Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SOBRE A GENTILEZA




Este post tem inspiração no
Crianças Pagãs, da ciberamiga Luciana Onofre. Ela, obviamente, tem suas próprias inspirações e eu os convido a descobri-las em seu blog.
Já que a sementinha foi em mim plantada, busquei o significado da palavra e me deparei com um sentido que difere daquilo que as pessoas pensam, daquilo que até eu pensava.
Na blogagem anterior falei sobre gratidão e eu achava que estes são termos sinônimos. Não são. Na Gratidão nós agradecemos uma dádiva. Na Gentileza nós somos a dádiva. Somos agentes daquilo que desejamos para nós, mas visando algo além de nós mesmos.
E é curioso escrever aqui a palavra Gentileza em maiúscula. Inconscientemente preparando terreno para citar o Profeta Gentileza, paulista de nascimento mas universal de coração que, morando na cidade do Rio de Janeiro, expressou em palavras escritas & faladas e em gestos, gentilezas.
Gentileza no cotidiano
Não sei se é um fato ou influência da idade, mas percebo que o ato gentil caiu entre as pessoas nos últimos anos. Como sou quieto por natureza, fico mais tempo observando as pessoas e vendo como agem umas com as outras. E me parece que a medida que os espaços e reservas diminuem, menos gentis ficam.
Para reverter este possível quadro, eu proponho ações simples mas eficazes:

  • Em qualquer situação onde nos encontramos com pessoas um "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" são imprescindíveis. E eu, particularmente, exijo a resposta. Ah, e olho no olho! Pegou na mão, aperte com firmeza! Se é abraço, idem!
  • Recebeu? Agradeça! Com firmeza!
  • Em uma situação de carência, compartilhe. Num ônibus cheio, por exemplo, segure uma bolsa, uma sacola, ou até dê o lugar. Com firmeza! Recentemente fiz exame de sangue e é conhecido o meu medo de agulhas em geral. Mas na sala onde eu estava havia uma criança de 12 ou treze anos que simplesmente tremia dos pés à cabeça. Compartilhei com ela uma técnica que aprendi com outra pessoa para tirar a atenção da agulha: mexer os dedos dos pés. Por algum motivo isso dá certo e meu medo diminui. Ela rio com a imagem e facilitou o trabalho da enfermeira. Rs!
  • Seja gentil com o planeta, reduzindo, reusando e reciclando seu lixo. Vá à pé sempre que possível, ou de bike, ou de ônibus.
  • Plante sua árvore, ou se já plantou, plante outra!
  • Sabe aquele seu muro pichado? Pinte! Se picharem novamente, escreva nele uma poesia.
  • Seja gentil com seu cão e leve-o para passear com guia a coleira. Seja gentil com a cidade recolhendo o cocô dele das calçadas.
Existem outras formas e exemplos, mas eu deixo para que vocês descubram e exercitem por si mesmos.


Ato político

O termo firmeza que usei bastante significa que a Gentileza não pode ser apenas um fim em si mesma, mas é uma ação política. Somos homo socius, criaturas que sobrevivem graças ao contrato social que nos mantém unidos em prol de um bem comum. Logo, somos criaturas políticas. Cada ato que fazemos não é o fim em si mesmo, mas reverbera em outros, sempre. Esteja sempre cônscio disto.

E deve se-la porque o contrário acontece: as pessoas deixam de ser gentis para demonstrar força sobre as outras, ou ao menos indiferença. A ação gentil também ter que ser firme porque a Gentileza é um recurso dos bravos, dos que abrem as carapaças e se permitem o contato com o outro, sem barreiras ou armas.


No mais, sou grato pela gentileza em me ler, rs!

Saúde, amizade, liberdade.
S. Thot



11 comentários:

  1. Amei e incluirei este belíssimo post dentro daquele nosso no Crianças Pagãs!

    Obrigada sempre :)

    ResponderExcluir
  2. Gentileza ou violência. Para mim são estes os dois polos pois é difícil ficar no campo da indiferença por muito tempo. Somos homo socius, precisamos nos relacionar. Que seja então com Gentileza.

    ResponderExcluir
  3. "...as pessoas deixam de ser gentis para demonstrar força sobre as outras, ou ao menos indiferença"

    Está ai um ponto de vista interessante...
    É como uma resistência em ceder, em parecer simpáticos(as).
    Não percebem que formam uma escudo em torno de si, não mostram suas docilidades, e depois quando são colocados à margem de qualquer contato agradável, reclamam que "nesse mundo é cada um por si"!
    Não, é só a colheita da semente que plantaram.
    Abraços Thot
    Bons textos, como sempre.

    ResponderExcluir
  4. Grato, Sél, por ter lido e comentado. Os comentários aqui são alimentos para mim. Sejam favoráveis ou não, rs!

    E sim, plantamos o que colhemos. Pena que não é possível abandonar as pessoas à própria sorte, erguer um bunker e falar "que se danem".

    Quando o desespero toma conta, tal qual uma enchente, hordas de pessoas desesperadas tomam conta de todos os espaços. Assim nascem sistemas totalitários, tendo o medo como base.

    Por isso a Gentileza é sobre tudo uma ferramenta política. É o saco de areia diário para conter a tsunami da barbárie.

    E cada saco conta!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, as pessoas gentis são confundidas com bondosas, e minha bisavó já dizia que gentileza é o exercício da bondade.
    Peço muito gentilmente (rs), para poder postar o seu texto no meu blog, com os devidos créditos e a devida referência, antecipadamente agradecido.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Wizzary. É um prazer ter o texto apreciado e divulgado!

    Deixe o link aqui para que possa visita-lo.

    Grato.

    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Oi Sérgio...
    Acho que eu demorei e vc já deu uma passada por lá! Desculpe, eu gosto de internet, mas ao contrário de muitas pessoas no mundo eu vivo sem, infelizmente muita gente não vive. Mas não quero falar da minha demora, rsrs.
    Vc disse pra eu falar sobre as minhas atitudes de gentileza, primeiro eu sou muito cortêz, acho que as pessoas têm que ser no mínimo respeitadas.
    Segundo faço campanha pela visibilidade dos invisíveis, existem pessoas que são incapazes de desejar um bom dia, a alguém que preste serviço braçal, ou que seja um morador de rua.
    E terceiro, eu dou do meu conhecimento, ensinando algumas coisas que sei, ou emprestando livros, mesmo que eles voltem em frangalhos ou não voltem. E me desculpe o livro que escrevi aqui! Fique em paz.

    ResponderExcluir
  8. Ah, mais uma desculpa, ficou parecendo no post anterior que eu chamei a vc de viciado em internet, não foi minha intenção, perdão.
    Eu só quis dizer que no mundo de hoje muitas pessoas se tornaram dependentes do ambiente virtual, e que eu, sinceramente, às vezes esqueço que existe!
    Seja abençoado!

    ResponderExcluir
  9. Olá Wizzai!

    Não se preocupe com o "livro" que escreveu! rs! É justamente atrás deste contato possível pela net que apareço aqui vez após vez.

    É sempre bom tê-lo entre os leitores. Espero outras participações.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: