Páginas

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SABER PERDER

"O tema da fertilidade natural é mais complexo. Envolve duas figuras divinas: o deus do ano crescente (que aparece amiúde na mitologia como o Rei carvalho) e o Deus do ano Minguante (o Rei Azevinho). São gêmeos claro/escuro, cada um o outro eu do outro, rivais eternos que longamente se conquistam e se sucedem mutualmente. Competem eternamente pelo favorecimento da Grande Mãe e a cada um, no pico de seu reinado semestral, é sacrificialmente unido a ela, morre em seu amplexo e é ressuscitado a fim de completar seu reinado".

De Janet e Stewart Farrar, Oito Sabás para Bruxas


Olá a tod@s. Essa postagem nasce da releitura de um texto no blog Bruxaria Pagã, da amiga [(Säm)], sobre o tema dos reis Carvalho e Azevinho. O que me chama a atenção é o acordo de cavalheiros entre os dois para que um submeta o outro em seu devido tempo. Ter noção do tempo que nos resta e não prolongar o inevitável é uma demonstração de sabedoria.

Na vida em geral nem sempre temos/damos amostras desta sabedoria antiga. Queremos ganhar todas as discussões, todas as batalhas e permanecer sempre no trono quando somos potentes e sem compaixão. Logo temos que cobrir toda a terra com concreto, asfalto e monoculturas simplesmente porque podemos faze-lo. Nos comportamos em nossa casa ou trabalho como se fossemos os reis do mundo. Não raro soberanos antigos e modernos tentam perpetuar-se no poder divinizando-se como se isso lhes dessem vida eterna, ou tentam transmitir as boas características de seu reinado através dos laços de sangue como se qualidades humanas fossem herdadas geneticamente. Será?

Ou então deixamos que ganhem todas porque nem sempre nosso oponente é forte ou inteligente o suficiente para segurar a barra de esperar o novo ciclo. Na pior das hipóteses eles são fortes de mais para subjugarem nossa vontade mas não para trazer benefícios em seu domínio.

Mas como mostram os Reis, nada é para sempre. Reinos caem, linhagens desaparecem no sangue bárbaro e no fim só fica mesmo o caipira no campo desde os tempos imemoriais. Sábia é a pessoa que percebe que tudo é transitório.

Pela net, quando neófitos me pedem feitiço disso ou daquilo, informo que antes eles devem pedir discernimento para julgar que aquilo que querem vencer é realmente necessário. Como no judô, temos que muitas vezes nos render a esta força maior para que num futuro não muito distante possamos usa-la a nosso favor quando realmente precisarmos.

Não ganhe todas. Ganhe o que importa. Saiba discernir.

Saúde, amizade, liberdade.



2 comentários:

  1. Existe um conto chinês que diz, que um rei, iria ter uma filha, que iria se casar com um principe, assim ele foi consultar um sabio, e o sabio lhe presenteou com um livro de apenas duas paginas, e lhe disse, que a primeira pagina, seria de quando passasse por um momento ruim, consequentemente, a segunda pagina seria para um bom momento.
    Dia do casamento, ele muito angustiado pegou o livro, tomou muita coragem e o abriu, la esta escrito: " O momento ruim passará" pois bem, ele se conformou e curtiu o casamento, percebeu que não era tão ruim. No nascimento de seu neto, estava muito feliz, e então foi ler a segunda pagina do livro... e lá estava: " O Bom momento também passara". Logo então podemos concluir que tudo passa, e que devemos aproveitar, viver o que nossos sentimento no momento, por que a vida simplismente passa.

    ResponderExcluir
  2. Estou com uma cozinha agora... http://cozinhaempbruxaria.blogspot.com/
    Pode add nos favoritos se quiser

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: