sábado, 6 de março de 2010
8 DE MARÇO
"A mulher é o negro do mundo. A mulher é a escrava dos escravos. Se ela tenta ser livre, tu dizes que ela não te ama. Se ela pensa, tu dizes que ela quer ser homem."
John Lennon
Escrever sobre a mulher é sempre um desafio quando chega o 8 de março, pois não sou mulher e nem faço ideia de como é sê-lo. Então a tentativa soa pretensiosa, quase ofensiva. Mas não tenho como não faze-lo diante da data e de seu valor histórico.
E tenho que falar das mulheres que admiro, das que me deram apoio e sustento até aqui, sem as quais eu não teria vida, ou teria uma vida diferente. E tenho que falar das que lutaram por algo, famosas ou anônimas.
E falar das que hoje votam, dirigem, trabalham fora, rebolam até o chão e não sabem da trajetória que seu gênero teve e tem para chegar até aqui.
E que outras ainda estão nesta corrida, ultrapassando obstáculos gigantescos como os estupros coletivos de Danfur, ou a condenável prática de jogar ácido no rosto e colo das que tentam sair debaixo de suas vestes tradicionais.
Quero dizer que sou homem mas não sou inimigo pois vivemos em uma sociedade patriarcal e nela todos, homens-beta e mulheres, se submetem da mesma maneira aos líderes. E que eu tenho a opção, todo o dia, de escolher entre escalar o topo para lutar pelo meu quinhão ou permanecer na luta com vocês. E toda vez eu digo "sim" à luta.
Mas soará pretensioso isso também pois eu luto por um ideal e vocês pela vida. Mas sou apenas um homem e isso é tudo que posso oferecer.
Feliz 8 de março.
Ps.:
Texto inspirado pela amiga Yone, do Alma Rubra. Visite o blog!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"Quero dizer que sou homem mas não sou inimigo pois vivemos em uma sociedade patriarcal e nela todos, homens-beta e mulheres, se submetem da mesma maneira aos líderes. "
ResponderExcluirAmei esta fala!
É o que meus "homens" em casa, são, vivem e praticam!
Lindo tudo, o texto, tua essência, tudo!!!
Convite para o Dia sem Carne:
ResponderExcluirhttp://sementeperegrina.blogspot.com/2010/03/dia-sin-carne.html
Luciana Onofre