Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DA SAÚDE




"Sal e água,
Dentro e fora, Espírito e corpo, Sejam purificados! Eliminem tudo que seja prejudicial Absorvam tudo o que é bom e saudável! Pelos poderes da vida, morte e renascimento Que assim seja feito!" 


A Dança Cósmica das Feiticeiras, Starhawk

A questão da purificação veio a minha mente por conta das diversas notícias e temores causados pela gripe suína. Esta doença tirou o sono de metade do planeta nos últimos meses e tem dado dor de cabeça para os órgãos como a OMS e o Ministério da Saúde.

Mas analisando as formas de contágio e as mortes é visível que esta doença não é tão grave quanto se imagina. Para se pegar a gripe você tem que tocar em algo infectado e depois em alguma mucosa sua (olhos, boca ou nariz, por exemplo) num prazo de quatro horas em média, acima deste tempo o vírus morre em condições naturais.

E sua mortandade está associada a indivíduos em condições especiais como mulheres gestantes e pessoas já debilitadas e/ ou acamadas por outros males. Pior foi a cólera no final dos anos 90. Doenças respiratórias como a tuberculose estão entre entre nós a mais tempo e têm feito mais vítimas, apesar da pouca exposição midiática. Um simples ato de lavar as mãos, ou usar álcool em gel já resolve parte do problema. Evitar contato das mucosas com as mãos sujas também. Os Antigos sabiam das coisas.





Faça como os romanos


Cálice de Hígia
Não tenho dúvida que a grandeza e longevidade de Roma se deu não só pelas suas conquistas da engenharia, filosofia, política e bélica, mas também por causa da forma com a qual tratava a relação da cidade com a saúde.


Afinal são famosos os banhos romanos, suas privadas coletivas e a requintada arte de seus aquedutos para levar o líquido preciso para as cidades. Limpeza é vida. Tanto que havia a deusa Salus, para reger a saúde dos romanos, cuja a equivalente grega era Hígia [ver AQUI].


Tirar os sapatos

Hábito muito comum em lares orientais. Nas mesquitas muçulmanas é prática corrente retirar os sapatos antes de entrar no templo. Isso evita que o ambiente seja contaminado por poeira e outros detritos em uma religião onde se reza muitas vezes ao dia.

Sempre limpamos o ambiente em que abrimos o círculo. Não só energética mas fisicamente também. Isso nos permite deixar fora os calçados e tomar contato com o solo.


Fluidos

Lembro de uma saia justa entre a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy e um representante da comunidade judaica. Durante um encontro entre os dois ele evitou o aperto de mão com medo de que ela estivesse menstruada e, portanto, impura. Outros culturas do Oriente também possuem restrições a mulheres menstruadas.

Não possuímos tais tabus e não consideramos o corpo humano primordialmente sujo. O corpo nos é sagrado, tanto o nosso como o de Gaia, e merece respeito e cuidados.


Alimentos

Há diversos tabus ligados aos alimentos. Não só sobre o que comer, mas também sobre como sacrificar e tratar os animais. As origens de tais tabus são nebulosas mas a teoria aceita é que muitas delas tenham origem sanitária, possivelmente através da observação de pessoas doentes após o consumo de certos alimentos, ou alimentos não-tratados corretamente.

Muitos pagãos são vegetarianos mas isso não é regra. Com o passar do tempo aprendemos a respeitar a comida, a vê-la não como bandejas no supermercado, mas como carne e sangue do Divino que tomba para nos alimentar desde tempos imemoriais.


Candiru

Há um tabu dos povos amazônicos sobre urinar nos rios que talvez venha do medo do candiru, peixinho parasita que, atraído por banhistas desavisados que se aliviam nas águas, entram nos orifícios do corpo para sugar o sangue de suas vítimas.

A imagem dele não é nada bonita. Recomendo usar o banheiro.


Tempos modernos

As gripes em geral são transmitidas por contato prolongado entre os animais (aves, mamíferos) e seus criadores em condições com pouca higiene. O vírus, que não é tolo, faz o salto genético e se aproveita de um incrível universo de bilhões de pessoas sem defesas para se reproduzir. A humanidade marcou bobeira!

Moramos em uma cidade de disparates, onde boa parte da população não possui saneamento básico e boa parte de seus dejetos são jogados nos córregos. Em períodos de chuvas todos estes contaminantes invadem ruas e casas.

A dengue ainda é um problema, assim como outras doenças transmissíveis por mosquitos como a febre amarela.

E até o simples hábito de lavar as mãos não é respeitado. parando para observar, muitos homens que usam o banheiro saem fazer este asseio fundamental. E quando se encontram ainda dão as mãos para se cumprimentarem! Eca!

O asseio sempre foi importante para os wiccanos na purificação ritual. Este mesmo cuidado, conosco e com o outro fora do círculo também deve ser alimentado. Isto é, sobretudo, um ato de amor.

Pense nisso.


Saúde, amizade, liberdade.


S. Thot


Ps.: Este texto apareceu no blog Alma Rubra, que reproduzo na íntegra. É de fazer pensar...


"Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico:

  • O resfriado escorre quando o corpo não chora.
  • A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
  • O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
  • O diabetes invade quando a solidão dói.
  • O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
  • A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
  • O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
  • A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
  • As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
  • O peito aperta quando o orgulho escraviza
  • O coração enfarta quando chega a ingratidão.
  • A pressão sobe quando o medo aprisiona.
  • As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza.
  • A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Preste atenção! O plantio é livre, a colheita, obrigatória ...

Preste atenção no que você esta plantando, pois será a mesma coisa que irá colher!!"



Sergio Thot

2 comentários:

  1. Bom artigo...
    E ainda há quem ponha em prática a conhecida "teoria" de que crianças "precisam" ter contato com uma "sujeirinha" de vez em quando para adquirir anti-corpos, resistência! Por conta desse pensamento,um hábito frequente são chupetas levadas amarradas a fraldas e penduradas no pescoço das referidas mamães pelas ruas - e devidamente ofertadas às crianças com toda a sujeira adquirida nesse "passeio" ao ar livre. Quando não caem e são limpas na referida fralda...
    Mobilização grandiosa para salvar o Planeta e falta de condições e ensinamentos básicos de higiene para os individuos.

    ResponderExcluir
  2. Ah, esses dias uma mãe deixou a chupeta da criança cair n piso do ônibus. Ela pegou, limpou com a fralda e devolveu.

    Meu, o grito saiu como um soluço de desespero mas não fui muito rápido.

    E acho que ganhei um TOC por conta da H1N1: sempre que desço de um coletivo, limpo minhas mãos com álcool gel. Será que sou normal?

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: