fico mais feliz.


Ao amigo Sérgio Thot, que gentilmente pediu minha humilde opinião sobre o evento, meu agradecimento pelo espaço cedido aqui... Que possamos ser Abençoados em qualquer religião, por qualquer Divindade em que acreditemos!


Que Assim Seja, Anitsi!




Sergio Toth.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: